Apresentar a estruturação e gestão do processo de desenvolvimento de produtos. O desenvolvimento é abordado como um processo amplo de negócio, abrangendo todo o ciclo de vida do produto e compreende a integração com o planejamento estratégico da empresa (definição da carteira de produtos e projetos de desenvolvimento), as fases da engenharia, lançamento e acompanhamento do produto durante a sua comercialização e operação até a sua retirada do mercado e as atividades de reciclagem, reutilização ou descarte.Goals:To present the structure and management of product development process. The development is considered as a wide process of business, covering the entire product life cycle and include the integration with the company’s strategic planning (definition of the portifolio of products and development projects), the engineering phases, product launching and monitoring during commercialization and operation up to his retreat of the market and the activities of recycling, reuse and discard.
Gestão do processo de desenvolvimento de produtos. O modelo do processo de desenvolvimento de produtos. Atividades genéricas do modelo. Planejamento estratégico de produtos. Planejamento do projeto. Projeto informacional. Projeto conceitual. Projeto detalhado. Preparação da produção do produto. Distribuição do produto.Avaliação do produto e processo. Descontinuidade do produto.
Gestão do processo de desenvolvimento de produtos. O modelo do processo de desenvolvimento de produtos. Atividades genéricas do modelo. Planejamento estratégico de produtos. Planejamento do projeto. Projeto informacional. Projeto conceitual. Projeto detalhado. Preparação da produção do produto. Distribuição do produto.Avaliação do produto e processo.Descontinuidade do produto. Syllabus: PRO2318 - Project Management in Design Product development process management.The product development process modelGeneral activities of the modelStrategic planning of productsProduct planningInformational project Conceptual projectDetailed projectPreparing product productionProduct distributionProcess and product evaluationProduct retreat
GURGEL, F. A. Administração do produto. São Paulo: Editora Atlas, 2001.MACHADO, M. C., TOLEDO, N. N. Gestão do processo de desenvolvimento de produtos: uma abordagem baseada na criação de valor. São Paulo: Editora Atlas, 2008.ROSENFELD, H. et. al. Gestão de desenvolvimento de produtos. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.TAKAHASHI, S., TAKAHASHI, V. P. Gestão de inovação de produtos. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2007.