Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0029 - Projetos Especiais em Gestão da Inovação
Special Projects in Innovation Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Levar os alunos a entender as principais questões da gestão da inovação, suas características e pontos críticos para obter o sucesso, por meio de problemas reais de empresas. As atividades serão realizadas em equipe e serão focadas no desenvolvimento das competências necessárias para gerenciar com sucesso todo o processo de inovação, de sua concepção até colocar o produto no mercado.
 
Lead students to understand the key innovation management issues, their characteristics, and critical points for success, through real business problems. The activities will be carried out as a team and will focus on the development of the necessary skills to successfully manage the entire innovation process, from its conception to placing the product on the market
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92313 - Fernando Josepetti Fonseca
849935 - Humberto Felipe da Silva
5857892 - José Carlos de Melo Vieira Júnior
 
Programa Resumido
Gestão da inovação. Custos da inovação. Processo de implementação da inovação. Transformando a ideação em negócio. O Mercado de inovação.
 
Innovation management. Costs of innovation. Innovation implementation process. Transforming ideation into business. The Innovation Market
 
 
Programa
Programa O que leva algumas organizações a terem necessidade de gerenciar a inovação; quais são os principais fatores que impulsionam a inovação e como ocorre o processo de difusão. Quais são os principais tipos de inovação que precisam ser considerados; Quais são as principais estratégias para implantar uma de inovação no mercado; Como e de que maneira as empresas procuram obter ideias inovadoras; Quais e como diferentes fatores influenciam a maneira como os gerentes priorizam as escolhas de inovação; Quais os principais desafios para colocar as inovações em prática; De que forma os gestores podem construir uma organização focada na inovação como estratégia de mercado; quais os principais sistemas de avaliação de sucessos de uma ideia inovadora; Gestão de recursos e programas de inovação em uma empresa.
 
Which leads some organizations to have the necessity to manage the innovation; what are the main factors driving innovation and how does the diffusion process occur. What are the main types of innovation that need to be considered; What are the main strategies to implement one of innovation in the market; what and how companies seek innovative ideas; What and how different factors influence the way managers to prioritize innovation choices; What are the key challenges in putting innovations into practice? How managers can build an organization focused on innovation as a market strategy; what are the main success evaluation systems of an innovative idea; Resource management and innovative programs in a company.
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários e Estudos de Casos, aplicação de “Pitchs” (breve apresentação oral de uma ideia, produto ou oportunidade de negócio) e outras formas de apresentação de ideias em empresas. A disciplina será ministrada em formato “metapresencial” (hibrido). Quando não houver condições de alunos participarem de forma metapresencial será permitida a participação não presencial. Os alunos serão reunidos em times fixos ou móveis para a realização das atividades. Como serão abertas 70% das vagas para alunos de engenharia e 30% para alunos de outros cursos, os times deverão ser obrigatoriamente mesclados com alunos de diferentes cursos.
Critério
As avaliações serão: a) contínuas considerando a participação dos alunos nas atividades e as entregas parciais e frequência às aulas; b) avaliação das apresentações parciais dos trabalhos; e c) apresentação final dos trabalhos (apresentação de um Pitch e de um relatório final).
Norma de Recuperação
Em virtude do modelo adota para as aulas não será possível aplicar recuperação.
 
Bibliografia
     
Gestão de Negócios: Visões e dimensões empresariais da Organização. Autores: Cruz Jr, J.B., Rocha, J.A.O. e Tachizawa, T. Editora: ATLAS Gestão Empresarial - de Taylor aos nossos dias Autores: Pereira, M. I. Autor: Ferreira, A. A. e Reis, A.C. F Editora: THOMSON PIONEIRA Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil Autor: Tigre, P. B. Editora: Elsevier
Textos disponibilizados pelos professores da disciplina
Artigos extraídos de revistas especializadas na área de gestão e inovação.
 

Clique para consultar os requisitos para PRG0029

Clique para consultar o oferecimento para PRG0029

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP