Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO2317 - Ergonomia II
Ergonomics II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Apresentar conceitos de ergonomia cognitiva para o desenvolvimento do projeto·	
Permitir o aprendizado de metodologias de análise que permitam relevar o uso dos objetos, com base no uso efetivo.

Goals:

To present concepts in cognitive ergonomics applied in project development.To present analysis methodologies to highlight the use of objects base on effective use.
 
Docente(s) Responsável(eis)
2084867 - Fausto Leopoldo Mascia
93248 - Laerte Idal Sznelwar
5778633 - Uiara Bandineli Montedo
 
Programa Resumido
Noções básicas de neurofisiologia centradas na percepção e funcionamento do cérebro
Ser humano cognitivo, a aquisição e o tratamento da informação
Capacidade discricionária do ser humano e apresentação de informações
Estratégias de exploração do espaço
Memória e suas características
Inteligência humana e uso de equipamentos e ferramentas
Modelos mentais e representação mental
Aprendizagem humana
Noções de linguagem e significado
Determinantes da atividade humana
Atividades humanas e usos
Design e propiciação
Análise da atividade ligada ao uso de equipamentos, objetos e estações de trabalho.

Abstract:

Neurophysiology of perception and brain properties
Human cognition
Human capabilities and information display
Cognitive strategies and space
Memory properties
Human intelligence and uses of equipments and tools
Mental models and mental representation
Human learning
Language and meaning
Determinants of human activity
Human activities and object uses
Design and affordance
Activity analysis and equipment use, objects and workstations

 
Programa
Noções básicas de neurofisiologia centradas na percepção e funcionamento do cérebro
Ser humano cognitivo, a aquisição e o tratamento da informação
Capacidade discricionária do ser humano e apresentação de informações
Estratégias de exploração do espaço
Memória e suas características
Inteligência humana e uso de equipamentos e ferramentas
Modelos mentais e representação mental
Aprendizagem humana
Noções de linguagem e significado
Determinantes da atividade humana
Atividades humanas e usos
Design e propiciação
Análise da atividade ligada ao uso de equipamentos, objetos e estações de trabalho.

Syllabus - PRO2317 - Ergonomics II.

Neurophysiology of perception and brain properties
Human cognition
Human capabilities and information display
Cognitive strategies and space
Memory properties
Human intelligence and uses of equipments and tools
Mental models and mental representation
Human learning
Language and meaning
Determinants of human activity
Human activities and object uses
Design and affordance
Activity analysis and equipment use, objects and workstations
 
Avaliação
     
Método
Prova, exercícios e estudos de casos.

Evaluation method:

Exam, exercises and case studies.
Critério
Análise de uma situação de trabalho e de uso de ferramentas e equipamentos·
Prova
Participação nas atividades (exercícios) em sala de aula
Critério : M = (A+ P +E)/3 média ponderada de três notas.

Criterion for approval:

Work situation analysis and tools/equipments use analysis.
Exam.
Activities in class – exercises.
Weighted average of exam, exercises and project grades
Norma de Recuperação
MF = (M+R)/2 sendo que MF é a média final do aluno, M é a nota obtida durante o curso e R a nota de recuperação.

 
Bibliografia
     
1.FALZON, P. Ergonomie Cognitive du Dialogue. Grenoble, PUG, 1989.
2.LEPLAT, J.; TERSSAC, G. de. Les Facteurs Humaines de la Fiabilité. Toulouse : Octarès, 1990.
3.MADDIX, F. Human-computer interaction. New York, Ellis Horwood, 1990.
4.WISNER, A. A inteligência no trabalho. São Paulo, FUNDACENTRO, 1993.
5.CONTADOR, J.C. Gestão de Operações. São Paulo, Edgard Blücher, 1997.
6.DEJOURS, C. O Fator Humano. São Paulo, FGV Editora, 1995.
7.GUÉRIN, F. et al. Compreender o trabalho para transformá-lo. São Paulo, Edgard Blucher, 2001.
8.KROEMER, K.H.E.; GRANDJEAN, E. Fitting the task to the human. London, Taylor & Francis, 1997
9.MALINE, J. Simuler le travail : une aide à la conduite de projet. Lyon, ANACT, 1994.
 

Clique para consultar os requisitos para PRO2317

Clique para consultar o oferecimento para PRO2317

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP