Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0002 - Tópicos de Pesquisa nas Ciências Contemporâneas
Research Topics into Contemporary Sciences

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
A disciplina oferece ao estudante uma visão panorâmica e interdisciplinar das ciências contemporâneas, por meio de uma série de tópicos de pesquisas científicas em diferentes áreas, a partir dos quais os alunos deverão adquirir e desenvolver repertórios que os possibilitem compreender textos de divulgação científica e redigi-los com objetividade, concisão, propriedade, correção e clareza, ampliando e consolidando o emprego linguístico estabelecido pela norma padrão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
71383 - Enos Picazzio
155469 - Ewout Ter Haar
1237799 - Osame Kinouchi Filho
 
Programa Resumido
A disciplina está estruturada em um conjunto de videoaulas que aborda campos de pesquisa atuais nas diversas áreas do conhecimento das ciências exatas, ciências biológicas e da saúde, meio ambiente e outros campos da pesquisa básica e tecnológica, que produzem impactos na produção de bens e em programas sociais. A partir do conhecimento teórico adquirido das videoaulas, do estudo da bibliografia e das discussões em grupos, os estudantes serão apresentados a temas em que eles deverão produzir seus próprios textos para a divulgação científica. Os melhores textos poderão compor uma publicação final da disciplina.
 
 
 
Programa
A disciplina é constituída por uma Parte Teórica e por uma Parte Prática. Na Parte Teórica, uma série de temas da ciência contemporânea serão tratados em videoaulas por docentes especialistas da Universidade, no escopo da Física, Astronomia, Ciências da Terra, Engenharia, Química, Neurociências, Ciências médicas e biomédicas, Meio ambiente, Inteligência artificial, Modelos computacionais aplicados à Sociologia, Economia, Neurologia, além de aplicação de conceitos físicos à Economia e Gastronomia. A cada oferta da disciplina, novos temas serão adicionados ao banco de assuntos abordados. Tópicos relacionados diretamente à produção de textos de divulgação científica serão contemplados. Na Parte Prática, os alunos produzirão textos de divulgação científica que serão organizadamente compartilhados entre pares de estudantes da disciplina, que deverão atuar em um sistema de revisão da forma, conteúdo, estilo e, sobretudo, do uso da língua portuguesa, em especial em suas principais dificuldades sintáticas, tais como concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal etc., sob a supervisão dos docentes e monitores da disciplina. Ao final da disciplina, os melhores textos poderão compor uma publicação de divulgação científica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação constará de um conjunto de atividades a distância e presencial, envolvendo questionários sobre cada videoaula, “chat”, participação do aluno em seminários e palestras de conteúdos relacionados ao conteúdo da disciplina e pesquisa de tema, elaboração de texto, revisão dos textos produzidos pelos colegas de turma, elaboração de recursos voltados à difusão de conhecimentos (Apps, Vídeos, Podcast, Redes sociais, Wikipédia e outros).
Critério
A nota final será a soma das notas ponderadas das diversas atividades avaliativas. A frequência será controlada pelos acessos às videoaulas e questionários avaliativos, assim como pela participação nos chats, nos seminários e palestras e na revisão dos textos por pares.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Revistas: Scientific American Brasil, Ciência Hoje, Ciência e Cultura, Scientific American Magazine, La Recherche e outras fontes. Livros: Chalmers, Alan F. - O que é ciência afinal? Brasiliense (1993). Dyson, Freeman - O Sol, O Genoma e a Internet. Companhia das Letras (2001). Feyman, Richard P. – Deve ser Brincadeira, sr. Feynman! Editora Universidade de Brasília (2000). Gardner, James – O Universo Inteligente. Cultrix (2010). Gleik, James – Caos. Campus (2008). Greene, Brian – A Realidade Oculta. Companhia das Letras (2011). Johnson, Stephen - Emergência: A dinâmica de redes em formigas, cérebros, cidades e softwares. Jorge Zahar Editor (2003). Vanilda Salton Koche; Odete M.B.Boff; Adiane F. Marinello – Leitura e Produção Textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis, Vozes, 2010. Vídeos: Além do Cosmos (National Geographic). Teoria M (BBC). Blogs de Ciência: Anel de Blogs Científicos Science Blogs Brasil.
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0002

Clique para consultar o oferecimento para PRG0002

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP