O aluno USP não recebe na Instituição um discurso único e oficial sobre a importância das atividades acadêmicas e de sua divulgação para a sociedade em geral. A disciplina tem como objetivo primordial introduzir os alunos USP, independentemente das carreiras cursadas, no universo da pesquisa, mostrando sua importância no desenvolvimento social e os conceitos básicos que norteiam a divulgação científica. Pretende assim, transmitir aos alunos de graduação, a importância da Ciência na sociedade, destacando sua função social e econômica e a necessidade de sua divulgação para os vários segmentos sociais. A disciplina objetiva inserir o aluno na dinâmica da divulgação dos trabalhos realizados na Academia, usando para isso uma vertente descendente da Divulgação Científica, ou seja, colocando-o como emissor da Comunicação das experiências acadêmicas Uspianas, para alunos do ensino médio público, traduzindo resultados de pesquisas para o universo linguístico dos ainda não universitários. Tenciona-se dessa forma, fornecer informações para capacitar os alunos à divulgação eficaz, que envolve tanto o rigor científico como a codificação acessível e motivadora para os públicos-alvo.
A Economia da Ciência, Fomento das atividades científicas, Divulgação científica, Patentes, Comunicação como base da transmissão do conhecimento e da valorização das atividades acadêmicas, Princípios básicos da Comunicação, o compromisso com a verdade e a necessidade de persuasão, Comunicação e diálogo social, O universo da Mídia, Periódicos Científicos e Veículos divulgadores de Ciência, Elementos básicos de criação de conteúdo aplicados à Divulgação Científica, A Divulgação Científica por eventos, A política de ciência, tecnologia e de divulgação do conhecimento científico no Brasil.
A disciplina é constituída por uma Parte Teórica e por uma Parte Prática. Na Parte Teórica, a série de temas relacionados no programa resumido será tratada em videoaulas por docentes especialistas da Universidade e, eventualmente, de outras instituições renomadas. Na Parte Prática, os alunos produzirão textos de divulgação científica que serão organizadamente compartilhados entre pares de estudantes da disciplina, que deverão atuar em um sistema de revisão da forma, conteúdo, estilo e, sobretudo, do uso da língua portuguesa, em especial em suas principais dificuldades sintáticas, tais como concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal etc., sob a supervisão dos docentes e monitores da disciplina. Ao final da disciplina, os melhores textos poderão compor uma publicação de divulgação científica.
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