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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0023 - Fundamentos da Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade
Fundamentals of Environmental Education and Culture of Sustainability

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Geral: Contribuir com a formação de profissionais de diversas áreas de conhecimento, apresentando e discutindo os fundamentos e princípios da educação ambiental como paradigma para a compreensão interdisciplinar das principais questões socioambientais da atualidade. Específicos: Que os graduandos de diferentes cursos da USP sejam capazes de: a) Compreender a construção histórica da área de educação ambiental no contexto internacional, nacional e na Universidade de São Paulo e suas repercussões no ensino superior; b) Analisar problemas socioambientais contemporâneos, buscando compreender sua intensificação como decorrência do processo histórico de constituição das sociedades modernas. c) Conhecer possibilidades de ambientalização curricular no ensino superior com foco em práticas participativas e de educomunicação d) Entender a Educação Ambiental em contextos de políticas públicas nacionais e práticas educativas. e) Analisar os limites e as possibilidades da educação ambiental em um contexto de sociedade de risco f) Ser capaz de realizar um diagnóstico socioambiental e propor uma intervenção educadora para um determinado contexto/curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5556292 - Alexander Turra
3060984 - Andrea Coelho Lastória
65820 - Clarice Sumi Kawasaki
295480 - Denise de La Corte Bacci Toledo
54244 - Marcos Sorrentino
2917138 - Pedro Roberto Jacobi
1968673 - Rosana Louro Ferreira Silva
 
Programa Resumido
O curso pretende disponibilizar aos estudantes um repertório dos fundamentos teórico prático sobre a educação ambiental e suas possibilidades nas diferentes formações acadêmicas. A disciplina abordará as possibilidades da ambientalização curricular e da aprendizagem social para o processo educativo frente às questões ambientais. A produção final do curso ficará ao encargo dos alunos, com a apresentação de um diagnóstico socioambiental e de um projeto/produto de intervenção, elaborado em grupo, para uma realidade específica.
 
 
 
Programa
1. O movimento ambientalista e o histórico da Educação Ambiental no Brasil e no mundo; 2. Os documentos legais da Educação Ambiental; 3. Ambientalização curricular e cultura da sustentabilidade; 4. Educação ambiental e políticas públicas; 5. Educação Ambiental na sociedade de risco; 6. Aprendizagem Social e metodologias participativas; 7. Temas socioambientais contemporâneos e a Educação Ambiental; 8. Mídia e Educação Ambiental - a educomunicação; 9. Construção de intervenção educadora (virtual ou presencial) que busque a transformação/revisão/solução de uma determinada problemática: diagnóstico socioambiental, planejamento, mapeamentos participativos e avaliação. A disciplina contará com momentos síncronos e assíncronos: Nos momentos assíncronos os participantes deverão acessar vídeo-aulas, textos, plataformas indicados pelos professores, para subsidiar a elaboração das atividades solicitadas na disciplina, Os momentos síncronos serão desenvolvidos a partir de estratégias participativas e da problematização de conteúdos socioambientais, primando pelo diálogo, estudos compartilhados, produção criativa e coletiva e trocas de experiências. Alguns encontros síncronos serão organizados com subgrupos para supervisão/apoio no processo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será contínua e deverá considerar as diferentes atividades dos estudantes (projetos em grupo, relatos reflexivos, análises, roteiros didáticos, dentre outras). Algumas ferramentas específicas do ensino remoto serão utilizadas, como Mentimeter, Kahoot, Jamboard, Google Docs, padlet, etc. A avaliação final será pautada na análise do projeto de uma intervenção educadora pelos grupos.
Critério
Para fins de avaliação dos estudantes, serão considerados os seguintes aspectos: adequação das produções às temáticas discutidas na disciplina; o comprometimento, a autonomia e a criticidade dos estudantes tendo em vista as produções apresentadas.
Norma de Recuperação
As atividades de recuperação demandarão dos estudantes a síntese de todos os temas tratados na disciplina, bem como a reapresentação da proposta de intervenção educadora, articulada aos conteúdos tratados na disciplina.
 
Bibliografia
     
BACCI, D.C.; JACOBI, P. R.; SANTOS, V.M.N. Aprendizagem social nas práticas colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 227-243, 2013. BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Ed. 34, 2010. 368 p. BRASIL/MEC/MMA. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Coordenação Geral de educação ambiental – MEC/MMA/UNESCO, 2007. BRASIL/Ministério do Meio Ambiente. Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Brasília: 2005. BRASIL. Lei nº 9795/99 - Política Nacional de Educação Ambiental BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental Brasília, 2014. BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. CARVALHO, L. M. A Temática Ambiental e o Processo Educativo: dimensões e abordagens. IN CINQUETTI, H. S; LOGAREZZI, A. Consumo e Resíduos - Fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos, EdUFSCar, 2006. CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental e formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2006. CARVALHO, I. C. M.; AMARO, I.; FRANKENBERG, C. L. C. (2012). Ambientalização Curricular e Pesquisas Ambientalmente Orientadas na PUCRS: um levantamento preliminar. In: LEME, P. C. S.; PAVESI, A.; ALBA, D.; GONZÁLEZ, M. J. D. (Coord.). Visões e Experiências Ibero-Americanas de Sustentabilidade nas Universidades. Granada/ES: Gráficas Alhambra, 2012. GRANDISOLI, E.; SOUZA, D. T. P; JACOBI, P. R.; MONTEIRO, R. A. A. Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuro. São Paulo: IEE-USP; Reconectta; Editora Na Raiz, 2020. DOI 10.11606/9786588109021 KAWASAKI, C.S. e CARVALHO, L.M. Tendências da Pesquisa em Educação Ambiental. Educação em Revista, V.25:3, pp. 143-157. KEEN, M.; BROWN, V. A.; DYBALL, R. Social Learning in environmental management: towards a sustainable future. London: Sterling, 2005. LATOUR, B. Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno (trad. Maryalua Meyer). São Paulo/Rio de Janeiro: Humanidades Editorial, 2020 (pp. 23-73 e 182-233). LEVY, B.L.M., MARANS, R.W., 2012. Towards a campus culture of environmental sustainability: Recommendations for a large university. International journal of sustainability in higher education, Volume. 13, n.4, p. 365-377, jan./aug 2012 LEME, P.C.; PAVESI, A., ALBA, D., GONZALÉZ, M.J.D. Visões e Experiências Ibero- Americanas de Sustentabilidade nas Universidades. Gráficas Alhambra, p.137-143. Granada, ES. 2012 SATO, M. & CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. Sauvé, L. Educación científica y educación ambiental: un cruce fecundo. Enseñanza de las Ciencias, Vol.: 28 Núm.: 1, 2010, p. 5 – 17. SILVA, R. L. F.; CAMPINA, N. N. Concepções de educação ambiental na mídia e em práticas escolares: contribuições de uma tipologia. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 6, p. 29-46, 2011. SILVA, R. L. F. et al. Teacher Training in Environmental Education and Its Relationship with the Sustainability Culture in Two Undergraduate Degrees at USP. In: W. LEAL FILHO et al. (Eds.). Towards Green Campus Operations - Energy, Climate and Sustainable Development Initiatives at Universities. Hamburgo, Alemanha: Springer. 2018. SILVA, R. L. F. et al. Educação Ambiental na Universidade de São Paulo: investigando concepções dos estudantes e professores. In: MALHEIROS, T. F. et al. (Orgs.). Universidade Rumo à Sustentabilidade. São Paulo: SGA/USP, 2019. SORRENTINO, M. (ORG) Educação ambiental e políticas públicas : conceitos, fundamentos e vivências, 2. ed. – Curitiba : Appris, 2018. SILVA, A. N.; WACHHOLZ, C. B.; CARVALHO, I. C. M. Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 2, p. 209-229, 2016. STEVENSON, R.B.; BRODY, M.; DILON, J.; WALS, A.E.J. International handbook of Research on environmental Education. American educational Research Association: Routledge Publishers, 2013. TILBURY, D., . Higher Education for Sustainability: A Global Overview of Commitment and Progress. In: Higher Education’s Commitment to Sustainability: From Understanding to Action. 20p.2011 UNESP; USP; UNICAMP. Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental. Plataforma em www.earte.net. USP. POLÍTICA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Resolução nº 7465 de 11 de janeiro de 2018, capítulo II artigo 3º inciso IX, São Paulo, Brazil. WALS, A.E.J. (org.) Social learning towards a sustainable world: principles, perspectives, and praxis. Wageningen Academic Publishers, Wageningen. 2007.
 

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