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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO2805 - Engenharia de Projetos Complexos do Desenvolvimento Brasileiro
Engineering of Brazilian Complex Design Problems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013

Objetivos
Desenvolver a capacidade de compreender e abordar problemas amplos, em torno de temas atuais da sociedade e da economia brasileiras, identificando suas múltiplas determinações, em geral técnicas, econômicas, políticas, sociais, etc. Exercitar a capacidade de crítica para a formulação de soluções para problemas de grande escala, expondo estas soluções à análise de especialistas, buscando distanciamento tanto da abordagem ideológica como da abordagem jornalística dos problemas, mas considerando essas abordagens, e outras, como parte do equacionamento dos problemas analisados.
 
To develop the ability to understand and tackle wide problems, around contemporary themes of society and economy in Brazil. To identify its multiple determinations, generally a mix of technical, rconomic, political and social aspects. To exercise the ability of critic for the formulation of solutions adequate to large scale problems. These solution should be offered to the analysis of specialists, looking for a an equidistant approach from ideology and journalism, but considering these to approaches, as others, as part of the formulation of the analysed problems.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
93123 - Mauro Zilbovicius
91761 - Roberto Marx
 
Programa Resumido
1. Exercícios de formulação dos problemas a serem tratados.
2. Exercícios de aprofundamento da compreensão do problema.
3. Exercício de desenvolvimento de solução (soluções) que devem ser viáveis, sujeitas a restrições.
4. Debates do material produzido entre os alunos e com convidados especialistas no assunto.
5. Oficinas de finalização de um dossiê a respeito do problema (relatório final).
 
1. Exercises: formulation of problems to be treated.
2. Exercises of deepening the understanding of the problem
3. Exercises: development of solution (solutions) which shall be viable, considering restrictions
4. Debating the produced material with students and invited specialists.
5. Workshops of finalization of a dossier of the problem (final report).
 
 
Programa
Não se trata de disciplina com conteúdo específico pré-definido. Este conteúdo dependerá, a cada vez que for ministrada, dos temas em aprofundamento. No entendo, a metodologia de abordagem pode ser assim descrita:
1. Exercícios de formulação dos problemas a serem tratados.
• Produzir as questões relevantes (Por que? Como?)
• Identificar os grupos de interesse e sua capacidade de intervenção no problema
• Identificar a história do problema (sob que condições se decide, hoje, a respeito do problema)
2. Exercícios de aprofundamento da compreensão do problema
• Pesquisar respostas na literatura e/ou outras fontes (pessoas, por exemplo)
• Identificar similaridades e diferenças com outros cenários (por exemplo, em problemas urbanos, comparar outras cidades).
3. Exercício de desenvolvimento de solução (soluções) que devem ser viáveis, sujeitas a restrições.
4. Debates do material produzido entre os alunos e com convidados especialistas no assunto.
5. Oficinas de finalização de um dossiê a respeito do problema (relatório final).

Dois temas por semestre, na mesma turma.
 
This is not a discipline with specific pre-defined content. The effective content depends, every time the discipline is offered, on the themes chosen for the work. Nevertheless, the methodology can be described as follows:
1. Exercises: formulation of problems to be treated.
a. Elaborate the relevant questions (Why, How?)
b. Identify stakeholders and their ablity to intervene in the problem
c. Identify the history of the problem (under which conditions decisions are taken today about the problem)
2. Exercises of deepening the understanding of the problem
a. Research about answers of questions in the literature an/or other sources (interviews)
b. Identify similarities and differences with other sceneries (e.g. in urban problems, compare with other cities)
3. Exercises: development of solution (solutions) which shall be viable, considering restrictions
4. Debating the produced material with students and invited specialists.
5. Workshops of finalization of a dossier of the problem (final report).
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos parciais e final.
Critério
Média ponderada dos instrumentos de avaliação
Norma de Recuperação
Prova de Recuperação
 
Bibliografia
     
DOUGLAS, M. (1986). How Institutions Think. Syracuse University Press.
FREDERICO, C. Do Planejamento Tradicional de Transporte ao Moderno Plano Integrado de Transportes Urbanos. São Paulo em Perspectiva vol.15 no.1 São Paulo Jan./Mar, 2001.
FREUND, T.L. (1982) Abordagem da Escolha Estratégica. In: Cadernos FUNDAP.São Paulo, ano 2, no 4 pp.18-20.
GOODMAN, N. (1978) Ways of Worldmaking. Hackett Pub Co Inc.
SASSEN, S. (2002) Cities in a World Economy. In: Susan S. Fainstein (Editor), Scott Campbell (Editor) Readings in Urban Theory, Wiley-Blackwell.
STRAMBI, O. (1991). Critérios de eficiência e eqüidade para a análise de estruturas tarifárias para o transporte público urbano”. Tese de doutorado EPUSP.
VASCONCELLOS, E. A. (1998). Transporte Urbano, Espaço e Equidade: análise das políticas públicas, Editora FAPESP, São Paulo, SP.
 

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