1. Capacitar o aluno a incorporar, na estruturação e desenvolvimento de seus projetos de produto de serviço, informacional, gráfico, ou de negócio, os conceitos de gestão de projetos, ferramentas de planejamento e controles, acompanhamento, organização e trabalho em equipe; 2. Apresentar o projeto como um processo amplo de negócio, abrangendo todo o Ciclo de Vida do projeto. Fases conceitual, viabilidade, planejamento e organização, implementação e encerramento; 3. Apresentar e discutir conceitos de Gestão em Design: organização do escritório de Design, modelos de gestão em Design, inovação, modelo de negócio, pessoas em projetos, equipes virtuais, smartworking, viabilidade econômica de projetos; 4. Aprender fazendo: capacitar o aluno a desenvolver proposta de projeto e propor projetosvoltados para a Cidade Inteligente; 5. Aprender fazendo: capacitar os alunos a desenvolver projetos com base em Gestão tradicional de projetos, Design Thinking, Métodos Ágeis (Scrum), Modelo de negócio.
Gestão de projetos; Planejamento do escopo, estruturação de pessoas, cronograma, caminho crítico, custos e orçamento; Gestão em Design; Inovação e Design; Equipes Virtuais;Implementação;Modelos de projeto para o Design: Design thinking, Sprint, método Ágil (Scrum);Design de negócios; Cidades inteligentes; Encerramento do projeto.
Gestão de projetos: conceituação, características, ciclo de vida, fases, administração, partes interessadas, Equipes Virtuais; Planejamento do escopo (EAP), estruturação de pessoas, cronograma, caminho crítico, custos e orçamento, aprovação; Gestão em Design: gestão operacional, funcional, estratégica; Inovação em Design: Inovação radical induzida pelo Design; Viabilidade econômica de projeto em Design; Implementação: execução, monitoramento e controle, revisões e avaliações; Modelos de projeto para o Design: Design thinking, Sprint, método Ágil (Scrum); Design de negócios: modelo de negócios, Canvas Aplicação: Cidades inteligentes, elementos, dimensões, indicadores; Encerramento do projeto: aceitação do produto pelo cliente, avaliação interna, desmobilização e dissolução da equipe.
ABNT NBR ISO 37120 (2017). Desenvolvimento sustentável de comunidades – indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida ABNT NBR ISO 37122 (2020). Cidades e comunidades sustentáveis-indicadores para cidades inteligentes. ALBINO, BERARDI, DANGELICO(2015). Smartcities: definitions, dimensions, performance, andinitiatives. JournalofUrban Technology, v. 22, n. 1. AMARAL, Daniel Capaldo et. al. (2011)Gerenciamento ágil de projetos. São Paulo, Saraiva. ANGELIDOU(2017). Smartcityplanninganddevelopmentshortcomings. TeMA. Journalof Land use. Jan BROWN, T. (2010). Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro, Elsevier. HIGHSMITH, Jim (2010). Agile project management: creating innovative products. Pearson, 2010. JAAKSON, K.; REINO, A.; McCLENAGHAN, P. (2019). The spacebetween- linkingtrustwith individual andteam performance in virtual teams. Team Performance Management. KELLEY, T. (2001)The art of innovation: lessons in creativity from IDEO, America´s leading design firm. Doubleday, New York. KELLEY, T.; KELLEY, D. (2013). Creative confidence:unleashing the creative potential within us all. Crown Publishing, New York. KNAPP, J. (2017)Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Rio de Janeiro, Intrínseca. MOZOTA, B. B.; KLÖPSCH, C.; COSTA, F.C.X. (2011)Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre, Bookman. OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. (2011)Business ModelGeneration – Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro, Alta Books. PMI, Project Management Institute. Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos (PMBok). 3.ed. Project Management Institute, 2004. RUBIN, K. Scrum essencial. Rio de Janeiro, Alta Books, 2017 VERGANTI, R. Design as brokering of languages: Innovation strategies in Italian firms. Design Management journal, 2003. VERGANTI, R. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean.Boston, Harvard, 2009. VERGANTI, R. Overcrowded: designing meaningful products in a world awash with ideas. Cambridge, MIT Press, 2016. VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro, MJV Press, 2012.