Levar os alunos a entender as principais questões da gestão da inovação, suas características e pontos críticos para obter o sucesso, por meio de problemas reais de empresas. As atividades serão realizadas em equipe e serão focadas no desenvolvimento das competências necessárias para gerenciar com sucesso todo o processo de inovação, de sua concepção até colocar o produto no mercado.
Gestão da inovação. Custos da inovação. Processo de implementação da inovação. Transformando a ideação em negócio. O Mercado de inovação.
Programa O que leva algumas organizações a terem necessidade de gerenciar a inovação; quais são os principais fatores que impulsionam a inovação e como ocorre o processo de difusão. Quais são os principais tipos de inovação que precisam ser considerados; Quais são as principais estratégias para implantar uma de inovação no mercado; Como e de que maneira as empresas procuram obter ideias inovadoras; Quais e como diferentes fatores influenciam a maneira como os gerentes priorizam as escolhas de inovação; Quais os principais desafios para colocar as inovações em prática; De que forma os gestores podem construir uma organização focada na inovação como estratégia de mercado; quais os principais sistemas de avaliação de sucessos de uma ideia inovadora; Gestão de recursos e programas de inovação em uma empresa.
Gestão de Negócios: Visões e dimensões empresariais da Organização. Autores: Cruz Jr, J.B., Rocha, J.A.O. e Tachizawa, T. Editora: ATLAS Gestão Empresarial - de Taylor aos nossos dias Autores: Pereira, M. I. Autor: Ferreira, A. A. e Reis, A.C. F Editora: THOMSON PIONEIRA Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil Autor: Tigre, P. B. Editora: Elsevier Textos disponibilizados pelos professores da disciplina Artigos extraídos de revistas especializadas na área de gestão e inovação.