Discutir principais conceitos, metodologias e, em menor escala, ferramentas relativas às estratégias corporativas de inovação e diferenciação de produtos e seus desdobramentos, com ênfase nos aspectos de organização e gestão das atividades, processos e subsistemas (funções) – ou seja, organização e gestão de recursos em geral para aproveitar e criar oportunidades de negócios, de geração de renda. Inovação é tratada como processo sistemático, organizado, que mobiliza recursos da empresa, de parceiros e de entidades diversas, sob a gestão da empresa.
1.Definição e razões da inovação. Tipos e dimensões de inovação. Diferenciaçao entre os sistemas de gestão da inovação nas empresas conforme o grau de maturidade. 2. Matriz analítica graus x dimensões da inovação. 3. Processo básico da inovação incremental e suas variantes. Cadeia de valor da inovação. 4. Geração de ideias: técnicas, limitações e cuidados. 5.Gestão de portfólio de projetos de inovação: abordagens e técnicas. 6. Risco x incerteza. Gestão da incerteza em projetos de inovação. Aprendizagem e selecionaismo. Learning Plan. 7. Sistemas e capacitações para inovação: como começar a inovar incrementalmente, como estabelecer processo sistemático de inovação incremental , como melhorá-lo. Sistemas para inovação radical. 8.Tópicos especiais: ambidestria organizacional, gestão de incertezas em empresas nascentes de base tecnológica, technological roadmapping.
Por que as empresas inovam. Definição e tipos de inovação. Cadeia de valor expandida da inovação. Critérios genéricos para gestão da inovação. Geração de ideias - criterios e métodos. Organização e gestão para inovação incremental. Seleção de projetos / gestão de portfólio de processos de inovação incremental x radical.Como começar a inovar, como estabelecer processo sistemático de inovação incremental, como melhorar processo de inovação incremental. Risco x incerteza. Abordagens para gestão de incertezas. Learning Plan. Organização e gestão da inovação radical. Ambidestria organizacional / estrutural. Emergência da função inovação nas empresas de ponta. Ação empreendedora em empresas nascentes de base tecnológica.
SALERNO, Mario S.; GOMES, Leonardo A. V. Gestão da inovação (mais) radical. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. (livro texto principal) GOFFIN, Keith.; MITCHELL, Rick. Innovation management: strategy and implementation using the Pentathlon framework. 2 ed. Basingstoke (UK): Palgrave Macmillan, 2010.(livro texto auxiliar) Outros textos de apoio – Complementary bibliography GOVINDARAJAN, Vijay; TRIMBLE, Chris. 10 rules for strategic innovators: from idea to execution. Boston: Harvard Business School Press, 2005. HANSEN, Morten T.; BIRKINSHAW, Julian. The innovation value chain, Harvard Business Review, v.85, n.6, p.121-130, July 2007. RICE, M.P; O’CONNOR, G.C; PIERANTOZZI, R. Implementing a learning plan to counter project uncertainty. MIT Sloan Management Review, v.49, n.2, p. 53-62, Winter 2008. Vídeo-curso que aborda temas de gestão da inovação tratados na disciplina: (videocourse that approaches the innovation management themes of the course) a) No site do Laboratório de Gestão da Inovação do PRO (http://nagipro.poli.usp.br/course/view.php?id=2); b) Idem, no YouTube LGI