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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia Metalúrgica e Materiais
 
Disciplina: PMT3130 - Química dos Materiais Aplicada às Engenharias Civil e Ambiental
Materials Chemistry Applied to Civil and Environmental Engineering

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Introduzir conceitos fundamentais de Química dos Materiais, contextualizando-os em exemplos de aplicação na Engenharia Civil e na Engenharia Ambiental.
 
Introduce Materials Chemistry fundamental concepts, contextualizing them in application examples on Civil and Environmental Engineering.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
337812 - Augusto Camara Neiva
 
Programa Resumido
O curso se compõe de aulas de teoria e de laboratório. A temática das aulas de teoria inclui conceitos fundamentais de Termodinâmica e conceitos aplicados na área de equilíbrios químicos e eletroquímicos, corrosão e equilíbrios redox. A temática das aulas de laboratório inclui temas de interesse das Engenharias Civil e Ambiental, como despassivação e corrosão de armadura de concreto, entalpia de hidratação de argamassa ou gesso, e medição de potenciais redox.
 
The course consists of theory and laboratory classes. The themes of the theory classes include basic concepts of Thermodynamics and applied concepts in the area of chemical and electrochemical equilibria, corrosion and redox equilibria. The themes of the laboratory classes include topics of interest to Civil and Environmental Engineering, as despassivation and corrosion of concrete steel reinforcement, enthalpy of cement mortar and plaster hydratation, and measurement of redox potentials.
 
 
Programa
O curso se compõe de aulas de teoria e laboratório, com experimentos de temáticas de interesse para a Engenharia Civil e para a Engenharia Ambiental.
O programa para as aulas de teoria abordará os seguintes tópicos:
1. Conceitos fundamentais de Termodinâmica 
a. sistemas (abertos, fechados e isolados)
b. fronteiras 
c. propriedades de estado (extensivas, específicas e intensivas)
d. Primeira Lei da Termodinâmica, entalpia
e. Segunda Lei da Termodinâmica, entropia, energia de Gibbs
2. Conceitos aplicados 
a. equilíbrios químicos e eletroquímicos (constantes de equilíbrio, atividade, potencial de eletrodo em função da temperatura e das atividades, diagramas potencial versus pH)
b. microestrutura dos materiais metálicos policristalinos (solidificação e processamento)
c. cinética eletroquímica 
d. corrosão de materiais metálicos (mecanismos fundamentais, passivação) 
e. potencial redox (diagramas potencial redox versus pH, medição).
3. Discussão dos resultados de laboratório
Para cada tema das aulas de teoria, deverá ser previsto um objetivo de aprendizagem e as ferramentas conceituais e práticas envolvidas. Ao final de cada aula, deverá ser proposto um exercício ou questão a serem desenvolvidos pelos alunos para a aula seguinte.
Nas aulas de laboratório, serão realizados experimentos em temas de interesse da Engenharia Civil e Ambiental, passíveis de modificação a cada ano. Os temas específicos poderão ser desenvolvidos, por exemplo, a partir das seguintes linhas gerais:
1. Despassivação e corrosão de armadura de concreto exposto ao ambiente 
2. Entalpia de hidratação de argamassa ou gesso 
3. Efeito da concentração de íons sobre o potencial redox de solos úmidos
Para cada experiência, será proposto um objetivo e serão delineados caminhos para atingi-lo. Os alunos deverão propor um roteiro e realizar as medidas, sob orientação dos docentes, registrando condições, resultados e comentários em um relatório de estrutura livre. Em cada aula, os docentes e os alunos farão uma breve discussão sobre os resultados obtidos em todas as experiências da aula anterior, com o objetivo de reformular métodos e objetivos, e também com o objetivo de começar a estruturar o relatório final.
Ao final do conjunto de experiências, e tendo, em comum acordo, acesso a informações e a resultados de outros grupos, os alunos deverão elaborar um relatório completo, também de estrutura livre, contendo contextualização, objetivos, métodos experimentais, resultados, tratamentos de dados, discussões e conclusões.
 
The course consists of theory classes and lab experiments with themes of interest to Civil and Environmental Engineering. The program for the theory classes will cover the following topics: 1. Basic concepts of Thermodynamics a. Systems (open, closed and isolated) b. Borders c. State properties (extensive, specific and intensive) d. First Law of Thermodynamics, enthalpy e. Second Law of Thermodynamics, entropy, Gibbs energy 2. Applied concepts a. Chemical and electrochemical equilibria (equilibrium constants, activity, electrode potential as a function of temperature and activities, potential versus pH diagram) b. Microstructure of the polycrystalline metallic materials (solidification and processing) c. Electrochemical kinetics d. Corrosion of metallic materials (fundamentals, passivation) e. Redox potential (redox potential versus pH diagrams, measurement). 3. Discussion of the laboratory results For each theme in the theory classes, a learning goal should be proposed, as well as conceptual and practical tools. At the end of each class, an exercise or question should be offered to be developed by the students for the next class. In the laboratory classes, experiments will be conducted on topics of interest to Civil and Environmental Engineering. They may be subject to change each year. The specific themes may be developed, for example, from the following lines: 1. Despassivation and corrosion of concrete steel reinforcement exposed to the environment 2. Cement mortar and plaster hydration enthalpy 3. Effect of the concentration of ions on the redox potential of moist soils For each experiment, a goal will be proposed, and ways to achieve it will be outlined. Students should propose a roadmap and implement the measurements, under the guidance of teachers. They should record conditions, results and comments in a free-structure report. In each class, teachers and students will make a brief discussion of the results obtained in all the experiences of the previous class, in order to reformulate methods and goals, and also in order to begin to structure the final report. At the end of the set of experiences, and having access, under reciprocal agreement, to information and the results of other groups, the students should draw up a full report, also freely structured, containing contextualization, objectives, experimental methods, results, data processing, discussions and conclusions .
 
 
Avaliação
     
Método
Provas com questões escritas, questões do tipo verdadeiro/falso e questões de múltipla escolha. Relatórios parciais e finais sobre os experimentos.
Critério
Média Final = 0,7P + 0,3L, onde P é a média das provas escritas e L é a média das notas de laboratório.
Norma de Recuperação
Prova escrita. O aluno será aprovado na recuperação se (M+R)/2 >= 5, onde M é a média final obtida no semestre regular e R é a nota na prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
MATERIAL-BASE:
Neiva, A.C. – Apostila da disciplina (80 páginas), disponibilizado virtualmente em arquivo pdf.
Neiva, A.C. – Roteiros das experiências (2 páginas cada), disponibilizados virtualmente em arquivo pdf.
Atkins, Peter; Jones, Loretta. Princípios de Química - Questionando A Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5 ª Ed. – Bookman, São Paulo, 2011.
OUTRAS REFERÊNCIAS:
Denaro, A.R. Fundamentos de Eletroquímica. Ed. Edgard Blücher Ltda, São Paulo,1974
Gentil, V. Corrosão.3a edição. Editora Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1996.
Andrews, J. E.; Brimblecombe, P.; Jickells, T.D.; Liss, P.S. An introduction to environmental chemistry. Oxford. Blackwell, 1996. 209p 

BASE-MATERIAL:
Neiva, A.C. – Teachers’ notes (80 pages), virtually avaiable in pdf files (in Portuguese).
Neiva, A.C. – Experiments roadmaps (2 pages each), virtually avaiable in pdf files (in Portuguese).
Atkins, Peter; Jones, Loretta. Princípios De Química - Questionando A Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5 ª Ed. – Bookman, São Paulo, 2011.
OTHER REFERENCES:
Denaro, A.R. Fundamentos de Eletroquímica. Ed. Edgard Blücher Ltda, São Paulo,1974
Gentil, V. Corrosão.3a edição. Editora Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1996.
Andrews, J. E.; Brimblecombe, P.; Jickells, T.D.; Liss, P.S. An introduction to environmental chemistry. Oxford. Blackwell, 1996. 209p 
 

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