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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO3564 - Princípios de Marketing para a Engenharia de Produção
Principles of Marketing for Production Engineering

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Capacitar os alunos a entender e gerir a atividade de Marketing nas organizações, apresentando seus principais conceitos e funções, incluindo o relacionamento do comportamento do consumidor, o composto mercadológico, o valor da marca e o planejamento de comunicação, dos canais de distribuição e o marketing digital. Apresentar a sustentabilidade como diferencial de mercado para as organizações.
 
To enable students to understand and manage the Marketing function in organizations, presenting the main marketing concepts: consumer behavior, marketing mix, branding, and communication and marketing channel planning, and digital marketing. To present sustainability as a competitive advantage to organizations.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
273652 - Davi Noboru Nakano
2184455 - Roberta de Castro Souza Piao
 
Programa Resumido
Os conceitos básicos de marketing e o seu papel nas empresas. O comportamento do consumidor e a segmentação e o posicionamento como estratégia mercadológica. O composto mercadológico: Produtos e serviços, o valor e a formação de preços, a gestão da marca e da comunicação para o consumidor, e administração dos canais de distribuição. O Marketing digital e a sustentabilidade como diferencial mercadológico.
 
Marketing concepts and its role in companies. Consumer behavior, segmentation and positioning as marketing strategies. The marketing mix: Products and services, value to consumer and pricing, branding and communication management, marketing channels and their management. Digital Marketing and sustainability as a marketing competitive advantage.
 
 
Programa
1. Introdução: os papéis do consumidor no processo de compra
2. Mix de Marketing
3. Comportamento do consumidor
4. Segmentação
5. Posicionamento
6. O Processo de decisão e compra do consumidor
7. Os canais de distribuição
8. Estratégia de Preços
9. Gestão da Comunicação
10. Sustentabilidade como diferencial de mercado
 
1. Introduction: roles in the purchasing process 2. The marketing mix 3. Consumer behaviour 4. Segmentation 5. Positioning 6. The purchasing decision process 7. Marketing channels 8. Pri cing and value for the consumer 9. Branding and communication 10. Sustainability as a marketing advantage
 
 
Avaliação
     
Método
Prova e trabalho em grupo.
Critério
Média de duas notas.
Norma de Recuperação
Uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
1. KOTLER, P. KELLER, (2006) K.L. Administração de Marketing. 12°Edição. Pearson Prentice Hall.

2. COUGHLAN, A.T., ANDERSON, E., STERN, L.W., EL-ANSARY, A. (2002) Canais de marketing e distribuição. Porto Alegre : Bookman.

3. MALHOTRA, N. (2006) Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4° Edição. Porto Alegre : Bookman.
 

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