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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO3588 - Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Serviços em Saúde
Innovation, Entrepreneurship and Health Services Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Prover conhecimento sobre conceitos e implicações do Design de Serviços em empresas de base biológica, biomédica e saúde; Desenvolver projetos (design) de novos serviços, centrado no usuário, em organizações de saúde; Capacitar os alunos a desenvolver projetos (design) de serviços e novos serviços em empresas de saúde; Analisar casos reais de inovação e design de serviços para a saúde, reportados na literatura; Desenvolver noções de empreendimento em negócios de saúde; Discutir aplicação prática profissional em negócios de saúde; Desenvolver o empreendedorismo e a implementação de Startup em Saúde.
 
Providing knowledge on concepts and implications of Service design in companies based on biology, biomedicine and health; Develop design of new services, user centered, in health organizations; Prepare students to design services and new services in companies related to health studies Analyse real cases of innovation in health services, on the literature; Studying real cases of innovation and service design in health field; Discuss applicationd of professional cases in health business; Development of enterpreneurship, implementation of Startups in healthcare.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
423749 - Clovis Armando Alvarenga Netto
 
Programa Resumido
A importância e o contexto de Negócios em Serviços; a competição através dos Serviços: servitização e Sistemas Produto-Serviço na saúde; Design de serviços de saúde como aplicação do Design Thinking a Serviços; Gestão de serviços de saúde; Rede/cadeia de suprimentos do sistema de saúde; Inovação e Design centrado nas pessoas (user experience, UX) em serviços de saúde; Sistema de entrega dos serviços: indicadores de desempenho, localização, estrutura organizacional, tecnologias de informação e comunicação, processos de negócio; Modelo de negócio e plano de negócio aplicado a Serviços da saúde; Fatores críticos de sucesso e Indicadores chave de desempenho (KPIs) em negócios de saúde; Fluxo de Processo de Serviço; Estudos de caso de design de serviços e servitização em empresas de saúde; Ética digital e proteção de dados; Elaboração de artigo propondo um modelo de negócio em saúde, ou análise crítica de um modelo existente, sob orientação do professor da disciplina
 
The importance and business context for servitization; Competing through services: servitization and product-service systems in healthcare;Service design for health as an application of Design thinking to Services;Business and management for health services; Decision making applied in health systems; Health systems supply chain; Human-centered design and Innovation for health services; Business model and business plan for health services; Critical success factors and Key performance indicators for health services; Service blueprint; Case studies of servitization for health services;Digital ethics and data protection; Writing and submission of a paper about a business plan or a critical analysis of an existing Operations Service, under orientation of the teacher.
 
 
Programa
A importância e o contexto de Negócios em Serviços – o início da transição; A competição através dos Serviços: servitização e Sistemas Produto-Serviço na saúde; Design de serviços de saúde como aplicação do Design Thinking a Serviços; Administração de empresas e laboratórios ligados à saúde; Gestão de serviços de saúde; Métodos de tomada de decisão aplicados ao sistema de saúde; Rede/cadeia de suprimentos do sistema de saúde; Inovação e Design centrado nas pessoas (user experience, UX) em serviços de saúde; Sistema de entrega dos serviços: indicadores de desempenho, localização, estrutura organizacional, tecnologias de informação e comunicação, processos de negócio; Modelo de negócio e Plano de negócio aplicado a Serviços da saúde; Fatores críticos de sucesso e Indicadores chave de desempenho (KPIs) em negócios de saúde; Fluxo de Processo de Serviço; Estudos de caso de design de serviços e servitização em empresas de saúde; Ética digital e proteção de dados na saúde; Gerenciamento e Método ágil de projetos; Elaboração de artigo propondo um modelo de negócio em saúde, ou análise crítica de um modelo existente, sob orientação do professor da disciplina.
 
The importance and business context for servitization- starting a transition; Competing through services: servitization and product-service systems in healthcare; Service design for health as an application of Design thinking to Services; Business for companies and laboratories for health; Business and management for health services; Decision making applied in health systems; Health systems supply chain; Human-centered design and Innovation for health services; Service delivery system: performance measures, facilities and their location, organizational structure, Information and Communication Technologies, people and skill-sets, business processes; Business model and business plan for health services; Critical success factors and Key performance indicators for health services; Service blueprint; Case studies of servitization for health services; Digital ethics and data protection; Digital ethics and data protection for health and environment; Agile project management; Writing and submission of a paper about a business plan or a critical analysis of an existing Operations Service, under orientation of the teacher.
 
 
Avaliação
     
Método
Síntese semanal da fundamentação teórica, apresentação e discussão de estudos de caso da literatura, elaboração de artigo para submissão
Critério
NF = 0,2*Relatórios semanais + 0,4*Apresentação de caso + 0,4*submissão de Artigo
Norma de Recuperação
Prova de recuperação
 
Bibliografia
     
AMARAL, Daniel Capaldo et. al. Gerenciamento ágil de projetos. São Paulo, Saraiva, 2011. BAINES, T.; LIGHTFOOT, H. Made to serve: how manufacturers can compete through servitization and product-service systems. West Sussex: John Wiley & Sons, 2013. BITNER, M. et. al. Service blueprinting: a practical technique for Service Innovation. Center for services leadership, Arizona, 2007. BOWEN, J.; FORD, R. Managing Service Organizations: does having a “thing” make a difference? Journal of management, 2002. BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro, Elsevier, 2010. CHRISTENSEN, Clayton M. (2009) Inovação na gestão da saúde: a receita para reduzir custos e aumentar qualidade. Porto Alegre: Bookman. CORRÊA, H. L.; GIANESI, I.G.N. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2019. HIGHSMITH, Jim. Agile project management: creating innovative products. Pearson, 2010. KELLEY, T. The art of innovation: lessons in creativity from IDEO, America´s leading design firm. Doubleday, New York, 2001. KELLEY, T.; KELLEY, D. Creative confidence: unleashing the creative potential within us all. Crown Publishing, New York, 2013. KNAPP, J. Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2017: LOCKWOOD, T. Design thinking: integrating innovation, customer experience and brand value. New York, Design Management Institute, 2010. NORMAN, D. O design do dia-a-dia. Rio de Janeiro, Rocco, 2006. NORMAN, D. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro, Rocco, 2008. OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro, Alta Books, 2011. PINE, B.; GILMORE, J. The experience economy. Harvard Business School, 1999. RIES, E. A startup enxuta. São Paulo, Lua de Papel, 2012. ROCKART, J. Chief executives define their own data needs. Harvard Business Review, 1979. SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. São Paulo, Texto Editores, 2014. TALBERT, R. Flipped learning: a guide for higher education faculty. Virginia, Stylus, 2017. VANDERMERWE, S.; RADA, J. Servitization of business: adding value by adding services. European Management Journal, v.6, n. 4, 1988. VERGANTI, R. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean. Boston, Harvard. VERGANTI, R. Overcrowded: designing meaningful products in a world awash with ideas. Cambridge, MIT Press, 2016. VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro, MJV Press, 2012.
 

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