Discutir os principais conceitos, funções e o conteúdo das atividades de marketing nas organizações. Mostrar o relacionamento dos conhecimentos das áreas do comportamento do consumidor com a gestão de marketing, os estudos de mercado e sua importância como ferramenta de apoio à decisão, o planejamento de canais de marketing, bem como o uso da tecnologia da informação na gestão de marketing. Discuss the main concepts, functions and content of marketing activities in organizations.
Conceitos fundamentais de marketing. Papel do marketing nas empresas. Marketing e outras funções das empresas. Cadeia de valor e satisfação dos clientes. Estratégia competitiva e marketing. Planejamento e operação de marketing. Canais de marketing. Segmentação, publico-alvo e posicionamento competitivo. Comportamento do consumidor e determinantes. Marca e comunicação visual. Marketing de serviços. Estudos de Mercado. Concepção e gestão de mix de produtos e serviços. Valor e formação de preço. Marketing e tecnologia de informação. Tendências do marketing. Main concepts related to marketing.
1.Conceitos fundamentais de marketing 2.Papel do marketing nas empresas 3.Marketing e outras funções das empresas 4.Cadeia de valor e satisfação dos clientes 5.Estratégia competitiva e marketing 6.Planejamento e operação de marketing 7.Canais de marketing 8.Segmentação, público-alvo e posicionamento competitivo 9.Comportamento do consumidor e determinantes 10.Marca e comunicação visual 11.Marketing de serviços 12.Estudos de mercado 13.Concepção e gestão de mix de produtos e de serviços 14.Valor e formação de preço. 15.Marketing e tecnologia de informação 16.Tendências do Marketing
1. KOTLER, P. KELLER, (2006) K.L. Administração de Marketing. 12°Edição. Pearson Prentice Hall. 2. COUGHLAN, A.T., ANDERSON, E., STERN, L.W., EL-ANSARY, A. (2002) Canais de marketing e distribuição. Porto Alegre : Bookman. 3. MALHOTRA, N. (2006) Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4° Edição. Porto Alegre : Bookman.