Visa à formação da visão do aluno acerca do papel estratégico e organizacional da TI, bem como seu impacto na gestão das empresas. O curso da ênfase ao estudo de casos (didáticos e/ou baseados em situações reais) como principal estratégia de aprendizado.
Estratégia de TI e estratégia de negócios, Posicionamento estratégico da TI nas empresas, o modelo do alinhamento estratégico, avaliação da eficácia da TIe aplicações de TI voltadas à Gestão de Operações.
1. Ligação entre estratégia de TI e estratégia de negócios. Estratégia Competitiva. Modelo para análise e avaliação da Tecnologia da Informação. O método dos fatores críticos de sucesso e o processo de sua identificação Desdobramentos dos FCS: Balanced Scorecard como direcionador dos projetos de TI. 2. Posicionamento estratégico da TI nas empresas: Grid Estratégico, Cadeia de valor e matriz intensidade de informação. Gestão de Portfólio de Projetos de TI, Descentralização e centralização da TI. Modelos de Estágios de Informatização. 3. O modelo do alinhamento estratégico. Maturidade do Alinhamento Estratégico. Diagnóstico integrado do papel da TI nas organizações. 4. Avaliação da eficácia da TI. A escada de avaliação de benefícios. Modelos integrativos de avaliação. Participação dos usuários e organização das equipes de TI. 5. Aplicações de TI voltadas à Gestão de Operações. Gestão do conhecimento. Sistemas Integrados de Gestão. Internet e E-business. CRM. Gestão de Operações de TI.
Bibliografia Base LAURINDO, F.J.B. "Tecnologia da Informação: eficácia nas organizações" - São Paulo, Editora Futura, 2002, 248p. Bibliografia Adicional CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F. J. B.; PESSÔA, M. S. P. Information Technology Project management to achieve efficiency in Brazilian Companies. In: KAMEL, Sherif. (Org.). “Managing Globally with Information Technology”, Hershey, p. 260-271, 2003. CARVALHO, M.M.; LAURINDO, F.J.B. "Estratégias para Competitividade" - São Paulo, Editora Futura, 2003. Laurindo, F. J. B., Carvalho, M. M. Technology Enhancing New Product Development in a Brazilian Company In: Euroma, 2002, Copenhagen. EurOMA2002 - Operations Management and the New Economy. Copenhagen: Copenhagen Business School and Aalborg University, 2002. p.843 - 854 Laurindo, F. J. B.; Carvalho, M. M.; Shimizu, T. Information Technology Strategy Alignment: Brazilian Cases. In: KANGAS, Kalle. (Org.). “Business Strategies for Information Technology Management”. Hershey, p. 186-199, 2003. LAURINDO, F.J.B. "Tecnologia da Informação e o Seis Sigma" - In: Rotondaro, Roberto G., org..Seis Sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo : Atlas, 2002, p.358-375. LAURINDO, F.J.B.; MESQUITA, M.A. Material Requirements Planning: 25 anos de história - Uma revisão do passado e prospecção do futuro. Um Gestão & Produção, v.7,n.3, p.320-337,dez.2000. LAURINDO, F.J.B.; PESSÔA, M.S.P. "Sistemas Integrados de Gestão" - In: Amato Neto, João, org..Manufatura classe mundial: conceitos, estratégias e aplicações. São Paulo : Atlas, 2001, p.114-130. LAURINDO, F.J.B.; SHIMIZU, T.; CARVALHO, M.M.; RABECHINI JR, R. "O Papel da Tecnologia da Informação (TI) na Estratégia das Organizações”. Revista G&P: Gestão e Produção, Vol.8, n.2, p.160-179, São Carlos, agosto 2001. MCGOWAN, W.G. Revolução em Tempo Real: Gerenciando a Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro, Campus, 1997. PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1996, 362p. Basic Bibliographical references LAURINDO, F.J.B. "Tecnologia da Informação: eficácia nas organizações" - São Paulo, Editora Futura, 2002, 248 p. Additional Bibliographical References CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F. J. B.; PESSÔA, M. S. P. Information Technology Project management to achieve efficiency in Brazilian Companies. In: KAMEL, Sherif. (Org.). "Managing Globally with Information Technology", Hershey, p. 260-271, 2003. CARVALHO, M.M.; LAURINDO, F.J.B. "Estratégias para Competitividade" - São Paulo, Editora Futura, 2003. Laurindo, F. J. B., Carvalho, M. M. Technology Enhancing New Product Development in a Brazilian Company In: Euroma, 2002, Copenhagen. EurOMA2002 - Operations Management and the New Economy. Copenhagen: Copenhagen Business School and Aalborg University, 2002. p.843 - 854 Laurindo, F. J. B.; Carvalho, M. M.; Shimizu, T. Information Technology Strategy Alignment: Brazilian Cases. In: KANGAS, Kalle. (Org.). "Business Strategies for Information Technology Management". Hershey, p. 186-199, 2003. LAURINDO, F.J.B. "Tecnologia da Informação e o Seis Sigma" - In: Rotondaro, Roberto G., org..Seis Sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo : Atlas, 2002, p.358-375. LAURINDO, F.J.B.; MESQUITA, M.A. Material Requirements Planning: 25 anos de história - Uma revisão do passado e prospecção do futuro. Um Gestão & Produção, v.7,n.3, p.320-337,dez.2000. LAURINDO, F.J.B.; PESSÔA, M.S.P. "Sistemas Integrados de Gestão" - In: Amato Neto, João, org..Manufatura classe mundial: conceitos, estratégias e aplicações. São Paulo : Atlas, 2001, p.114-130. LAURINDO, F.J.B.; SHIMIZU, T.; CARVALHO, M.M.; RABECHINI JR, R. "O Papel da Tecnologia da Informação (TI) na Estratégia das Organizações". Revista G&P: Gestão e Produção, Vol.8, n.2, p.160-179, São Carlos, agosto 2001. MCGOWAN, W.G. Revolução em Tempo Real: Gerenciando a Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro, Campus, 1997. PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1996, 362p.