Os objetivos da disciplina são: 1) Desenvolvimento do processo de aprendizagem e entendimento do que seja a Engenharia, no que se refere a: - identificar necessidades/demandas que impliquem em ações da Engenharia; - enunciar problemas; - formar alternativas de solução; - escolher uma solução; 2) Desenvolvimento de habilidades e atitudes, como: - trabalho em equipe; - planejamento, programar e controlar; - comunicação escrita e oral; - criação de alternativas e critérios para decisão; - Preocupação com aspectos econômicos, sociais, ambientais e relativos a segurança; - julgamento e assumir postura acadêmica ética. - Desenvolvimento, construção e avaliação de protótipos. 3) Apresentação das principais áreas de atuação dos engenheiros metalurgistas, por meio de palestras, aulas expositivas e visitas técnicas.
Conceitos básicos em Engenharia. Introdução a métodos de projeto. Simulação de um pequeno projeto de Engenharia. Definição do problema e formação de alternativas de solução. Estabelecimento de critérios. Escolha e avaliação de soluções. Especificação da solução. Montagem a avaliação de protitipo.
Conceitos básicos em Engenharia. Introdução a métodos de projeto; Simulação de um pequeno projeto de Engenharia relacionado à Grande Área de Engenharia Mecânica; Desenvolvimento de um projeto temático, compreendendo: -Definição do problema e formação de alternativas de solução; -Estabelecimento de critérios; -Escolha e avaliação de soluções; -Especificação da solução; Competição entre projetos de diferentes grupos e turmas; Avaliação das competições e da disciplina como um todo; Visitas a empresas de Engenharia.
BAZZO, A. B.; PEREIRA, L.T.V. Introdução à Engenharia, 3a edição. Editora da UFSC [ISBN: 85.328.0356-3], Florianópolis, 1993. HYMAN, BARRY I., Fundamentals of Engineering Design, Prentice-Hall/Pearson Education [ASIAN: B00I2TGXNE], 2nd Edition, New Jersey, 2002. GOLDBERG, DAVID E.; SOMERVILLE, MARK, A Whole New Engineer: the coming revolution in Engineering Education, Ed. Three Joy Associates Inc. [ISBN13: 978-0-98608000-2-9], 1st. Edition, 2014. JACK, HUGH, Engineering Design, Planning, and Management, Academic Press [ISBN: 978-0-12-397158-6], 1st. Edition, p. 492, 2013. AL-ATABI, MUSSHTAK, Think Like an Engineer: Use systematic thinking to solve everyday challenges & unlock the inherent values in them, School of Engineering, Taylor University [ISBN 978-1500972288], disponível em: www.thinklikeanengineer.org, 2014. LAMMI, MATTHEW; BECKER, KURT, Engineering Design Thinking, Journal of Technology Education, Vol. 24, No 2, Spring, p. 55-77, 2013.