Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0001 - Esporte na Graduação: da Teoria à Prática I
University Sports Program: from theory to practice I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Objetivo Central: utilizar o esporte como uma ferramenta de qualificação do ensino de graduação. Objetivos Específicos: a) Desenvolver autonomia para que o graduando possa gerenciar de forma eficaz e segura o seu programa de exercícios; b) Ampliar e diversificar a formação acadêmico profissional dos alunos de graduação; c) Estimular a integração acadêmica; d) Incentivar a prática de modalidades esportivas como elemento de agregação e desenvolvimento do espírito de grupo; e) Estimular o engajamento do aluno em projetos de investigação temáticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
95341 - Antonio Carlos Hernandes
821761 - Gerson Aparecido Yukio Tomanari
867988 - Julio Cerca Serrão
 
Programa Resumido
A disciplina propõe a utilização do esporte como uma ferramenta de qualificação do ensino de graduação. São seus objetivos específicos: desenvolver autonomia para que o graduando possa gerenciar de forma eficaz e segura o seu programa de exercícios; Ampliar e diversificar a formação acadêmico profissional dos alunos de graduação;Estimular a integração acadêmica; Estimular projetos de investigação temáticos. No NÚCLEO BÁSICO o aluno tomará contato com os princípios básicos que regem o exercício físico. Todas as aulas deste bloco são de regime obrigatório. No NÚCLEO APLICADO serão discutidas as características fundamentais das mais populares formas de exercício, como subsídio para que o aluno possa escolher as estratégias que melhor se adaptam às suas necessidades e características. Para completar este módulo, o aluno deverá assistir a pelo menos 4 aulas. No bloco TÓPICOS ESPECIAIS, serão discutidos assuntos que, apesar de serem complementares, podem contribuir para que se compreenda as implicações do exercício em diferentes dimensões. Para completar este módulo, o aluno deverá assistir a pelo menos 5 aulas.
 
 
 
Programa
1. NÚCLEO BÁSICO: Conceitos e fundamentos do exercício físico - Princípios fundamentais do exercício físico - Aspectos fisiológicos do exercício: melhorando o desempenho para o Esporte e para a vida. - Como a nutrição pode afetar o desempenho nos exercícios? - A importância da biomecânica no planejamento do programa de exercícios - Aprendizagem e controle motor: como aprender uma nova habilidade e aprimorar os gestos esportivos? - Controle da carga de treinamento: como controlar o esforço no treinamento? - O exercício físico para os portadores de necessidades especiais: da inserção à saúde - A importância do exercício para a saúde da mulher 2. NÚCLEO APLICADO: Conceitos e fundamentos do exercício - O treinamento de força: otimização do rendimento esportivo à melhora da saúde - O treinamento funcional: o que de fato ele pode nos oferecer? - Como utilizar a corrida como estratégia de exercício? - Benefícios da participação nos esportes coletivos - As modalidades de lutas como estratégia de exercício - A importância da flexibilidade e do alongamento - Benefícios das atividades no meio líquido 3. TÓPICOS ESPECIAIS - Como escolher um calçado esportivo adequado para a prática do exercício? - Benefícios Psicossociais do exercício - As lesões no esporte: como tratá-las? - doping e desempenho: fatos e mitos - Tecnologia aplicada ao esporte: desafios e perspectivas - Aspectos odontológicos aplicados ao exercício - A importância do esporte para a carreira profissional - As dietas e o exercício físico - O exercício como ferramenta para a prevenção do câncer - As práticas corporais como fator de identidade cultural dos grupos, povos e nações - Atividade física e alterações hematológicas - Nutrigenômica e atividade física - A influência da arquitetura para a prática da atividade física - Regulação do fornecimento de energia para a realização da atividade física - Influência do exercício no sistema imune - A importância dos micronutrientes no exercício - A atividade física como ferramenta de promoção da saúde do coração - O Esporte e a mídia - A atividade física como prevenção
 
 
 
Avaliação
     
Método
- BASE TEÓRICA: Vídeo aulas (e-aulas) - BASE PRÁTICA: Centros de práticas esportivas - INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA: Centros de prática esportivas (Monitores e Tutores)
Critério
Trabalho de proficiência objetivando a elaboração de recursos voltados à promoção da qualidade de vida por intermédio do esporte (Apps; Vídeos; Podcast; Redes sociais)
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação
 
Bibliografia
     
- American College of Sports Medicine. ACSM´s advanced exercise physiology, 2a ed., Wolters Kluwer, Lippincott Williams & Wilkins, 2012 - American College of Sports Medicine. ACSM´s guidelines for exercise testing and prescription, 9a ed., Wolters Kluwer, Lippincott Williams & Wilkins, 2014 - BARBANTI, V.J. Teoria e prática do treinamento esportivo, Editora Edgard Blucher, São Paulo, 1997 - BARBANTI, V.J. Treinamento físico - bases científicas, CLR, 1986 - DENADAI, B. S. G. C. C. Prescrição do treinamento aeróbico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005 - ENOKA, R.M. Neuromechanical basis of Kinesiology, 2a ed. Human Kinetics, 1994 - FLECK, S.J. & KRAEMER, W.J. Designing resistance training programs, 2a ed. Human Kinetics, 1997 - HAY, J.;REID, J. G. As bases anatômicas e mecânicas do movimento humano. Prentice-Hall do Brasil, 1986 - KISS, M.A. P.D.M. Esporte e Exercício - Avaliação e Prescrição. São Paulo: Roca, 2003 - KOMI, P.V. Strength and power in sport. Blackwell Science, 1992 - MANSOLDO, A.C. A iniciação dos 4 nados. 1a edição. Editora Manole, São Paulo, 1996 - MATVEIEV, I. O processo do treino desportivo. Livros Horizonte, Lisboa, 1981 - MCARDLE, WD; KATCH, FI & KATCH, VI. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano, 7ª ed., Guanabara-Koogan, 2013 - NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. (4ª Ed.) Londrina, Pr., Midiograf, 2001 - PLATONOV, V.N. Teoria geral do Treinamento Deportivo. Artmed, São Paulo, 2004 - POWERS, SK 7 HOWLEY, ET. Exercise physiology: theory and application to fitness and performance, 7ª ed., McGraw-Hill, 2009 - TUBINO, J.M.G.; GARRIDO, F.A.C.; TUBINO, M.F., Dicionário enciclopédico do Esporte. Rio de Janeiro, SENAC, 2007 - WEINECK, J. Biologia do esporte. Manole, São Paulo, 1991 - WEINECK, J. Manual do treinamento esportivo. Editora Manole, São Paulo, 1989 - WILMORE, JH 7 COSTILL, DL. Fisiologia do esporte e do exercício, 5ª ed., Manole, 2013 - ZATSIORSKI, V.M. Science and practice of strenght training. Human Kinetics, 1995
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0001

Clique para consultar o oferecimento para PRG0001

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP