Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO3611 - Viabilidade e Gestão de Projetos em Design
Feasibility and  Project Management in Design

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1. Capacitar o aluno a incorporar, na estruturação e desenvolvimento de seus projetos de produto de serviço, informacional, gráfico, ou de negócio, os conceitos de gestão de projetos, ferramentas de planejamento e controles, acompanhamento, organização e trabalho em equipe; 2. Apresentar o projeto como um processo amplo de negócio, abrangendo todo o Ciclo de Vida do projeto. Fases conceitual, viabilidade, planejamento e organização, implementação e encerramento; 3. Apresentar e discutir conceitos de Gestão em Design: organização do escritório de Design, modelos de gestão em Design, inovação, modelo de negócio, pessoas em projetos, equipes virtuais, smartworking, viabilidade econômica de projetos; 4. Aprender fazendo: capacitar o aluno a desenvolver proposta de projeto e propor projetosvoltados para a Cidade Inteligente; 5. Aprender fazendo: capacitar os alunos a desenvolver projetos com base em Gestão tradicional de projetos, Design Thinking, Métodos Ágeis (Scrum), Modelo de negócio.
 
1. Providing knowledge on concepts and implications of Design management in the development of products, services, informational and business design; planning, controls and team working; 2. Learning design projects as a wide business through life cycle project and phases: conceptual, feasibility, planning, organization, implementation and closing; 3. Learning and discussion on concepts of Design management: office organization, management, innovation, business model, people, virtual teams, smart working, feasibility of projects; 4. Learning by doing: preparing students to develop design proposals and initiatives to Smart Cities; 5. Learning by doing: preparing students to develop projects based on traditional management, Design thinking, Agile methods (Scrum), business models.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
423749 - Clovis Armando Alvarenga Netto
 
Programa Resumido
Gestão de projetos; Planejamento do escopo, estruturação de pessoas, cronograma, caminho crítico, custos e orçamento; Gestão em Design; Inovação e Design; Equipes Virtuais;Implementação;Modelos de projeto para o Design: Design thinking, Sprint, método Ágil (Scrum);Design de negócios; Cidades inteligentes; Encerramento do projeto.
 
Project and design management; Scope planning, Gantt chart, critical path method; Performance, operational management, functional, strategic; Innovation and Design, Virtual Teams; Implementation; Models for Design management: Design thinking, Sprint, Agile Method (Scrum); Business models (Canvas); Application: Smart Cities; Closing project
 
 
Programa
 Gestão de projetos: conceituação, características, ciclo de vida, fases, administração, partes interessadas, Equipes Virtuais;  Planejamento do escopo (EAP), estruturação de pessoas, cronograma, caminho crítico, custos e orçamento, aprovação;  Gestão em Design: gestão operacional, funcional, estratégica;  Inovação em Design: Inovação radical induzida pelo Design;  Viabilidade econômica de projeto em Design;  Implementação: execução, monitoramento e controle, revisões e avaliações;  Modelos de projeto para o Design: Design thinking, Sprint, método Ágil (Scrum);  Design de negócios: modelo de negócios, Canvas  Aplicação: Cidades inteligentes, elementos, dimensões, indicadores;  Encerramento do projeto: aceitação do produto pelo cliente, avaliação interna, desmobilização e dissolução da equipe.
 
 Project management: concepts, characteristics, life cycle. Phases, administration, stakeholders; Virtual Teams;  Scope planning (WBS), work in teams, Gantt chart, critical path method, costs and approval;  Design management:performance, operational, functional and strategicmanagement;  Innovation and Design: Radical Design-driven innovation;  Feasibility study of projects;  Implementation: execution, controlling,critical analysis and reviews;  Models for Design management: Design thinking, Sprint, Agile Method (Scrum);  Business models (Canvas)  Application: Smart Cities –definitions, dimensions, performance and initiatives;  Closing project: evaluation and client review, team finishing project
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos semanais, prova e relatório final
Critério
Trabalhos semanais=20%; Trabalho Prático com relatório=60%; Prova individual=20%
Norma de Recuperação
Uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
ABNT NBR ISO 37120 (2017). Desenvolvimento sustentável de comunidades – indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida ABNT NBR ISO 37122 (2020). Cidades e comunidades sustentáveis-indicadores para cidades inteligentes. ALBINO, BERARDI, DANGELICO(2015). Smartcities: definitions, dimensions, performance, andinitiatives. JournalofUrban Technology, v. 22, n. 1. AMARAL, Daniel Capaldo et. al. (2011)Gerenciamento ágil de projetos. São Paulo, Saraiva. ANGELIDOU(2017). Smartcityplanninganddevelopmentshortcomings. TeMA. Journalof Land use. Jan BROWN, T. (2010). Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro, Elsevier. HIGHSMITH, Jim (2010). Agile project management: creating innovative products. Pearson, 2010. JAAKSON, K.; REINO, A.; McCLENAGHAN, P. (2019). The spacebetween- linkingtrustwith individual andteam performance in virtual teams. Team Performance Management. KELLEY, T. (2001)The art of innovation: lessons in creativity from IDEO, America´s leading design firm. Doubleday, New York. KELLEY, T.; KELLEY, D. (2013). Creative confidence:unleashing the creative potential within us all. Crown Publishing, New York. KNAPP, J. (2017)Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Rio de Janeiro, Intrínseca. MOZOTA, B. B.; KLÖPSCH, C.; COSTA, F.C.X. (2011)Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre, Bookman. OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. (2011)Business ModelGeneration – Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro, Alta Books. PMI, Project Management Institute. Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos (PMBok). 3.ed. Project Management Institute, 2004. RUBIN, K. Scrum essencial. Rio de Janeiro, Alta Books, 2017 VERGANTI, R. Design as brokering of languages: Innovation strategies in Italian firms. Design Management journal, 2003. VERGANTI, R. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean.Boston, Harvard, 2009. VERGANTI, R. Overcrowded: designing meaningful products in a world awash with ideas. Cambridge, MIT Press, 2016. VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro, MJV Press, 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para PRO3611

Clique para consultar o oferecimento para PRO3611

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP