Desenvolver a capacidade de compreender e abordar problemas amplos, em torno de temas atuais da sociedade e da economia brasileiras, identificando suas múltiplas determinações, em geral técnicas, econômicas, políticas, sociais, etc. Exercitar a capacidade de crítica para a formulação de soluções para problemas de grande escala, expondo estas soluções à análise de especialistas, buscando distanciamento tanto da abordagem ideológica como da abordagem jornalística dos problemas, mas considerando essas abordagens, e outras, como parte do equacionamento dos problemas analisados.
1. Exercícios de formulação dos problemas a serem tratados.2. Exercícios de aprofundamento da compreensão do problema.3. Exercício de desenvolvimento de solução (soluções) que devem ser viáveis, sujeitas a restrições.4. Debates do material produzido entre os alunos e com convidados especialistas no assunto.5. Oficinas de finalização de um dossiê a respeito do problema (relatório final).
Não se trata de disciplina com conteúdo específico pré-definido. Este conteúdo dependerá, a cada vez que for ministrada, dos temas em aprofundamento. No entendo, a metodologia de abordagem pode ser assim descrita:1. Exercícios de formulação dos problemas a serem tratados.• Produzir as questões relevantes (Por que? Como?)• Identificar os grupos de interesse e sua capacidade de intervenção no problema• Identificar a história do problema (sob que condições se decide, hoje, a respeito do problema)2. Exercícios de aprofundamento da compreensão do problema• Pesquisar respostas na literatura e/ou outras fontes (pessoas, por exemplo)• Identificar similaridades e diferenças com outros cenários (por exemplo, em problemas urbanos, comparar outras cidades).3. Exercício de desenvolvimento de solução (soluções) que devem ser viáveis, sujeitas a restrições.4. Debates do material produzido entre os alunos e com convidados especialistas no assunto.5. Oficinas de finalização de um dossiê a respeito do problema (relatório final).Dois temas por semestre, na mesma turma.
DOUGLAS, M. (1986). How Institutions Think. Syracuse University Press.FREDERICO, C. Do Planejamento Tradicional de Transporte ao Moderno Plano Integrado de Transportes Urbanos. São Paulo em Perspectiva vol.15 no.1 São Paulo Jan./Mar, 2001.FREUND, T.L. (1982) Abordagem da Escolha Estratégica. In: Cadernos FUNDAP.São Paulo, ano 2, no 4 pp.18-20.GOODMAN, N. (1978) Ways of Worldmaking. Hackett Pub Co Inc.SASSEN, S. (2002) Cities in a World Economy. In: Susan S. Fainstein (Editor), Scott Campbell (Editor) Readings in Urban Theory, Wiley-Blackwell.STRAMBI, O. (1991). Critérios de eficiência e eqüidade para a análise de estruturas tarifárias para o transporte público urbano”. Tese de doutorado EPUSP.VASCONCELLOS, E. A. (1998). Transporte Urbano, Espaço e Equidade: análise das políticas públicas, Editora FAPESP, São Paulo, SP.