Visa à formação da visão do aluno acerca do papel estratégico e organizacional da TI, bem como seu impacto na gestão das empresas. O curso da ênfase ao estudo de casos (didáticos e/ou baseados em situações reais) como principal estratégia de aprendizado.Goals:Aims at forming students’ vision of the strategic and organizational role of IT, as well as its impact on business management. The course emphasizes case studies (didactic and/or based on real situations) as its principal teaching strategy.
1. Ligação entre estratégia de TI e estratégia de negócios. Estratégia Competitiva. Modelo para análise e avaliação da Tecnologia da Informação. O método dos fatores críticos de sucesso e o processo de sua identificação Desdobramentos dos FCS: Balanced Scorecard como direcionador dos projetos de TI.2. Posicionamento estratégico da TI nas empresas: Grid Estratégico, Cadeia de valor e matriz intensidade de informação. Gestão de Portfólio de Projetos de TI, Descentralização e centralização da TI. Modelos de Estágios de Informatização.3. O modelo do alinhamento estratégico. Maturidade do Alinhamento Estratégico. Diagnóstico integrado do papel da TI nas organizações.4. Avaliação da eficácia da TI. A escada de avaliação de benefícios. Modelos integrativos de avaliação. Participação dos usuários e organização das equipes de TI.5. Aplicações de TI voltadas à Gestão de Operações. Gestão do conhecimento. Sistemas Integrados de Gestão. Internet e E-business. CRM. Gestão de Operações de TI.1. Connection between IT strategy and business strategy. Competitive Strategy. Model for analysis and evaluation of information technology. The Critical Success Factor method and the process of identifying them. Deployments of the CSF: Balanced Score Card as a guide for IT projects.2. Strategic positioning of IT in the companies: Strategic Grid, Value chain and matrix of information intensity. Management of IT Projects Portfolio, Decentralization and centralization of IT. Models for Computerization Stages.3. The strategic alignment model. Maturity of Strategic Alignment. Integrated Diagnosis of the role of IT in organizations 4. Evaluation of IT effectiveness. The benefits evaluation scale. Integrative evaluation modes. User participation in the organization of IT teams. Page 1 of 2 Examples 9/3/2010 http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=pro2513&nomdis=&print=true5. IT Applications dedicated to Operations Management. Knowledge management. Integrated Management Systems. Internet and E-business. CRM. IT Operations Management
1. Ligação entre estratégia de TI e estratégia de negócios. Estratégia Competitiva. Modelo para análise e avaliação da Tecnologia da Informação. O método dos fatores críticos de sucesso e o processo de sua identificação Desdobramentos dos FCS: Balanced Scorecard como direcionador dos projetos de TI.2. Posicionamento estratégico da TI nas empresas: Grid Estratégico, Cadeia de valor e matriz intensidade de informação. Gestão de Portfólio de Projetos de TI, Descentralização e centralização da TI. Modelos de Estágios de Informatização.3. O modelo do alinhamento estratégico. Maturidade do Alinhamento Estratégico. Diagnóstico integrado do papel da TI nas organizações.4. Avaliação da eficácia da TI. A escada de avaliação de benefícios. Modelos integrativos de avaliação. Participação dos usuários e organização das equipes de TI.5. Aplicações de TI voltadas à Gestão de Operações. Gestão do conhecimento. Sistemas Integrados de Gestão. Internet e E-business. CRM. Gestão de Operações de TI.Syllabus: PRO2513 - Information Technology Management1. Connection between IT strategy and business strategy. Competitive Strategy. Model for analysis and evaluation of information technology. The critical success factor method and the process of identifying them. Deployments of the CSF: Balanced Score Card as a guide for IT projects.2. Strategic positioning of IT in the companies: Strategic Grid, Value chain and matrix of information intensity. Management of IT Projects Portfolio, Decentralization and centralization of IT. Models for Computerization Stages.3. The strategic alignment model. Maturity of Strategic Alignment. Integrated Diagnosis of the role of IT in organizations 4. Evaluation of IT effectiveness. The benefits evaluation scale. Integrative evaluation modes. User participation in the organization of IT teams. 5. IT applications devoted to Operations Management. Knowledge management. Integrated Management Systems. Internet and e-business. CRM. IT Operations Management.
Bibliografia BaseLAURINDO, F.J.B. "Tecnologia da Informação: eficácia nas organizações" - São Paulo, Editora Futura, 2002, 248 p.Bibliografia AdicionalCARVALHO, M. M.; LAURINDO, F. J. B.; PESSÔA, M. S. P. Information Technology Project management to achieve efficiency in Brazilian Companies. In: KAMEL, Sherif. (Org.). “Managing Globally with Information Technology”, Hershey, p. 260-271, 2003.CARVALHO, M.M.; LAURINDO, F.J.B. "Estratégias para Competitividade" - São Paulo, Editora Futura, 2003.Laurindo, F. J. B., Carvalho, M. M. Technology Enhancing New Product Development in a Brazilian Company In: Euroma, 2002, Copenhagen. EurOMA2002 - Operations Management and the New Economy. Copenhagen: Copenhagen Business School and Aalborg University, 2002. p.843 - 854Laurindo, F. J. B.; Carvalho, M. M.; Shimizu, T. Information Technology Strategy Alignment: Brazilian Cases. In: KANGAS, Kalle. (Org.). “Business Strategies for Information Technology Management”. Hershey, p. 186-199, 2003.LAURINDO, F.J.B. "Tecnologia da Informação e o Seis Sigma" - In: Rotondaro, Roberto G., org..Seis Sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo : Atlas, 2002, p.358-375.LAURINDO, F.J.B.; MESQUITA, M.A. Material Requirements Planning: 25 anos de história - Uma revisão do passado e prospecção do futuro. Um Gestão & Produção, v.7,n.3, p.320-337,dez.2000.LAURINDO, F.J.B.; PESSÔA, M.S.P. "Sistemas Integrados de Gestão" - In: Amato Neto, João, org..Manufatura classe mundial: conceitos, estratégias e aplicações. São Paulo : Atlas, 2001, p.114-130.LAURINDO, F.J.B.; SHIMIZU, T.; CARVALHO, M.M.; RABECHINI JR, R. "O Papel da Tecnologia da Informação (TI) na Estratégia das Organizações”. Revista G&P: Gestão e Produção, Vol.8, n.2, p.160-179, São Carlos, agosto 2001.MCGOWAN, W.G. Revolução em Tempo Real: Gerenciando a Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro, Campus, 1997.PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1996, 362p.Basic Bibliographical references LAURINDO, F.J.B. "Tecnologia da Informação: eficácia nas organizações" - São Paulo, Editora Futura, 2002, 248 p. Additional Bibliographical References CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F. J. B.; PESSÔA, M. S. P. Information Technology Project management to achieve efficiency in Brazilian Companies. In: KAMEL, Sherif. (Org.). "Managing Globally with Information Technology", Hershey, p. 260-271, 2003. CARVALHO, M.M.; LAURINDO, F.J.B. "Estratégias para Competitividade" - São Paulo, Editora Futura, 2003. Laurindo, F. J. B., Carvalho, M. M. Technology Enhancing New Product Development in a Brazilian Company In: Euroma, 2002, Copenhagen. EurOMA2002 - Operations Management and the New Economy. Copenhagen: Copenhagen Business School and Aalborg University, 2002. p.843 - 854Laurindo, F. J. B.; Carvalho, M. M.; Shimizu, T. Information Technology Strategy Alignment: Brazilian Cases. In: KANGAS, Kalle. (Org.). "Business Strategies for Information Technology Management". Hershey, p. 186-199, 2003. LAURINDO, F.J.B. "Tecnologia da Informação e o Seis Sigma" - In: Rotondaro, Roberto G., org..Seis Sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo : Atlas, 2002, p.358-375. LAURINDO, F.J.B.; MESQUITA, M.A. Material Requirements Planning: 25 anos de história - Uma revisão do passado e prospecção do futuro. Um Gestão & Produção, v.7,n.3, p.320-337,dez.2000. LAURINDO, F.J.B.; PESSÔA, M.S.P. "Sistemas Integrados de Gestão" - In: Amato Neto, João, org..Manufatura classe mundial: conceitos, estratégias e aplicações. São Paulo : Atlas, 2001, p.114-130. LAURINDO, F.J.B.; SHIMIZU, T.; CARVALHO, M.M.; RABECHINI JR, R. "O Papel da Tecnologia da Informação (TI) na Estratégia das Organizações". Revista G&P: Gestão e Produção, Vol.8, n.2, p.160-179, São Carlos, agosto 2001. MCGOWAN, W.G. Revolução em Tempo Real: Gerenciando a Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro, Campus, 1997. PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1996, 362p. Click to see prerequisites for PRO2513Click to see availability of PRO2513 Page 2 of 2 Examples 9/3/2010 http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=pro2513&nomdis=&print=true