Os propósitos a que se destinam a disciplina podem ser organizados segundo três enfoques. São objetivos de atitude os que buscam despertar no estudante mudanças de conduta que o levem a associar aspectos de segurança às tecnologias praticadas pela indústria de processos químicos. Compreendem objetivos de conhecimento a absorção dos conceitos de incidente e acidente, de risco e perigo; bem como, o uso de modelos capazes não apenas de magnificar, como também, de gerar subsídios para mitigação de efeitos negativos decorrentes de eventos não planejados. Por fim, consistem de objetivos de habilidade desenvolver no aluno lógicas e estruturas que os levem a atuar de maneira preventiva em relação a segurança de processos.
Na tentativa de tornar mais efetiva a absorção de conceitos por parte dos estudantes, a disciplina foi estruturada na forma de dois blocos temáticos interconectados. O Bloco I compreende a apresentação e discussão de conceitos e aspectos essenciais da segurança de processo tais como as definições de acidente, risco e perigo, e segurança; e fundamentos de Toxicologia e Higiene Industrial. O Bloco II introduz o estudante nos universos da prevenção de acidentes e da gestão baseada em segurança de processos. Por conta disso, a referida abordagem explora: a modelagem das fontes emissoras; as liberações tóxicas e os modelos de dispersão, bem como, os fundamentos de geração de fogos e de explosões.
O curso se compõe apenas de aulas expositivas nas quais serão abordados os seguintes temas e conteúdos: 1. Aspectos introdutórios: conceitos de risco e perigo; acidente; segurança inerente e programas de segurança. 2. Fundamentos de Toxicologia: efeitos de agentes tóxicos sobre organismos biológicos. Modelos Dose – Resposta. Valores de Limites de tolerância. 3. Conceito de Higiene Industrial. Conceito. Metodologia: antecipação e identificação; Avaliação; e Controle. Gestão de Segurança (OSHA). Plano de Gestão de Risco (EPA). Marcos Regulatórios. 4. Modelos de fontes: modelagem de vazamentos líquidos e gasosos (fluxos adiabáticos e isotérmicos). Flasheamento de líquidos. 5. Liberações tóxicas e Modelos de Dispersão. Parâmetros que influenciam a dispersão de contaminantes. Condições de contorno. Mitigação de liberações. 6. Fogos e explosões. Triângulo do fogo. Flamabilidade. Explosões. Em termos de frequência de oferecimento, a disciplina compõem-se aulas teóricas semanais de duas horas de duração cada.
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