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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Politécnica
 
Engenharia Metalúrgica e Materiais
 
Disciplina: PMT3310 - Introdução ao Método e à Redação Científica
Introduction to the Scientific Method

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao aluno o método científico como o processo pelo qual os cientistas, coletivamente e ao longo do tempo, constroem uma representação do mundo consistente, não-arbitrária e confiável.
Mostrar o método científico como a base de todo conhecimento utilizado em engenharia; discutir procedimentos recorrentes em ciência a partir das etapas: 1) observação e descrição dos fenômenos, 2)formulação de hipóteses 3)uso das hipóteses para predizer a existência de outros fenômenos e outras observações,4)testes experimentais das predições através de múltiplos novos experimentos, 5) a partir da confirmação das hipóteses, elaboração de modelos, teorias científicas e leis (incluindo descrições quantitativas e equações fundamentais),no caso das hipóteses não serem confirmadas, a rejeição ou modificação das hipóteses e modelos e elaboração de de novas hipóteses, em um processo reiterativo.
Aplicar estes conceitos à engenharia metalúrgica e de materiais através de estudo de casos específicos, leitura crítica de artigos científicos, realização de buscas bibliográficas, redação de monografias e de projetos de pesquisa que utilizem esta metodologia.
 
Present the scientific method as a process by which scientists, collectively and over time, endeavors to construct an accurate (that is, reliable, consistent and non-arbitrary) representation of the world.
Show the scientific method as the basis for all knowledge used in the engineering practice; discuss the procedural steps of the scientific method: 1. observation and description of a phenomenon or group of phenomena, 2. formulation of an hypothesis to explain the phenomena, often in the form of a causal mechanism or a mathematical relation, 3. use of the hypothesis to predict the existence of other phenomena, or the results of new observations, 4. experimental tests of the predictions by several independent experimenters and properly performed experiments, 5. If the experiments bear out the hypothesis it may come to be regarded as a theory or law of nature. If the experiments do not bear out the hypothesis, they must be rejected or modified.
Application of those concepts to Metallurgical and Materials Engineering, through specific case studies, critical reading of important papers, literature search and writing of monographs and research projects.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
530311 - Douglas Gouvea
 
Programa Resumido
1. Senso comum e os métodos científicos
2. Estrutura do trabalho científico
3. Citações e fontes de informação
4. Elementos de texto
5. Apresentações
6. Normas para elaboração de textos
 
1. Common sense and the scientific method
2. Basic structure of a scientific work
3. Citations and information sources
4. Text elements
5. Presentations
6. Standards for text preparation
 
 
Programa
1. Senso comum e ciência: o método científico como ferramenta de progresso e inovação
2. Definições principais (conhecimento, crença, justificação, hipóteses e teses)
3. Uma breve história do método científico, com ênfase no desenvolvimento da ciência dos materiais
4. Estrutura básica de um trabalho científico na ciência e engenharia de materiais
5. Principais métodos de referenciação (referências diretas e indiretas)
6. Principais fontes de informação (bancos de dados bibliográficos)
7. Como definir um tema de pesquisa?
8. Elementos de texto: Identificadores e indexadores
9. Elementos de texto: Justificativa e Objetivos
10. Elementos de texto: Descrição da metodologia
11. Elementos de texto: Descrição e discussão de resultados (noções básicas de trabalho com materiais gráficos)
12. Elementos de texto: Descrição das conclusões
13. Redação de textos científicos
14. Apresentação de trabalhos perante bancas de julgamento e em eventos científicos
15. Normas para elaboração de textos
 
1. Common sense and science: the scientific method as a tool for progress and innovation
2. Principal definitions (knowledge, belief, justification, hypotheses and theses)
3. A brief history of the scientific method, with emphasis in the development of materials science
4. The fundamental structure of a scientific work in materials science and engineering
5. Principal citation methods (direct and indirect citations)
6. Principal information sources (bibliographic databases)
7. Text elements: Identification and indexing elements8. Text elements: Justification and objectives
9. Text elements: Description of the methodology
10. Text elements: Description and discussion of results
11. Text elements: Description of conclusions
12. Writing scientific texts
13. Work presentations (before examination commissions and in scientific events)
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas expositivas e dialogadas
Exercícios
Elaboração de um projeto de pesquisa, orientado por um docente do Departamento
Apresentação do projeto perante a classe
Critério
A média final (M) é obtida por:
M = (P1 + P2)/2
Onde P1 é a nota do projeto de pesquisa e P2 é a nota da apresentação
Se M é maior ou igual a 5,0 e a frequência é maior ou igual a 70%, o aluno está aprovado.
Se M é maior ou igual a 3,0 e inferior a 5,0 e a frequência é maior ou igual a 70%, o aluno tem direito à Recuperação.
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá reformular seu projeto e/ou sua apresentação de acordo com as instruções do docente e entregá-las na data estipulada. A nota será a média da nota anterior e da nova nota atribuída ao trabalho reformulado e deverá ser igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
(1) VARGAS, M. Metlodologia da pesquisa tecnológica, Ed. Globo: Rio de Janeiro, 1985
(2) MACEDO, N. D. Iniciação à pesquisa bibliográfica, 2a. Ed., Unimarco Ed.: São Paulo, 1996
(3) OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica, Thompson – Pioneira: São Paulo, 2002.

Bibliografia Complementar:

(1) Universidade de São Paulo – Sistema Integrado de Bibliotecas. Diretrizes para a apresentação de dissertações e teses na USP: documento eletrônico e impresso. Partes I a IV. SIBI-USP: São Paulo, 2009, disponível em http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=67&lang=pt-br (acesso em 04/02/2011)
No decorrer do curso serão apresentados pelo docente exemplos de artigos científicos e normas de publicação / In the lectures the docent will present to the student examples of scientific wors and publication norms for discussion
 

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