Geral: Contribuir com a formação de profissionais de diversas áreas de conhecimento, apresentando e discutindo os fundamentos e princípios da educação ambiental como paradigma para a compreensão interdisciplinar das principais questões socioambientais da atualidade. Específicos: Que os graduandos de diferentes cursos da USP sejam capazes de: a) Compreender a construção histórica da área de educação ambiental no contexto internacional, nacional e na Universidade de São Paulo e suas repercussões no ensino superior; b) Analisar problemas socioambientais contemporâneos, buscando compreender sua intensificação como decorrência do processo histórico de constituição das sociedades modernas. c) Conhecer possibilidades de ambientalização curricular no ensino superior com foco em práticas participativas e de educomunicação d) Entender a Educação Ambiental em contextos de políticas públicas nacionais e práticas educativas. e) Analisar os limites e as possibilidades da educação ambiental em um contexto de sociedade de risco f) Ser capaz de realizar um diagnóstico socioambiental e propor uma intervenção educadora para um determinado contexto/curso.
O curso pretende disponibilizar aos estudantes um repertório dos fundamentos teórico prático sobre a educação ambiental e suas possibilidades nas diferentes formações acadêmicas. A disciplina abordará as possibilidades da ambientalização curricular e da aprendizagem social para o processo educativo frente às questões ambientais. A produção final do curso ficará ao encargo dos alunos, com a apresentação de um diagnóstico socioambiental e de um projeto/produto de intervenção, elaborado em grupo, para uma realidade específica.
1. O movimento ambientalista e o histórico da Educação Ambiental no Brasil e no mundo; 2. Os documentos legais da Educação Ambiental; 3. Ambientalização curricular e cultura da sustentabilidade; 4. Educação ambiental e políticas públicas; 5. Educação Ambiental na sociedade de risco; 6. Aprendizagem Social e metodologias participativas; 7. Temas socioambientais contemporâneos e a Educação Ambiental; 8. Mídia e Educação Ambiental - a educomunicação; 9. Construção de intervenção educadora (virtual ou presencial) que busque a transformação/revisão/solução de uma determinada problemática: diagnóstico socioambiental, planejamento, mapeamentos participativos e avaliação. A disciplina contará com momentos síncronos e assíncronos: Nos momentos assíncronos os participantes deverão acessar vídeo-aulas, textos, plataformas indicados pelos professores, para subsidiar a elaboração das atividades solicitadas na disciplina, Os momentos síncronos serão desenvolvidos a partir de estratégias participativas e da problematização de conteúdos socioambientais, primando pelo diálogo, estudos compartilhados, produção criativa e coletiva e trocas de experiências. Alguns encontros síncronos serão organizados com subgrupos para supervisão/apoio no processo.
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