Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO2201 - Estatística I
Statistics I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Apresentar os conceitos básicos da Estatística e suas aplicações na Engenharia.

Goals:

The course presents the basic concepts of statistics and its applications in engineering.
 
Docente(s) Responsável(eis)
486545 - André Leme Fleury
38808 - Melvin Cymbalista
 
Programa Resumido
Estatística  Descritiva, Cálculo de Probabilidades e Inferência Estatística.

ABSTRACT:

Descriptive Statistics, Probability Calculus and Statistical Inferences.
 
Programa
1.	Probabilidade em espaços discretos
2. Calculo de Probabilidades e Variáveis Aleatórias
3. Distribuições discretas
4. Distribuições contínuas
5. Distribuições de Probabilidades: Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial e Normal
6. Estatística Descritiva
7. Intervalos de confiança
8. Amostragem e Distribuições Amostrais: (t, qui-quadrado e F)
9. Inferência Estatística: Estimação e Testes de Hipóteses
10. Testes não paramétricos
11. Análise de variância (comparação de várias medidas)
12. Análise de Regressão e Correlação (construção de Modelos)
13. Noções de Controle Estatístico de Processos (Gráficos de Controle e Inspeção por Amostragem)

SYLLABUS: PRO2201 - Statistics I

1. Probability in discrete spaces
2. Probability calculus and random variables
3. Discrete distributions
4. Continuous distributions
5. Probability distributions: Binomial, Poisson, Continuous, Exponential and Normal distributions
6. Descriptive Statistics
7. Statistical confidence intervals
8. Sampling and sample distributions: (t, chi-square and F)
9. Statistical inference: estimation and hypotheses tests
10. Non parametric tests
11. Analysis of variance (several means comparison)
12. Regression Analysis and Correlation (model development)
13. Concepts of Statistical Process Control (Control Charts for Inspection and Sampling)
 
Avaliação
     
Método
Provas presenciais
Acrescente-se para as turmas semi presenciais:
O curso de Estatística na modalidade semi presencial é disponibilizado para turmas específicas.
O curso está organizado com os conteúdos e atividades estruturados em um ambiente virtual de aprendizagem elaborado exclusivamente para esta finalidade, anunciado em espaço apropriado no portal http://www.pro.poli.usp.br.
O acesso ao curso é realizado por meio de usuário e senha disponibilizados aos alunos matriculados, professores e monitores que participam do ambiente de aprendizagem em que se desenvolve a disciplina.
Para efetivo aproveitamento e aprendizagem, cada aluno deve acessar os conteúdos disponibilizados em vídeo, resolver os casos e exercícios propostos, verificar seus acertos e erros, publicar suas dúvidas e questões nos espaços apropriados. O período ideal de realização destas atividades é indicado no ambiente virtual no início de cada módulo.
Os professores responsáveis pelo curso estão presentes em sala de aula em 50% da carga horária prevista para a disciplina.
Cada unidade de estudo inclui um conjunto atividades e cada atividade pode incluir um ou mais recursos; o conjunto de recursos por atividades é apresentado a seguir:


Atividades - Número de recursos / atividade


Introdução - 1
Web aulas - 1 ou mais
Casos - 1
Resolução dos casos - 1
Exercícios comentados - 1 ou mais
Exercícios resolvidos - 5 ou mais
Síntese - 1
Revisão - 1
Exercícios propostos selecionados - 5 ou mais
Exercícios propostos complementares - 5 ou mais

A freqüência dos alunos é calculada utilizando as informações sobre acesso aos recursos das atividades. Para que um módulo seja considerado como cursado completamente, o aluno deve acessar pelo menos 10 recursos por módulo. Caso o aluno complete uma fração deste número (de 0 a 9 recursos), a freqüência no módulo será calculada proporcionalmente.
A freqüência final é calculada como a média da freqüência do aluno nos diferentes módulos.
Para fins de aprovação, esta freqüência deverá ser de pelo menos 75%.
O curso conta com a presença de monitores – alunos escolhidos pelos professores responsáveis - para atendimento das dúvidas, presencialmente e a distância.
O acesso ao curso requer um computador com configurações básicas e acesso à internet.
Os alunos que tiverem dificuldades de acesso aos conteúdos do curso podem utilizar as salas de informática disponíveis na POLI.

EVALUATION METHOD:

On-site examinations
To be added for blended learning courses:
The blended learning course of Statistics is available for specific classes.
The course has its contents and activities structured in a virtual learning environment, designed exclusively for this purpose, referenced at the portal http://www.pro.poli.usp.br.
Access to the course is made with username and password, available for enrolled students, professors, tutors and monitors who participate at the learning virtual environment developed for this discipline.
For effective learning, each student must access avaliable video content, resolve cases and proposed exercises, check answers, post questions and participate in discussions at appropriate spaces. The ideal period to execute these activities is presented at the virtual environment, at the beginning of each module.
Responsible professors will attend presentially at classroom in 50% of the total estimated time for the discipline.
Each study unit includes a group of learning activities and each learning activity includes one or more resources; the number of resources per activity is presented below:


Activities - Number of resources per activity


Introduction - 1
Web classes - 1 or more
Case - 1
Case resolution - 1
Commented exercises - 1 or more
Solved exercises - 5 or more
Summary - 1
Review - 1
Selected exercises - 5 or more
Additional exercises - 5 or more


Student attendance is calculated based on the information about his (hers) access at the available resources. For a module to be considered completed, a student must visit at least 10 resources per module. If the student completes a fraction of this number (0 to 9 visits), the frequency will be calculated proportionally on the module.
The final frequency is calculated as the average frequency of students in different modules.
For approval, this frequency should be at least 75%.
Each class has one monitor, a student selected by the responsible professors, to address questions, personally or electronically.
Access to the course requires a computer with basic settings and internet access. Students who have difficulties accessing the course content can use the computer rooms available at POLI.
Critério
Média de pelo menos duas provas.

Criterion for approval:

Average of at least two examinations.
Norma de Recuperação
Uma prova de recuperação.

Norms for remedial work:

One final examination.
 
Bibliografia
     
1.	Bussab,W.O. ; Moretin, P.A.Estatística Básica.Atual.1987;
2. Costa Neto,P.L.O.Estatística.2.ed. Edgard Blucher. 2002;
3. Costa Neto,P.L.O.; Cymbalista,M. Probabilidades. Edgard Blucher. 1974.
4. Devore,J.L.Probability and Statistics for Engineering and the Sciences,4ed,Duxbury.1995;
5. Kume,H.Métodos Estatísticos para a Melhoria da Qualidade. trad. Dario Miyake.São Paulo.Ed.Gente,1993;
6. Hogg,R.V.Probability and Statistical Inference.5ed.Prentice Hall.1996;
7. Montgomery,D.C.; Runger.G.C.Applied Statistics and Probability for Engineering, John Wilev, 1994;
8. Ross.S.M. Introduction to Probability and Statistics for Engineering and Scientists. John Wiley,1987.
9. Schiff, D.; D’Agostino,R.B. Practical Engineering Statistics. Nova York, John Wiley,1996.
 

Clique para consultar os requisitos para PRO2201

Clique para consultar o oferecimento para PRO2201

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP