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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0011 - Álcool, Saúde e Sociedade
Alcohol, Health and Society

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina oferece ao estudante uma visão ampla e interdisciplinar sobre o consumo de álcool e seu impacto na saúde e na sociedade. O objetivo central é sensibilizar e engajar os estudantes na prevenção e redução do uso nocivo de álcool, bem como promover qualidade de vida e hábitos saudáveis de socialização. Para isso, a disciplina traz uma proposta educativa e reflexiva, com o fornecimento de informações científicas atualizadas e de qualidade, em linguagem acessível e adequada para diferentes públicos-alvo (comunidade USP e alunos do Ensino Médio). Objetivos específicos: a) apresentar um panorama atualizado sobre o uso do álcool e seu impacto na saúde e na sociedade; b) destacar avanços e desafios do Brasil, tendo em vista a meta global da Organização Mundial da Saúde para a redução de 10% no consumo nocivo de bebidas alcoólicas, até 2025; c) destacar pontos de atenção e de interesse dos diferentes públicos-alvo da disciplina; d) incentivar mais ações de prevenção, intervenção ou tratamento do uso nocivo de álcool.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091250 - Arthur Guerra de Andrade
 
Programa Resumido
A disciplina está estruturada em videoaulas com variados temas relacionados ao consumo de álcool e suas repercussões na saúde e sociedade, abordados de maneira acessível e reflexiva por especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Cada videoaula será de cerca de 15 min cada, sendo que 25 videoaulas serão gerais (comuns aos 3 públicos) e 5 aulas específicas para cada público-alvo (comunidade USP e alunos do Ensino Médio), totalizando 35 videoaulas. Ao final da disciplina, a partir do conhecimento adquirido das videoaulas e do estudo de materiais complementares, os estudantes serão incentivados a elaborar projetos e recursos voltados à difusão de conhecimentos sobre prevenção, intervenção ou tratamento do uso nocivo de álcool (Apps, Vídeos, Podcast, Redes sociais, Wikipédia e outros), contribuindo com a sociedade para implementar estratégias de prevenção e intervenção para reduzir o uso nocivo de álcool e promover saúde e segurança.
 
 
 
Programa
1. AULAS GERAIS: Panorama do consumo de álcool no Brasil - Principais conceitos: dose padrão e padrões de consumo - Consumo moderado de álcool - Existe benefícios do consumo de álcool? - Álcool zero: restrições de consumo - Por que crianças e adolescentes não devem beber? - Efeitos do álcool no organismo - Fatores que influenciam os efeitos do álcool - Álcool e mulheres - Álcool e homens - Quando o álcool pode ser um problema - Blecaute alcoólico – Ressaca - Álcool e sexo - Álcool e medicamentos - Álcool e peso/dieta - Álcool e esportes/atividades físicas - Álcool e publicidade - Álcool ilegal - Bebida e direção - Álcool e violência - Tratamento de problemas decorrentes do uso de álcool - Meta da OMS: redução do uso nocivo de álcool - Álcool e consequências à sociedade - Políticas públicas sobre o consumo de álcool. 2. AULAS COMUNIDADE USP: Do relaxamento à ressaca: efeitos do álcool em curto prazo - Doenças e efeitos de longo prazo do álcool - Álcool e câncer - Álcool no ambiente universitário - Pesquisas sobre o álcool: desafios e oportunidades. 3. AULAS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (DESAFIO DA BEBIDA: O QUE VOCÊ SABE SOBRE ÁLCOOL É VERDADE?): Diferenças entre adultos e jovens com relação aos efeitos do álcool - Álcool e socialização - Motivos que levam o jovem a beber - Redes sociais e o consumo de álcool - Álcool e bebidas energéticas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação constará de um conjunto de atividades a distância e presencial, envolvendo questionários sobre cada videoaula (questões de múltipla escolha a serem respondidas ao final de cada videoaula, sobre o assunto discutido, a fim de promover melhor fixação do conteúdo), participação presencial do aluno em seminário sobre “Álcool, Saúde e Sociedade”, em data oportuna, e prova objetiva de múltipla escola (avaliação final).
Critério
O cálculo da nota final se dará pela soma das notas ponderadas das diversas atividades avaliativas (questionários e avaliação final). A frequência será controlada pelos acessos às videoaulas, questionários avaliativos e participação presencial no seminário.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação
 
Bibliografia
     
- ANDRADE, A.G. et al. I Levantamento nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários das 27 capitais brasileiras, Brasília, SENAD, 2010 - ANDRADE, A.G. et al. Álcool e suas consequências: uma abordagem multiconceitual, Barueri, SP, Minha Editora, 2009 – ARCR (Alcohol Research: Current Reviews) editorial staff. Drinking patterns and their definitions, v.39, n.1, 2018 – BAUER, J. Álcool, cigarro e drogas. Bate-papo com Jairo Bauer, 1ª edição, São Paulo, Panda Books, 2013 - CISA. Álcool e a saúde dos brasileiros, Panorama 2019, Brasil, 2019 – DA SILVA, A.D. A Trajetória de Mulheres Usuárias de Álcool e/ou Outras Drogas. Paco Editorial, 2016 - IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde do Escola - PeNSE 2015. Rio de Janeiro-RJ, 2016 – KLATSKY, A. L. Alcohol and cardiovascular diseases: where do we stand today? Journal of Internal Madicine, v. 278, n. 3, 2015 – LIMA, MEA, LEAL, RMAC. Álcool e trabalho: revisitando conceitos à luz de novas descobertas, 1ªed, Juruá, 2015 - MACINKO, J. et al. Patterns of alcohol consumption and related behaviors em Brazil: evidence from the 2013 National Health Survey (PNS 2013), PLOS ONE, v. 10, n.7, 2015 – NIAAA. Alcohol Alert no. 72 - Alcohol metabolismo: an update, 2007 – NIAAA. Underage Drinking, 2017 – OLIVEIRA, N. et al. A lei seca, impactos econômicos e a contribuição do seguro, Rio de Janeiro, 2018 – PECHANSKY, F. et al. Aperfeiçoamento em técnicas para fiscalização do uso de álcool e outras drogas no trânsito brasileiro, Brasília, SENAD, 2014 – OMS. Global strategies to reduce harmful use of alcohol, Genebra, 2010 – OMS. Self-help strategies for cutting down or stopping substance use: a guide, Genebra, 2010 – OMS. Global status report on alcohol and health 2018, Genebra, 2018 – OMS. Global status reporto n road safaty 2018, Genebra, 2018.
 

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