Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0016 - Laboratório de Inovação e Empreendedorismo
Laboratory of Innovation and Entrepreneurship

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Objetivo geral:
Fornecer referencial conceitual e prático para o processo de inovação e empreendedorismo (desde a concepção de uma ideia ou tecnologia até o desenho do modelo de negócio), com o intuito de introduzir uma nova ideia ou tecnologia no mercado de forma viável.

Objetivos específicos:
Estudar o processo de inovação e empreendedorismo por meio de um método disciplinado e estruturado, denominado “Jornada da Inovação de Modelo de Negócio”. Esse método é utilizado para o desenho de modelos de negócios inovadores, e pode ser aplicado em empresas estabelecidas e nascentes inovadoras (startups).
Proporcinonar uma aplicação prática dos conceitos e técnicas relacionados à inovação e ao empreendedorismo.
Contribuir para o desenvolvimento de competências empreendedoras e fomentar o desenvolvimento de empresas nascentes inovadoras (startups) oriundas da comunidade USP.
Integrar os conceitos abordados em outras disciplinas relacionadas à inovação e empreendedorismo, tais como “Fundamentos em Empreendedorismo” e “Inovação e Empreendedorismo”, por meio da aplicação prática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1617538 - Marcelo Caldeira Pedroso
 
Programa Resumido
- Conceito de inovação de modelo de negócio. Processo de inovação e empreendedorismo
(Jornada da inovação de modelo de negócio).
- Primeiro ciclo do processo de inovação e empreendedorismo: da ideia ou da tecnologia à
validação da oportunidade.
- Segundo ciclo do processo de inovação e empreendedorismo: da oportunidade ao
desenvolvimento e validação da solução.
- Terceiro ciclo do processo de inovação e empreendedorismo: da solução ao
desenvolvimento e validação do modelo de negócio.
 
 
 
Programa
Aula 01. Apresentação geral da disciplina. Conceito de inovação de modelo de negócio.
Processo de inovação e empreendedorismo (Jornada da inovação de modelo de negócio).
Aula 02. Ambição para inovar (intenção empreendedora). Perfil do empreendedor. Formação
dos times de inovação.
Aula 03. Compreensão dos pontos fortes. Descoberta (insight).
Aula 04. Análise da cadeia de valor. Segmentos de clientes. Tamanho do mercado.
Aula 05. Compreensão dos clientes. Problema a ser resolvido.
Aula 06. Validação da oportunidade (ou do problema).
Aula 07. Tipo do modelo de negócio. Especificação da solução.
Aula 08. Proposta de valor. Posicionamento competitivo.
Aula 09. Modelo de geração de receita. Desenvolvimento da solução.
Aula 10. Validação da solução.
Aula 11. Modelo econômico (previsto). Modelo de operações (parte 1).
Aula 12. Modelo de operações (parte 2). Modelo de relacionamento com clientes.
Aula 13. Modelo de inovação. Modelo de gestão.
Aula 14. Modelo econômico (calculado). Modelo de negócio (inicial). Validação do modelo de
negócio.
Aula 15. Apresentação final (no formato de pitch gravado ou ao vivo): da concepção da ideia
ou tecnologia até o desenho do modelo de negócio
 
 
 
Avaliação
     
Método
(1) Entregas intermediárias (sprints) (40%): - 13 Entregas intermediárias: Ei-01 a Ei-13. (2) Entrega final: - Apresentação no formato de pitch (da ideia/tecnologia ao modelo de negócio) (20%) - Relatório executivo final (da ideia/tecnologia ao modelo de negócio) (40%)
Critério
M = 0,4 * Ei + 0,2 * A + 0,4 * P Onde: M = média final Ei = média das entregas intermediárias (sprints) A = nota da apresentação final no formato de pitch P = nota do projeto (relatório executivo final)
Norma de Recuperação
Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
 Aulet. B. (2013). Disciplined entrepreneurship: 24 steps to a succesful startup. Hoboken:
John Wiley & Sons.
 Blank, S., & Dorf, B. (2012). The startup owner´s manual: the step-by-step guide for building
a great company. Pescadero: K&S Ranch.
 Cleveland, B. (2019). Traversing the traction gap. New York: Radius Book Group.
 Furr, N.; & Dyer, J. (2014). The innovator´s method: Bringing the lean startup into your
organization. Boston: Harvard Business Review Press.
 Gassmann, O., Frankenberger, K., & Csik, M. (2014). The business model navigator: 55
models that will revolutionise your business. Harlow, England: Pearson.
 Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: a handbook for
visionaries, game changers and challengers. Hoboken: John Wiley & Sons.
 Pedroso, M.C. (2016). Modelo de negócios e suas aplicações em administração. (Tese de
livre-docência). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de
São Paulo, São Paulo, Brasil.
 Ries, E. (2011). The lean startup: How today's entrepreneurs use continuous innovation to
create radically successful businesses. New York: Crown Business, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
A seguir, apresenta-se a bilbliografia complementar, específica por tema abordado na
disciplina.

Educação empreenderora.
 Neck, H.M., & Greene, P.G. (2011). Entrepreneurship education: known worlds and new
frontiers. Journal of Small Business Management, 49(1), 55-70.
 Rasmussen, E.A., & Sørheim, R. (2006). Action-based entrepreneurship education.
Technovation, 26 (2), 185-194.

Conceito de modelo de negócio.
 Magretta, J. (2002). Why business models matter. Harvard Business Review, 80(5), 86-92.
 Johnson, M.W., Christensen, C.M., & Kagermann, H. (2008). Reinventing your business
model. Harvard Business Review, 86(12), 50-59.

Inovação de modelo de negócio.
 Gassmann, O., Frankenberger, K., & Sauer, R. (2017). A primer on theoretically exploring
the field of business model innovation. European Business Review, 2017(Jan-Feb), 45-48.
 Girotra, K., & Netessine, S. (2014) Four paths to business model innovation. Harvard
Business Review, 92(7-8), 97-103.
 Nicolai J. Foss, N.J., & Saebi, T. (2017). Fifteen years of research on business model
innovation. Journal of Management, 43(1), 200-227.

Desenho do modelo de negócio.
 Casadesus-Masanell, R., & Ricart, J.E. (2011). How to design a winning business model.
Harvard Business Review, 89(1-2), 100-107.
 Frankenberger, K., Weiblen, T., Csik, M., & Gassmann, O. (2013). The 4I-framework of
business model innovation: A structured view on process phases and challenges.
International Journal of Product Development, 18(3-4), 249–273.
 Furr, N., & Dyer, J. (2014). The innovator´s method: Bringing the lean startup into your
organization. Boston: Harvard Business Review Press.
 Gassmann, O., Frankenberger, K., & Csik, M. (2014). The St. Gallen business model
navigator. Working paper. University of St. Gallen. Disponível em:
https://www.bmilab.com/business-model-navigator-full-paper.
 Blank, S. (2013) Why the lean start-up changes everything. Harvard Business Review,
91(5), 64-72. Disponível em: http://hbr.org/2013/05/why-the-lean-start-up-changeseverything.

Passo 0
Ambição para inovar. Intenção empreendedora.
 Douglas, E., & Shepherd, D. (2000). Entrepreneurship as a utility-maximizing response.
Journal of Business Venturing, 15(3), 231-251.
 McMullen, J., & Shepherd, D. (2006). Entrepreneurial action and the role of uncertainty in
the theory of the entrepreneur. Academy of Management Review, 31(1), 132-152.
 Nabi, G. & Holden, R. (2008). Graduate entrepreneurship: intentions, education and
training. Education + Training, 50(7), 545-551.
 Nagji, B., & Tuff, G. (2012). Managing your innovation portfolio. Harvard Business Review,
90(5), 66-74.

Perfil do empreendedor.
 Driessen, M.P., & Zwart, P.S. (1999). The entrepreneur scan measuring characteristics and
traits of entrepreneurs. Working paper, University of Groningen.
 Kets de Vries, M.F.R. (1985). The dark side of entrepreneurship. Harvard Business Review,
63(6), 160-167.
 Licht, R.H.G., Oliveira, P.S.G., & Ventura, V.L.S. (2007). Avaliação do perfil de
empreendedores utilizando a teoria dos tipos psicológicos. Revista Brasileira de Gestão de
Negócios, 9(24), 31-40.
 Baldacchino, L., Ucbasaran, D., Cabantous, L. & Lockett, A. (2015). Entrepreneurship
research on intuition: a critical analysis and research agenda. International Journal of
Management Reviews, 17(2), 212-231.

Times de inovação.
 Johnsson, M. (2017). Creating high-performing innovation teams. Journal of Innovation
Management, 5(4), 23-47
 Drach-Zahavy, A., & Somech, A. (2001). Understanding team innovation: The role of team
processes and structures. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 5(2), 111-
123.

Passo 1
Compreensão dos pontos fortes.
 Barney, J.B., Wright, M., & Ketchen Jr, D.J. (2001). The resource-based view of the firm:
Ten years after 1991. Journal of Management, 27, 625–641.
 Barney, J.B. (2001). Resource-based theories of competitive advantage: A tenyear
retrospective on the resource-based view. Journal of Management, 27, 643-650.
 Barney, J. B. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal
of Management, 17, 99-120.
 Zook, C. Finding your next core business. Harvard Business Review, v. 85, n. 4, p. 66-75,
2007.
 Prahalad, C.K.; Hamel, G. The core competence of the corporation. Harvard Business
Review, v. 68, n. 3, p. 79-91, 1990.

Passo 2
Descoberta (insight).
 Hargadon, A. (2015). How to discover and assess opportunities for business model
innovation. Strategy & Leadership, 43(6), 33-37.
 Christensen, C.M., Raynor, M., & Verlinden, M. (2001). Skate to where the money will be.
Harvard Business Review, 79(10), 72-81.

Análise da cadeia de valor.
 Gadiesh, O., & Gilbert, J. L. (1998). How to map your industry´s profit pool. Harvard
Business Review, 76(3), 149-152.
 Timmers, P. (1998). Business models for electronic markets. Electronic Markets, 8(2), 3-8.
 Pedroso, M.C., & Malik, A.M. (2012). Cadeia de valor da saúde: um modelo para o sistema
de saúde brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, 17(10), 2757-2772.
 Kon, A. (2016). On the creative economy chain in Brazil: potential and challenges. Revista
de Economia Política, 36(1), 168-189.
 Barnes, S.J. (2002). The mobile commerce value chain: analysis and future developments.
International Journal of Information Management, 22(2), 91-108.

Passo 3
Segmentos de clientes.
 Yankelovich, D., & Meer, D. (2006). Rediscovering market segmentation. Harvard Business
Review, 84(2), 122-131.
 Christensen, C.M., Cook, S., & Hall, T. (2005). Marketing malpractice: the cause and the
cure. Harvard Business Review, 83(12), 74-83.

Passo 4
Tamanho de mercado.
 Bass, F.M., Gordon, K., Ferguson, T.L., & Githens, M.L. (2001). DIRECTV: Forecasting
diffusion of a new technology prior to product launch. Interfaces, 31(3), 82-93.
 Mahajan, V., Muller, E., & Bass, F.M. (1990). New product diffusion models in marketing: a
review and directions for research. Journal of Marketing, 54(1), 1-26.

Passo 5
Compreensão dos clientes.
 Leonard, D., & Rayport, J.F. (1997). Spark innovation through empathic design. Harvard
Business Review, 75(6), 102-113.
 MacMillan, I.C., & McGrath, R.G. (1997). Discovering new points of differentiation. Harvard
Business Review, (4), 133-138.

Passo 6
Problema a ser resolvido.
 Christensen, C.M., Anthony, S.D., Berstell, G.N., & Nitterhouse, D. (2007). Finding the right
job for your product. Sloan Management Review, 48(3), 2-11.
 Wunker, S., Wattman, J, & Farber, D. (2017). Jobs to be done: a roadmap for customercentered
innovation. New York: Amacom.

Passo 7
Validação do problema.
 Blank, S., & Dorf, B. (2012). The startup owner´s manual: the step-by-step guide for building
a great company. Pescadero: K&S Ranch. Step two: Customer validation. p. 275-464.

Passo 8
Tipo do modelo de negócio.
 Van Alstyne, M.W., Parker, G.G., & Choudary, S.P. (2016). Pipelines, platforms, and the
new rules of strategy. Harvard Business Review, 94(4), p. 54-62.
 Parker, G.G., Van Alystyne, M.W., & Choudary, S.P. (2016). Platform revolution: How
networked markets are transforming the economy and how to make them work for you. New
York: W. W. Norton & Company.
 Libert, B., Wind, Y.J., & Fenley, M.B. (2014). What Airbnb, Uber, and Alibaba have in
common. Harvard Business Review, November 20, 2014. Disponível em:
https://hbr.org/2014/11/what-airbnb-uber-and-alibaba-have-in-common.

Passo 9
Especificação da solução.
 Aulet. B. (2013). Disciplined entrepreneurship: 24 steps to a succesful startup. Hoboken:
John Wiley & Sons. Step 7: High-level product specification. p. 91-101.

Passo 10
Proposta de valor.
 Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A., & Papadakos, T. (2014). Value
proposition design: how to create products and services customers want. Hoboken: John
Wiley & Sons.
 Anderson, J.C., Narus, J.A., & Van Rossum, W. (2006). Customer value propositions in
business markets. Harvard Business Review, 84(3), 90-99.
 Kim, W.C., & Mauborgne, R. (1997). Value innovation: the strategic logic of high growth.
Harvard Business Review, 75(1), 102-112.

Passo 11
Posicionamento competitivo.
 D’Aveni, R.A. (2007). Mapping your competitive position. Harvard Business Review, 85(11),
110-120.
 Treacy, M., & Wiersema, F. (1993). Customer intimacy and other value disciplines. Harvard
Business Review, 71(1), 84-93.
 Hax, A.C., & Wilde II, D.L. (1999). The Delta Model: adaptive management for a changing
world. Sloan Management Review, 40(2), 11-28.

Passo 12
Modelo de geração de receita.
 Iveroth, E., Westelius, A., Petri, C.J., Olve, N.G., Coster, M., & Nilsson, F. (2013). How to
differentiate by price: proposal for a five-dimensional model. European Management
Journal, 31, 109–123.
 Gourville, J., & Soman, D. (2002). Pricing and the psychology of consumption. Harvard
Business Review, 80(9), 90-96.

Passo 13
Solução.
 Aulet. B. (2013). Disciplined entrepreneurship: 24 steps to a succesful startup. Hoboken:
John Wiley & Sons. Step 22: Define the minimum viable business product (MVPB). p. 235-
244.
 Paternoster, N., Giardino, C., Unterkalmsteiner, M., Gorschek, T., & Abrahamsson, P.
(2014). Software development in startup companies: A systematic mapping study.
Information and Software Technology, 56(10), 1200-1218.

Passo 14
Validação da solução.
 Blank, S., & Dorf, B. (2012). The startup owner´s manual: the step-by-step guide for building
a great company. Pescadero: K&S Ranch. Step two: Customer validation. p. 275-464.

Passo 15
Modelo econômico previsto.
 McGrath, R.G., & MacMillan, I.C. (1995). Discovery-driven planning. Harvard Business
Review, 73(4), 44-54.
 Christensen, C.M., Kaufman, S.P., & Shih, W.C. (2008). Innovation killers: how financial
tools destroy your capacity to do new things. Harvard Business Review, 86(1), 98-105.

Passo 16
Modelo de operações.
 Fine, C.H. (2000). Clockspeed-based strategies for supply chain design. Production and
Operations Management, 9(3), 213-221.
 Oliva, R., & Kallenberg, R. (2003). Managing the transition from products to services.
International Journal of Service Industry Management, 14(2), 160-172.
 Bitner, M. J., Ostrom, A. L., & Morgan, F. N. (2008). Service blueprinting: a practical
technique for service innovation. California Management Review, 50(3), 66-94.

Passo 17
Modelo de relacionamento com clientes.
 Berry, L.L., Carbone, L.P., & Haeckel, S.H. (2002). Managing the total customer experience.
Sloan Management Review, 43(3), 85-89.
 Van Raaij, E.M., Vernooij, M.J.A., & Van Triest, S. (2003). The implementation of customer
profitability analysis. Industrial Marketing Management, 32, 573-583.
 Berger, P.D, & Nasr, N.I. (1998). Customer Lifetime Value: marketing models and
applications. Journal of Interactive Marketing, 12 (1), 17-30.

Passo 18
Modelo de inovação.
 Sawhney, M., Wolcott, R.C., & Arroniz, I. (2006). The 12 different ways for companies to
innovate. Sloan Management Review, 47(3), 75-81.
 Hansen, M.T., & Birkinshaw, J. (2007). The innovation value chain. Harvard Business
Review, 85(6), 121-130.
 Bagno, R.B.; Salerno, M.S.; & Dias, A.V.C. (2017) Innovation as a new organizational
function: evidence and characterization from large industrial companies in Brazil.
Production, 27, e20162073. Doi: 10.1590/0103-6513.207316.

Passo 19
Modelo de gestão.
 Birkinshaw, J., & Goddard, J. (2009). What is your management model. Sloan Management
Review, 50(2), 81-90.
 Casadesus-Masanell, R., & Tarziján, J. (2012). When one business model is not enough.
Harvard Business Review, 90(1-2), 132-137.

Passo 20
Modelo econômico calculado.
 McGrath, R.G., & MacMillan, I.C. (1995). Discovery-driven planning. Harvard Business
Review, 73(4), 44-54.

Passo 21
Modelo de negócio inicial.
 Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: a handbook for
visionaries, game changers and challengers. Hoboken: John Wiley & Sons.
 Pedroso, M.C. (2016). Modelo de negócios e suas aplicações em administração. (Tese de
livre-docência). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de
São Paulo, São Paulo, Brasil.

Passo 22
Validação do modelo de negócio.
 Blank, S., & Dorf, B. (2012). The startup owner´s manual: the step-by-step guide for building
a great company. Pescadero: K&S Ranch. Step two: Customer validation. p. 275-464.

Modelo de negócio – realização.
 Afuah, A. (2004). Business models: A strategic management approach. New York:
McGraw-Hill/Irwin. Cap. 11: Financing and valuing a business model. p. 211-231.
 Baum, J.A.C., & Silverman, B.S. (2004). Picking winners or building them? Alliance,
intellectual, and human capital as selection criteria in venture financing and performance of
biotechnology startups. Journal of Business Venturing, 19(3), 411-436.
 Bhide, A. (1992). Bootstrap finance: the art of start-ups. Harvard Business Review, 70(6),
109-117. Disponível em: https://hbr.org/1992/11/bootstrap-finance-the-art-of-start-ups.
 Chesbrough, H.W. (2002). Making sense of corporate venture capital. Harvard Business
Review, 80(3), 90-99.
 Cleveland, B. (2019). Traversing the traction gap. New York: Radius Book Group.
 Davila, A., Fostera, G. & Gupta, M. (2003). Venture capital and the growth strategy of startup
firms. Journal of Business Venturing, 18(6), 689-708.
 Hoenig, D., & Henkel, J. (2015). Quality signals? The role of patents, alliances, and team
experience in venture capital financing. Research Policy, 44(5), 1049-1064.
 Hoffmann, R., & Yeh, C. (2018). Blitzscaling: The lightning-fast path to building massively
valuable companies. New York: Crown Publishing Group.
 Sullivan, T. (2016). Blitzscaling. Harvard Business Review, 94(4), 45-50. Disponível em:
https://hbr.org/2016/04/blitzscaling.
 Van Auken, H. (2005). Differences in the usage of bootstrap financing among technologybased
versus nontechnology-based firms. Journal of Small Business Management, 43(1),
93-103.

Pitch
 Anderson, C. (2013). How to give a killer presentation. Harvard Business Review, June 20,
2013. Disponível em: https://hbr.org/2013/06/how-to-give-a-killer-presentation.
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0016

Clique para consultar o oferecimento para PRG0016

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP