Capacitar os alunos para avaliar o estado e as práticas da qualidade em uma empresa e formular planos e programas de melhoria da qualidade. Apresentar técnicas para implementação e avaliação de planos e programas da qualidade.
A evolução do conceito de qualidade até a qualidade total. A qualidade como meta de toda a organização, e as principais ferramentas desenvolvidas para a gestão e melhoria da qualidade.
1. A Evolução do Conceito da Qualidade 2. Gerenciamento da Qualidade Total 3. Custo da Qualidade 4. Os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade 5. Qualidade e o Papel da Administração da Empresa 6. A Melhoria da Qualidade e o papel dos Empregado 7. Diretrizes da Qualidade e seus desdobramentos 8. Desdobramentos da Função Qualidade: Qualidade dos Sistema de Gerenciamento; Gerenciamento pelas Diretrizes; Gerenciamento por Processos; Gerenciamento da Rotina 9. Tendências Atuais e Modelos para Gerenciamento da Qualidade 10. Gestão da Qualidade na Cadeia de Suprimentos
Apostilas: QFD, Gerenciamento pelas Diretrizes, Gerenciamento por Processos, Gerenciamento do Cotidiano Calidad Total - Alberto Galgano- Editora Diaz de Santos 1993 A máquina que mudou o mundo- Womak, Jones e Roos-1992 Guerras pela Qualidade- Jeremy Main- Editora Campus 1994 Total Quality in Marketing- Johnson & Chvala-St. Lucie Press 1996 Managerial Engineering- Ryuji Fukuda- Productivity Press- 1983 CEDAC- Ryuji Fukuda- Productivity Press- 1989 Planejando a Qualidade, a Produtividade e a Competitividade- Howard S. Gitlow-Qualitiymark-1993 Six Sigma : The Breakthrough Management Strategy - Michael Harry and Richard Schroeder - 2000