1. Concepção do Produto2. Avaliação do preço do produto 3. Desenvolvimento do Produto4. Desenvolvimento dos Desenhos de Engenharia5. Resolução do Processo6. Sistema de Informação e Lay-out7. Viabilidade Comercial e Engenharia de ValorGoals:1. Product concept2. Product price assessment3. Product development4. Development of Engineering Designs5. Process Resolution6. Information system and Lay out7. Commercial viability and Value Engineering
1. Ergonomia - Modelo do sistema humano2. Interligação com conceitos econômicos - Sistemas de Custeio3. Caraterísticas Mercadológicas4. Atendimento da necessidade do usuário e seu desdobramento nas etapas do projeto (QFD - Quality Function Deployment)5. Engenharia de Valor6. Registros de Engenharia - composição do produto, memorial descritivo, montagem, fabricação, resolução do processo, movimentação e planilha de pré-cálculo.7. Tecnologia de Embalagem8. Requisitos ambientais e do projetoAbstract:1.Ergonomics – human system model2. Interconnection with economic concepts – Costing system3. Marketing features4. Meeting user needs and its deployment over project stages (QFD – Quality Function Deployment)5. Value engineering6. Engineering records – composition of product, descriptive memorial, assembly, manufacturing, process resolution 7. Packaging technology8. Environmental and project requirements
1. Concepção do produtoPesquisa de necessidades e definição do nicho de mercadoDefinição do conceito do mercado resumindo o perfil de seus participantes e elencando o conjunto de necessidades afins.Ferramentas de criatividadeRealização de uma macro análise funcionalEstudo da possível segmentação do mercadoEstudo da diferenciação do produtoEstratégica da comercialização estudando-se os canais de distribuição2. Avaliação do preço do produtoPesquisa - procura de produtos e preços no mercadoElaboração da escala de avaliação de preçosDeterminação do valor mercadológico do produto em desenvolvimentoEstudo das linhas de similaridades e elaboração da relação detalhada das idéias a serem aproveitadasEstudo comparativo dos vários produtos, colecionados nos estudo de similaridade.3. Desenvolvimento do ProdutoElaboração de um desenho conjunto esclarecendo o máximo possível de detalhesEspecificações técnicas de todas as matérias-primas, selecionadas para a fabricação do produtoEstudo detalhado e desenho da embalagem do produto, desenvolvendo-se a embalagem de contenção, apresentação e comercializaçãoEspecificação das matérias a serem utilizadas na embalagem do produtoEspecificação técnica dos componentes e acessórios de aquisição externaNormas de recebimento e de ensaios de matéria primas ou componentes externosLevantamento das exigências mercadológicas, normas de segurança do usuário, cautela no manuseio das cargas, segurança no armazenamento e transporte do produto.4. Desenvolvimento dos Desenhos de EngenhariaDesenhos de engenharia completosListagem de materiais e de componentes externos com todas as suas especificaçõesPontos críticos com as recomendações, ou providências já tomadas, para eliminá-los ou administrá-los5. Resolução do ProcessoDeterminação da quantidade mensal de fabricação de cada peça, utilizando técnicas comparativas de mercadoElaboração das fichas de resolução do processo de cada peçaIndicação detalhada dos dispositivos e das ferramentasLevantamento cuidadoso dos pontos críticos de manufatura e desenvolvimento de um programa para sua correçãoInstrumental para controle de qualidade e controle funcional6. Sistema de informação e LayoutEstudo e adoção de um sistema de codificaçãoEstudo dos fluxos de processo e montagemVisualização dos fluxos dos materiais e seu inter-relacionamento com os pontos de armazenagemLay-out preliminar da futura fábrica dos produtos em desenvolvimentoElaboração final de todas as fichas de fabricação e montagem7. Viabilidade Comercial e Engenharia de ValorCalculo do custo industrialCálculo do preço de venda da indústria para o varejoCálculo do preço de etiquetaComparação do valor mercadológico, com o valor econômicoEngenharia de Valor.Syllabus: PRO2715 - Product and Process Design1. Product conceptResearch on needs and definition of market nicheDefinition of market concept summarizing participant profile and staffing the set of related needs.Creativity toolsUndertaking a macro functional analysisStudy of possible market segmentationStudy of product differentiationCommercialization strategy studying distribution channels2. Evaluation of product priceResearch – search for products and prices on the marketDevelop a scale for price evaluationDetermine market value for product under developmentStudy of lines of similarities and development of a detailed list of the ideas to be exploited Comparative study of several products collected in the similarity study3. Product developmentDevelopment of a design set clarifying the maximum possible detailsTechnical specifications for all raw materials selected for product manufactureDetailed study and packaging design for products, developing the containment packaging, presentation and commercializationTechnical specifications for components and accessories to be acquired externallyNorms for receipt and for testing of raw materials or outside componentsSurvey of marketing requirements, user safety norms, caution in the handling of positions, safety in storage and transportation of product4. Development of Engineering DesignComplete engineering designsList of materials and external components with all their specificationsCritical points with recommendations, or measures already taken, to eliminate or administer them. Page 1 of 2Examples9/3/2010 http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=pro2715&nomdis=&print=true 5. Process ResolutionDetermine the monthly quantities needed to manufacture each piece, using comparative market techniquesDeveloping resolution for the process for each pieceDetailed indications for the devices and toolsCareful survey of the critical points for manufacturing and development of a program to correct themInstruments for quality control and functional control6. Information and Layout SystemStudy of adoption of a codification systemStudy of process flows and assemblyVisualization of the flow of materials and their interrelationship with the storage pointsPreliminary layout of the future factory for products under developmentFinal development of all the records of manufacturing and assembly7. Commercial Viability and Value EngineeringIndustrial cost calculationSale price calculation for industry and retailSticker price calculationComparison of market value with economic valueValue engineering
GURGEL, F. - Administração do Produto - Editora Atlas 1995 BACK, N., Metodologia de Projeto Produto Industrial, Guanabara 1983GURGEL, F. - Administração do Produto – volume dois material de consulta – cópia disponível na Secretaria TécnicaGURGEL, Floriano do Amaral, - Embalagem, Design, Tecnologia e Comercialização – São Paulo – Vanzolini 1997Toledo, Nilton Nunes, Metodologia para o desenvolvimento de produtos para serem fabricados em série. São Paulo 1994 – 132 páginas Tese de Doutoramento – Escola Politécnica – USPMyasaki, Maurício Makoto – Metodologia para o lançamento de produtos na Indústria de Alimentos – São Paulo 1996 – Trabalho de Formatura – Escola Politécnica/uspNormas Técnicas da ABNT – NB 8/70 – NB 13 – NB42 – NB72 – NB 71 – p-NB43Dixon, John R. Design Engineering MC Graw-Hill, NYIlda, Itiro, Ergonomia, Projeto e Estratégia de Produto – Editora Edgard Blucher, 1990Luck, Bavid J., Política e Estratégia de Produto – Atlas – SPSpencer, Seo and Simkin, Mangerial Economics – Richard D. Irwin Inc. IllinoisCrosby, Andrew C., Criatividade e desempenho na Organização Industrial, Atlas – SpSeragini, Lincoln., Fundamentos de Embalagem – FCAV – SPPapelão Ondulado ABNT – MB-120-PO: 01.7 005 – CB-51 TB-42 – CE 01.7 NBR NB 1312/79Silva, Vera Lúcia Pinheiro, Aplicações práticas do Código de Barras/ Nobel 1989Baxter, Mike – Projeto de Produto – Edgard Blucher – 1998Bibliographical referencesGURGEL, F. – Administração do Producto – Editora Atlas 1995BACK, N., Metodologia de Projeto do Produto Industrial, Guanabara, 1983GURGEL, F .- Administração do Produto – volume dois material de consulta – cópia disponível na Secreataria TénicaGURGEL, Floriano do Amaral, - Embalagem, Design, Tecnologia e Comercialização – Sao Paulo – Vanzolini 1997Toledo, Nilton Nunes, Metodologia para o desenvolvimento de produtos para serem fabricados em série. São Paulo 1994 – 132 páginas Tese de Doutoramento – Escola Politécnica/USPMyasaki, Maurício Makoto – Metodologia para lançamento de produtos na Indústria de Alimentos –São Paulo 199B 72 – NB 71 – p-NB43Dixon, John R. Design Engineering MC Graw-Hill, NYIlda, Itiro, Ergonomia, Projeto e Estrateégia de Produto – Editora Edgard Blucher, 1990Luck, David J., Politica e Estratégia de Produto – Atlas –SP Spencer, Seo and Simkin, Managerial Economics – Richard D. Irwin Inc. IllinoisCrosby, Andrew C., Criatividade e desempenho na Organização Industrial, Atlas –SPSeragini, Lincoln, Fundamentos de Embalagem – FCAV –SPPapelão Ondulado ABNT – MB-120-PO: 01.7 005 – CB -51 TB-42 –CE 01.7 NBR NB 1312/79Silva, Vera Lúcia Pinheiro, Aplicações práticas do Código de Barras/ Nobel 1989Baxter, Mike – Projeto de Produto – Edgard Blucher – 1998.Click here to see prerequisites for PRO2715Click here to see availability of PRO2715 Page 2 of 2 Examples 9/3/2010 http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=pro2715&nomdis=&print=true