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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Pró-Reitoria de Graduação
 
Disciplina: PRG0031 - Prática, Formação e Educação Interprofissional em Saúde
Interprofessional Practices, Training and Education in Health

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Modalidade de oferecimento da disciplina: híbrida. 

Objetivo:

Reconhecer a formação e a prática interprofissional como componentes para assegurar a qualidade
da atenção à saúde.

Objetivos específicos na perspectiva dos estudantes:

a) Conhecer as semelhanças e diferenças entre os principais conceitos relacionados à educação e ao
trabalho interprofissional em saúde;
b) Compreender o imaginário social das profissões na área de saúde e sua relação com o trabalho
interprofissional;
c) Refletir sobre o cuidado em saúde na perspectiva interprofissional;
d) Conhecer a regulação da formação e das profissões de saúde e sua relação com os desafios para
fortalecer a educação e prática interprofissional em saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5170712 - Bárbara Hatzlhoffer Lourenço
2089970 - Fatima Correa Oliver
3150084 - Valéria Marli Leonello
 
Programa Resumido
No cenário atual internacional, a educação interprofissional (EIP) é reconhecida como componente de
mudanças preconizadas na formação dos profissionais de saúde e na atenção à saúde, que têm por finalidade aumentar a resolubilidade da rede de serviços e a qualidade da assistência e cuidado à saúde. A literatura sobre EIP aponta que a formação dos profissionais deve contemplar tanto a construção da identidade profissional específica de cada área, quanto o aprendizado compartilhado com estudantes de outras áreas. Assim, a EIP busca desenvolver competências que envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho em equipe de saúde, centrado nas necessidades de saúde dos usuários dos serviços e população, com colaboração entre os diferentes profissionais. A EIP está orientada a prática interprofissional e encontra na atenção primária à saúde, caracterizada pela integralidade da saúde, interdisciplinaridade e intersubjetividade profissional – usuário, espaço privilegiado para a introdução precoce da temática na formação profissional em saúde.
 
 
 
Programa
1. Conceitos de Educação Interprofissional, Educação Interdisciplinar, Trabalho Interprofissional,
Colaboração e Prática Colaborativa;
2. Imaginário social das profissões em saúde
3. Cuidado em saúde na perspectiva interprofissional
4. Regulação profissional em saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões em pequenos grupos, videoaulas gravadas, estudo dirigido e mesas redondas com debates.
Critério
Com relação às atividades teórico práticas desenvolvidas na disciplina, presencialmente e por meio do edisciplina, será utilizado um instrumento de avaliação global que utilizará como critérios de avaliação a reflexão dos estudantes acerca da própria profissão, dos eixos estruturantes da prática interprofissional e da literatura apresentada. Essa etapa equivale a 30% da nota final do estudante. Finalmente, cada estudante deverá elaborar uma carta pedagógica reflexiva sobre a experiência vivida na disciplina. Os critérios utilizados para avaliação serão: a articulação com os conteúdos e temas da disciplina; articulação com as vivências/estratégias de ensino da disciplina; e reflexões a respeito do aprendizado na disciplina para a vida acadêmica e profissional. A carta deve ter o mínimo de 500 palavras e deve ser entregue obrigatoriamente em formato PDF via e-disciplina em data pactuada com a turma. Essa etapa equivale a 70% da nota final do estudante. Observada a frequência mínima (70%), os estudantes que participarem e cumprirem as atividades da disciplina e obtiverem nota igual ou superior a 5,0 estarão aprovados.
Norma de Recuperação
Os alunos que tiverem nota entre 3,0 e 4,9 terão a oportunidade de refazer a carta pedagógica reflexiva e neste caso, se aprovado, a nota final será 5,0.
 
Bibliografia
     
Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde.
Saúde e Sociedade [online]. 2004, v. 13, n. 3 [Acessado 20 Outubro 2022] , pp. 16-29. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S0104-12902004000300003
Cox M et al. Measuring the impact of interprofessional education on collaborative practice and patient
outcomes. Journal of Interprofessional Care, 30 (1) (2016), pp. 1-3
Peduzzi M, Silva JAM, Leonello VM. A formação dos profissionais de saúde para a integralidade do cuidado e
a prática interprofissional. In: Educação, Medicina e Saúde:tendências historiográficas e dimensões
interdisciplinares.1a ed. Santo André: UFABC,2018, v.10, p. 141-172. ISBN: 9788565212823.
Peduzzi. O SUS é interprofissional. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 Mar [cited 2022 Oct 14] ; 20( 56):
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Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de
profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev. esc. enferm. USP [Internet].
2013 Ago [citado 2022 Oct 14]; 47( 4 ): 977-983. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-
623420130000400029
Reeves S et al. A BEME systematic review of the effects of interprofessional education. BEME Guide No. 39.
Medical Teacher, v. 38, n. 7, p. 656-668, 2016. Disponível em:
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Reeves S et al. Interprofessional collaboration to improve professional practice and healthcare outcomes.
Cochrane Database of Systematic Reviews, (6), 2017. Disponível em:
https://doi.org/10.1002/14651858.CD000072.pub3
World Health Organization. Framework for action on interprofessional education and collaborative practice.
Geneva; Switzerland: World Health Organization; 2010.
 

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