Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO3564 - Princípios de Marketing para a Engenharia de Produção
Principles of Marketing for Production Engineering

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Discutir os principais conceitos, funções e o conteúdo das atividades de marketing nas organizações. Mostrar o relacionamento dos conhecimentos das áreas do comportamento do consumidor com a gestão de marketing, os estudos de mercado e sua importância como ferramenta de apoio à decisão, o planejamento de canais de marketing, bem como o uso da tecnologia da informação na gestão de marketing. Discuss the main concepts, functions and content of marketing activities in organizations. 
 
To present concepts of consumer behavior, marketing management, market research and its importance as a tool for decision support, planning of marketing channels and the use of information technology in marketing management.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
273652 - Davi Noboru Nakano
2184455 - Roberta de Castro Souza Piao
 
Programa Resumido
Conceitos fundamentais de marketing. Papel do marketing nas empresas. Marketing e outras funções das empresas. Cadeia de valor e satisfação dos clientes. Estratégia competitiva e marketing. Planejamento e operação de marketing. Canais de marketing. Segmentação, publico-alvo e posicionamento competitivo. Comportamento do consumidor e determinantes. Marca e comunicação visual. Marketing de serviços. Estudos de Mercado. Concepção e gestão de mix de produtos e serviços. Valor e formação de preço. Marketing e tecnologia de informação. Tendências do marketing. Main concepts related to marketing. 
 
The marketing function in companies. Marketing and other business functions. Value chain and customer satisfaction. Competitive strategy and marketing. Planning and marketing operation. Marketing channels. Segmentation, target audience and competitive positioning. Consumer behavior and determinants. Brand and visual communication. Marketing services. Market Research. Design and management of product mix and services. Value and price formation. Marketing and information technology. Trends in marketing.
 
 
Programa
1.Conceitos fundamentais de marketing
2.Papel do marketing nas empresas
3.Marketing e outras funções das empresas
4.Cadeia de valor e satisfação dos clientes
5.Estratégia competitiva e marketing
6.Planejamento e operação de marketing
7.Canais de marketing 
8.Segmentação, público-alvo e posicionamento competitivo
9.Comportamento do consumidor e determinantes
10.Marca e comunicação visual
11.Marketing de serviços
12.Estudos de mercado
13.Concepção e gestão de mix de produtos e de serviços
14.Valor e formação de preço. 
15.Marketing e tecnologia de informação
16.Tendências do Marketing 
 
1.Main concepts related to marketing. 2.The marketing function in companies. 3.Marketing and other business functions. 4.Value chain and customer satisfaction. 5.Competitive strategy and marketing. 6.Planning and marketing operation. 7.Marketing channels. 8.Segmentation, target audience and competitive positioning. 9.Consumer behavior and determinants. 10.Brand and visual communication. 11.Marketing of services. 12.Market Research. 13.Design and management of product mix and services. 14.Value and price formation. 15.Marketing and information technology. 16.Trends in marketing.
 
 
Avaliação
     
Método
Prova e trabalho em grupo.
Critério
Média de duas notas.
Norma de Recuperação
Uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
1. KOTLER, P. KELLER, (2006) K.L. Administração de Marketing. 12°Edição. Pearson Prentice Hall.

2. COUGHLAN, A.T., ANDERSON, E., STERN, L.W., EL-ANSARY, A. (2002) Canais de marketing e distribuição. Porto Alegre : Bookman.

3. MALHOTRA, N. (2006) Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4° Edição. Porto Alegre : Bookman.
 

Clique para consultar os requisitos para PRO3564

Clique para consultar o oferecimento para PRO3564

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP