Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0018 - Processamento de Linguagem Natural
Natural Language Processing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa introduzir o aluno à área de Processamento de Linguagem Natural (PLN), ramo de pesquisa da Inteligência Artificial que visa habilitar a máquina a lidar com as línguas humanas e ser capaz de realizar tarefas como tradução automática, revisão ortográfica e gramatical, perguntas e respostas, sumarização automática, simplificação textual e análise de sentimentos, entre muitas outras. Ao final da disciplina, o aluno deverá ter uma visão geral da área e de seus recursos, ferramentas e aplicações, dominando seus conceitos básicos, conhecendo sua história e tendo contato com alguns tópicos relevantes atuais, de forma que possa agregar esses conhecimentos e habilidades a suas competências e adquirindo noções que auxiliem em sua atuação na área. Para cursar a disciplina, habilidades computacionais básicas são desejadas, mas não necessárias, uma vez que a disciplina tem caráter introdutório e generalista.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3761610 - Thiago Alexandre Salgueiro Pardo
 
Programa Resumido
Introdução ao Processamento de Linguagem Natural e seus conceitos básicos, história e aplicações. Tópicos atuais de Processamento de Linguagem Natural.
 
 
 
Programa
Visão geral da área de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e sua relação com as áreas de Computação e Linguística. História da área e seus principais marcos. Níveis de representação e processamento linguístico: fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, discurso e pragmática. Familiarização e prática com recursos, ferramentas e aplicações de PLN. Abordagens e paradigmas para a resolução de problemas de PLN. Construção e anotação de córpus. Prática de projeto e desenvolvimento de um protótipo computacional de PLN. Apresentação de tópicos relevantes atuais de PLN, assim como modelos e métodos associados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas realizadas virtualmente.
Critério
Nota final será a média ponderada das notas das provas; a frequência será computada indiretamente, verificada pelo acesso aos recursos didáticos disponibilizados virtualmente e pela realização das avaliações.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
. Jurafsky, D. and Martin, J.H. (2008). Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language Processing, Computational Linguistics and Speech Recognition. 2a edição. Prentice Hall. · Ferreira, M. e Lopes, M. (2019). Para Conhecer Linguística Computacional. 1a edição. Editora Contexto.
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0018

Clique para consultar o oferecimento para PRG0018

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP