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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO2715 - Projeto do Produto e Processo
Product and Process Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
1. Concepção do Produto
2. Avaliação do preço do produto
3. Desenvolvimento do Produto
4. Desenvolvimento dos Desenhos de Engenharia
5. Resolução do Processo
6. Sistema de Informação e Lay-out
7. Viabilidade Comercial e Engenharia de Valor

Goals:

1. Product concept
2. Product price assessment
3. Product development4. Development of Engineering Designs
5. Process Resolution
6. Information system and Lay out
7. Commercial viability and Value Engineering
 
Docente(s) Responsável(eis)
1815060 - Roberto Gilioli Rotondaro
 
Programa Resumido
1. Ergonomia - Modelo do sistema humano
2. Interligação com conceitos econômicos - Sistemas de Custeio
3. Caraterísticas Mercadológicas
4. Atendimento da necessidade do usuário e seu desdobramento nas etapas do projeto (QFD - Quality Function Deployment)
5. Engenharia de Valor
6. Registros de Engenharia - composição do produto, memorial descritivo, montagem, fabricação, resolução do processo, movimentação e planilha de pré-cálculo.
7. Tecnologia de Embalagem
8. Requisitos ambientais e do projeto

Abstract:

1.Ergonomics – human system model
2. Interconnection with economic concepts – Costing system
3. Marketing features
4. Meeting user needs and its deployment over project stages (QFD – Quality Function Deployment)
5. Value engineering
6. Engineering records – composition of product, descriptive memorial, assembly, manufacturing, process resolution
7. Packaging technology
8. Environmental and project requirements
 
Programa
1. Concepção do produto
Pesquisa de necessidades e definição do nicho de mercado
Definição do conceito do mercado resumindo o perfil de seus participantes e elencando o conjunto de necessidades afins.
Ferramentas de criatividade
Realização de uma macro análise funcional
Estudo da possível segmentação do mercado
Estudo da diferenciação do produto
Estratégica da comercialização estudando-se os canais de distribuição

2. Avaliação do preço do produto
Pesquisa - procura de produtos e preços no mercado
Elaboração da escala de avaliação de preços
Determinação do valor mercadológico do produto em desenvolvimento
Estudo das linhas de similaridades e elaboração da relação detalhada das idéias a serem aproveitadas
Estudo comparativo dos vários produtos, colecionados nos estudo de similaridade.

3. Desenvolvimento do Produto
Elaboração de um desenho conjunto esclarecendo o máximo possível de detalhes
Especificações técnicas de todas as matérias-primas, selecionadas para a fabricação do produto
Estudo detalhado e desenho da embalagem do produto, desenvolvendo-se a embalagem de contenção, apresentação e comercialização
Especificação das matérias a serem utilizadas na embalagem do produto
Especificação técnica dos componentes e acessórios de aquisição externa
Normas de recebimento e de ensaios de matéria primas ou componentes externos
Levantamento das exigências mercadológicas, normas de segurança do usuário, cautela no manuseio das cargas, segurança no armazenamento e transporte do produto.

4. Desenvolvimento dos Desenhos de Engenharia
Desenhos de engenharia completos
Listagem de materiais e de componentes externos com todas as suas especificações
Pontos críticos com as recomendações, ou providências já tomadas, para eliminá-los ou administrá-los

5. Resolução do Processo
Determinação da quantidade mensal de fabricação de cada peça, utilizando técnicas comparativas de mercado
Elaboração das fichas de resolução do processo de cada peça
Indicação detalhada dos dispositivos e das ferramentas
Levantamento cuidadoso dos pontos críticos de manufatura e desenvolvimento de um programa para sua correção
Instrumental para controle de qualidade e controle funcional

6. Sistema de informação e Layout
Estudo e adoção de um sistema de codificação
Estudo dos fluxos de processo e montagem
Visualização dos fluxos dos materiais e seu inter-relacionamento com os pontos de armazenagem
Lay-out preliminar da futura fábrica dos produtos em desenvolvimento
Elaboração final de todas as fichas de fabricação e montagem

7. Viabilidade Comercial e Engenharia de Valor
Calculo do custo industrial
Cálculo do preço de venda da indústria para o varejo
Cálculo do preço de etiqueta
Comparação do valor mercadológico, com o valor econômico
Engenharia de Valor.

Syllabus: PRO2715 - Product and Process Design

1. Product concept
Research on needs and definition of market niche
Definition of market concept summarizing participant profile and staffing the set of related needs.
Creativity tools
Undertaking a macro functional analysis
Study of possible market segmentation
Study of product differentiation
Commercialization strategy studying distribution channels
2. Evaluation of product price
Research – search for products and prices on the market
Develop a scale for price evaluationDetermine market value for product under developmentStudy of lines of similarities and development of a detailed list of the ideas to be exploited Comparative study of several products collected in the similarity study
3. Product development
Development of a design set clarifying the maximum possible details
Technical specifications for all raw materials selected for product manufacture
Detailed study and packaging design for products, developing the containment packaging, presentation and commercialization
Technical specifications for components and accessories to be acquired externally
Norms for receipt and for testing of raw materials or outside components
Survey of marketing requirements, user safety norms, caution in the handling of positions, safety in storage and transportation of product
4. Development of Engineering Design
Complete engineering designs
List of materials and external components with all their specifications
Critical points with recommendations, or measures already taken, to eliminate or administer them.
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Examples
9/3/2010 http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=pro2715&nomdis=&print=true
5. Process Resolution
Determine the monthly quantities needed to manufacture each piece, using comparative market techniques
Developing resolution for the process for each piece
Detailed indications for the devices and tools
Careful survey of the critical points for manufacturing and development of a program to correct themInstruments for quality control and functional control
6. Information and Layout System
Study of adoption of a codification system
Study of process flows and assembly
Visualization of the flow of materials and their interrelationship with the storage points
Preliminary layout of the future factory for products under development
Final development of all the records of manufacturing and assembly
7. Commercial Viability and Value Engineering
Industrial cost calculation
Sale price calculation for industry and retail
Sticker price calculation
Comparison of market value with economic value
Value engineering

 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, palestras, acompanhamento do projeto do produto e do processo. Desenvolvimento de protótipo.

Evaluation method:

Classroom lectures, lectures, monitoring of product design and process. Development of prototype.
Critério
M = ( P + 3) / 4
P = média aritmética de duas provas escritas
T = nota de projeto desenvolvido
M = nota de aproveitamento do aluno

approval criteria:

M = ( P + 3 ) / 4
P = arithmetic average of two written exams
T = grade for project developed
M = student performance grade
Norma de Recuperação
Não há recuperação para esta disciplina.

Standards for make-up work:

There is no make up for this course.
 
Bibliografia
     
GURGEL, F. - Administração do Produto - Editora Atlas 1995 BACK, N., Metodologia de Projeto Produto Industrial, Guanabara 1983
GURGEL, F. - Administração do Produto – volume dois material de consulta – cópia disponível na Secretaria Técnica
GURGEL, Floriano do Amaral, - Embalagem, Design, Tecnologia e Comercialização – São Paulo – Vanzolini 1997
Toledo, Nilton Nunes, Metodologia para o desenvolvimento de produtos para serem fabricados em série. São Paulo 1994 – 132 páginas Tese de Doutoramento – Escola Politécnica – USP
Myasaki, Maurício Makoto – Metodologia para o lançamento de produtos na Indústria de Alimentos – São Paulo 1996 – Trabalho de Formatura – Escola Politécnica/usp
Normas Técnicas da ABNT – NB 8/70 – NB 13 – NB42 – NB72 – NB 71 – p-NB43
Dixon, John R. Design Engineering MC Graw-Hill, NY
Ilda, Itiro, Ergonomia, Projeto e Estratégia de Produto – Editora Edgard Blucher, 1990
Luck, Bavid J., Política e Estratégia de Produto – Atlas – SP
Spencer, Seo and Simkin, Mangerial Economics – Richard D. Irwin Inc. Illinois
Crosby, Andrew C., Criatividade e desempenho na Organização Industrial, Atlas – Sp
Seragini, Lincoln., Fundamentos de Embalagem – FCAV – SP
Papelão Ondulado ABNT – MB-120-PO: 01.7 005 – CB-51 TB-42 – CE 01.7 NBR NB 1312/79
Silva, Vera Lúcia Pinheiro, Aplicações práticas do Código de Barras/ Nobel 1989
Baxter, Mike – Projeto de Produto – Edgard Blucher – 1998

Bibliographical references

GURGEL, F. – Administração do Producto – Editora Atlas 1995
BACK, N., Metodologia de Projeto do Produto Industrial, Guanabara, 1983
GURGEL, F .- Administração do Produto – volume dois material de consulta – cópia disponível na Secreataria Ténica
GURGEL, Floriano do Amaral, - Embalagem, Design, Tecnologia e Comercialização – Sao Paulo – Vanzolini 1997
Toledo, Nilton Nunes, Metodologia para o desenvolvimento de produtos para serem fabricados em série. São Paulo 1994 – 132 páginas Tese de Doutoramento – Escola Politécnica/USP
Myasaki, Maurício Makoto – Metodologia para lançamento de produtos na Indústria de Alimentos –São Paulo 199B 72 – NB 71 – p-NB43
Dixon, John R. Design Engineering MC Graw-Hill, NY
Ilda, Itiro, Ergonomia, Projeto e Estrateégia de Produto – Editora Edgard Blucher, 1990
Luck, David J., Politica e Estratégia de Produto – Atlas –SP Spencer, Seo and Simkin, Managerial Economics – Richard D. Irwin Inc. Illinois
Crosby, Andrew C., Criatividade e desempenho na Organização Industrial, Atlas –SP
Seragini, Lincoln, Fundamentos de Embalagem – FCAV –SP
Papelão Ondulado ABNT – MB-120-PO: 01.7 005 – CB -51 TB-42 –CE 01.7 NBR NB 1312/79
Silva, Vera Lúcia Pinheiro, Aplicações práticas do Código de Barras/ Nobel 1989
Baxter, Mike – Projeto de Produto – Edgard Blucher – 1998.
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Examples
9/3/2010 http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=pro2715&nomdis=&print=true
 

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