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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO3516 - Desenvolvimento de Soluções de Inovação Social
Social Innovation Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Desenvolver produtos e serviços em conjunto com crianças de comunidades da periferia, que atendam problemas identificados pelas crianças, utiliznado métodos estruturados e incentivando os participantes a empregarem o conhecimento adquirido em seus cursos.  As atividades são conduzidas fora do Campus, em parceria com ONGs.
 
To develop products and services together with children for periphery communities, to address issues they identified, applying design methods and to stimulating participants to apply knowledge they acquired in their courses. Activities are conducted off Campus, in partnership with NGOs.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
273652 - Davi Noboru Nakano
 
Programa Resumido
A disciplina é feita em parceria com ONGs ou CCAs que atendem crianças de periferia.  Os alunos atuam como monitores, apoiando o desenvolvimento de produtos e serviços pelas crianças.  Os métodos utilizados utilizam conceitos de design centrado no usuário e Design Thinking.  As atividades ocorrem fora do campus, é preciso reservar 6h no total para a disciplina devido ao deslocamento
 
The course is conducted in partnership with NGOs that work with children from the periphery. Students participate as monitors, supervising children to develop new products and services. Methods are based on User-centered Design and Design Thinking. Activities are developed off campus, 6h should be reserved due to commuting time.
 
 
Programa
1.	Introdução: design centrado no usuário e Design Thinking
2.	Desenvolvimento de equipes
3.	Levantamento de necessidades do usuário
4.	Benchmarking de soluções
5.	Ideação: desenvolvendo soluções
6.	Prototipação digital
7.	Prototipação rápida
Os alunos devem supervisionar projeto desenvolvido por equipe de crianças, para resolver um problema identificado por elas durante o curso.  As atividades ocorrem fora do campus, é preciso reservar 6h no total para a disciplina devido ao deslocamento

 
1. Introduction: User-centered design and Design Thinking 2. Team building 3. User need finding 4. Benchmarking 5. Ideation: solution development 6. Digital prototyping 7. Rapid prototyping Students supervise projects developed by teams of children, to solve problems they (the children) identified during the course. Activities are developed off campus, 6h should be reserved due to commuting time.
 
 
Avaliação
     
Método
O curso tem aulas teórico-práticas, com desenvolvimento de um projeto de produto em equipe. O projeto deve ser baseado em problema de uma comunidade da periferia e sua solução deve ser viável técnica e economicamente. O resultado final do projeto é um protótipo funcional. A nota é baseada na avaliação do protótipo
Critério
Avaliação do protótipo
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
1.	BROWN, T. Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness. 2009.
2.	KELLEY, T.; KELLEY, D. Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us. Crown Business. 2013.Referência 1
 

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