Discutir os principais conceitos, funções e o conteúdo das atividades de marketing nas organizações. Mostrar o relacionamento dos conhecimentos das áreas do comportamento do consumidor com a gestão de marketing, os estudos de mercado e sua importância como ferramenta de apoio à decisão, o planejamento de canais de marketing, bem como o uso da tecnologia da informação na gestão de marketing. Discuss the main concepts, functions and content of marketing activities in organizations. Goals:Show the relationship of knowledge in the areas of consumer behavior to marketing management, market research and its importance as a tool for decision support, planning of marketing channels and the use of information technology in marketing management.
1.Conceitos fundamentais de marketing2.Papel do marketing nas empresas3.Marketing e outras funções das empresas4.Cadeia de valor e satisfação dos clientes5.Estratégia competitiva e marketing6.Planejamento e operação de marketing7.Canais de marketing 8.Segmentação, público-alvo e posicionamento competitivo9.Comportamento do consumidor e determinantes10.Marca e comunicação visual11.Marketing de serviços12.Estudos de mercado13.Concepção e gestão de mix de produtos e de serviços14.Valor e formação de preço. 15.Marketing e tecnologia de informação16.Tendências do Marketing Abstract:1.Main concepts related to marketing. 2.The marketing function in companies. 3.Marketing and other business functions. 4.Value chain and customer satisfaction. 5.Competitive strategy and marketing. 6.Planning and marketing operation. 7.Marketing channels. 8.Segmentation, target audience and competitive positioning. 9.Consumer behavior and determinants. 10.Brand and visual communication. 11.Marketing of services.12.Market Research. 13.Design and management of product mix and services. 14.Value and price formation. 15.Marketing and information technology. 16.Trends in marketing.
Conceitos fundamentais de marketing. Papel do marketing nas empresas. Marketing e outras funções das empresas. Cadeia de valor e satisfação dos clientes. Estratégia competitiva e marketing. Planejamento e operação de marketing. Canais de marketing. Segmentação, publico-alvo e posicionamento competitivo. Comportamento do consumidor e determinantes. Marca e comunicação visual. Marketing de serviços. Estudos de Mercado. Concepção e gestão de mix de produtos e serviços. Valor e formação de preço. Marketing e tecnologia de informação. Tendências do marketing. Main concepts related to marketing. Syllabus: PRO2614 - Principles of Marketing for Production Engineering The marketing function in companies. Marketing and other business functions. Value chain and customer satisfaction. Competitive strategy and marketing. Planning and marketing operation. Marketing channels. Segmentation, target audience and competitive positioning. Consumer behavior and determinants. Brand and visual communication. Marketing services. Market Research. Design and management of product mix and services. Value and price formation. Marketing and information technology. Trends in marketing.
COBRA, M. (1987) Marketing Básico. São Paulo : Atlas.COUGHLAN, A.T., ANDERSON, E., STERN, L.W., EL-ANSARY, A. (2002) Canais de marketing e distribuição. Porto Alegre : Bookman. GUMESSON, E. (1987) The new marketing: developing long term interactive relationship. Long Range Planning, v.20, n.4.KOTLER, P. KELLER, (2006) K.L. Administração de Marketing. 12°Edição. Pearson Prentice Hall.MALHOTRA, N. (2006) Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4° Edição. Porto Alegre : Bookman.