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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO2614 - Princípios de Marketing para a Engenharia de Produção
Principles of Marketing for Operations Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Discutir os principais conceitos, funções e o conteúdo das atividades de marketing nas organizações. Mostrar o relacionamento dos conhecimentos das áreas do comportamento do consumidor com a gestão de marketing, os estudos de mercado e sua importância como ferramenta de apoio à decisão, o planejamento de canais de marketing, bem como o uso da tecnologia da informação na gestão de marketing. Discuss the main concepts, functions and content of marketing activities in organizations. 

Goals:

Show the relationship of knowledge in the areas of consumer behavior to marketing management, market research and its importance as a tool for decision support, planning of marketing channels and the use of information technology in marketing management.
 
Docente(s) Responsável(eis)
2082441 - Miguel Cezar Santoro
2184455 - Roberta de Castro Souza Piao
 
Programa Resumido
1.Conceitos fundamentais de marketing
2.Papel do marketing nas empresas
3.Marketing e outras funções das empresas
4.Cadeia de valor e satisfação dos clientes
5.Estratégia competitiva e marketing
6.Planejamento e operação de marketing
7.Canais de marketing
8.Segmentação, público-alvo e posicionamento competitivo
9.Comportamento do consumidor e determinantes
10.Marca e comunicação visual
11.Marketing de serviços
12.Estudos de mercado
13.Concepção e gestão de mix de produtos e de serviços
14.Valor e formação de preço.
15.Marketing e tecnologia de informação
16.Tendências do Marketing

Abstract:

1.Main concepts related to marketing.
2.The marketing function in companies.
3.Marketing and other business functions.
4.Value chain and customer satisfaction.
5.Competitive strategy and marketing.
6.Planning and marketing operation.
7.Marketing channels.
8.Segmentation, target audience and competitive positioning.
9.Consumer behavior and determinants.
10.Brand and visual communication.
11.Marketing of services.
12.Market Research.
13.Design and management of product mix and services.
14.Value and price formation.
15.Marketing and information technology.
16.Trends in marketing.
 
Programa
Conceitos fundamentais de marketing. Papel do marketing nas empresas. Marketing e outras funções das empresas. Cadeia de valor e satisfação dos clientes. Estratégia competitiva e marketing. Planejamento e operação de marketing. Canais de marketing. Segmentação, publico-alvo e posicionamento competitivo. Comportamento do consumidor e determinantes. Marca e comunicação visual. Marketing de serviços. Estudos de Mercado. Concepção e gestão de mix de produtos e serviços. Valor e formação de preço. Marketing e tecnologia de informação. Tendências do marketing. Main concepts related to marketing. 

Syllabus: PRO2614 - Principles of Marketing for Production Engineering

The marketing function in companies. Marketing and other business functions. Value chain and customer satisfaction. Competitive strategy and marketing. Planning and marketing operation. Marketing channels. Segmentation, target audience and competitive positioning. Consumer behavior and determinants. Brand and visual communication. Marketing services. Market Research. Design and management of product mix and services. Value and price formation. Marketing and information technology. Trends in marketing.
 
Avaliação
     
Método
Provas, exercícios e trabalhos em grupo.

Evaluation method:

Lessons, exercises and works in group
Critério
Média ponderada dos instrumentos de avaliação

Approval Criteria:

Weighted mean of evaluation instruments
Norma de Recuperação
Prova de Recuperação

Norms for remedial work:

Revaluation Test
 
Bibliografia
     
COBRA, M. (1987) Marketing Básico. São Paulo : Atlas.
COUGHLAN, A.T., ANDERSON, E., STERN, L.W., EL-ANSARY, A. (2002) Canais de marketing e distribuição. Porto Alegre : Bookman.
GUMESSON, E. (1987) The new marketing: developing long term interactive relationship. Long Range Planning, v.20, n.4.
KOTLER, P. KELLER, (2006) K.L. Administração de Marketing. 12°Edição. Pearson Prentice Hall.
MALHOTRA, N. (2006) Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4° Edição. Porto Alegre : Bookman.
 

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