Apresentar aos discentes noções básicas sobre metodologia quantitativa, enfocando tipos de pesquisa, instrumentos para coleta e mensuração de dados e instrumentos de análise.Proporcionar aos alunos os conhecimentos teórico-práticos necessários para o desenvolvimento de pesquisas quantitativas em gestão de operações e capacitá-los a realizar análises estatísticas multivariadas.
Conceitos básicos em pesquisa, tipos de pesquisa, coleta de dados, revisão de métodos estatísticos para análise de dados, introdução aos modelos de estatística multivariada.Aplicação prática da abordagem quantitativa da metodologia de pesquisa aplicada à gestão de operações. Trabalha-se com as técnicas de estatística descritiva (distribuição de frequência, tabulação cruzada, entre outras) além do teste de hipóteses. Trabalha-se também com técnicas de estatística multivariada, entre elas a correlação, regressão múltipla, análise multivariada de variância (MANOVA), análise fatorial, análise de clusters (conglomerados) e análise discriminante.
• Introdução• Mensuração e escala: • Instrumento de coleta de dados• Amostragem• Coleta de Dados• Tabulação e apresentação dos resultados• Revisão de análise univariada• Revisão de análise bivariada• Visão geral das técnicas multivariadas• Preparação para análise multivariada• Análise fatorial• Análise de conglomerados• Regressão linear múltipla• Análise discriminante e regressão logística• Análise multivariada de variância (MANOVA)
HAIR, Joseph F; BABIN, Barry; MONEY, Arthur; SAMOUEL, Philip. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Ed Bookman, 2005HAIR, Joseph F.; BLACK, William C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronald L. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Ed Bookman, 2009ANDERSON, T. W. An introduction to multivariate statistical analysis. New York: John Wiley, 2003BELFIORE, Patricia; CHAN, Betty; FAVERO, Luiz Paulo; SILVA, Fabiana L. . Análise de Dados - Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2009AAKER, D.A, KUMAR, DAY Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2001. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1997.STEVENSON, W. J. Estatística aplica à administração. São Paulo: Atlas, 1981.TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2005