Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO3612 - Inovação e Empreendedorismo
Innovation and Entrepreneurship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1. Conceituar o processo de estruturação de empreendimentos visando explorar as oportunidades
relacionadas com a resolução de problemas complexos.
2. Conceituar o processo de desenvolvimento integrado de produtos e serviços visando resolução de
problemas complexos.
3. Conceituar as abordagens de design centrado no usuário.
4. Apresentar métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento integrado de produtos e
serviços.
5. Conceituar e aplicar as principais abordagens da estratégia, de marketing, de design thinking, do
canvas e da startup enxuta.
6. Apresentar ferramentas e processos para a prototipação rápida e para a prototipação digital.
7. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para a estruturação de empreendimentos de
base tecnológica.
8. Promover o alinhamento dos empreendimentos resultantes com aceleradoras e incubadoras.
 
1. To conceptualize the process of creating new ventures to explore opportunities that emerge with the solutions of complex problems. 2. To conceptualize product and service development processes to solve complex problems. 3. To conceptualize human-centered design approaches. 4. To present methods, techniques and tools for the development of products and services. 5. To conceptualize and apply the main approaches of strategy, marketing, design thinking, canvas and lean startup. 6. To present tools and processes for rapid prototyping and digital prototyping. 7. To [resent and apply methods, techniques and tools for structuring technology-based ventures. 8. To promote the alignment of the resulting ventures with accelerators and incubators.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
486545 - André Leme Fleury
 
Programa Resumido
Estratégia: 5 forças competitivas, análise swot, estratégias genéricas, estratégia do oceano azul, fundamentos em marketing.
design thinking: definição do desafio estratégico, imersão, ideação, prototipação; business modelcanvas; aprendizagem validada; fases de desenvolvimento de startups;
 
Strategy: 5 competitive forces, swot analysis, generic strategies, blue ocean strategy, marketing. design thinking: definition of the strategic challenge, immersion, ideation, prototyping; business model canvas; validated learning; phases of development of startups;
 
 
Programa
 Lean Startup
 Design Thinking
 Prototipação digital.
 Prototipação rápida.
 Business ModelCanvas e suas variações
 Estratégia
 Marketing
 Processos
 Gerenciamento ágil de projetos
 
 Lean Startup  Design Thinking  Digital prototyping.  Rapid prototyping.  Business Model Canvas and its variations  Strategy  Marketing  Processes  Agile project management
 
 
Avaliação
     
Método
O curso é composto por aulas teórico-práticas e pelo desenvolvimento de um empreendimento em equipe, incluindo protótipos dos seus produtos e serviços. O empreendimento deve buscar explorar a oportunidade resultante da resolução de um problema real, complexo e multidisciplinar. O projeto deve resultar em solução viável tanto tecnicamente como economicamente. O resultado final do projeto é um protótipo funcional e o plano de negócios resumido do empreendimento. A avaliação é composta pela avaliação do projeto completo do empreendimento e dos seus protótipos e por uma nota individual de atividades realizadas em classe ao longo do semestre.
Critério
M = 0,1 * E + 0,9 * T onde: M = Média final E = Média dos exercícios e atividades; 0 <= E <= 10 T = Nota do trabalho; 0 <= T <= 10
Norma de Recuperação
Uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2.ed. São Paulo:
Blucher, 1998.
BROWN, T. Design thinking .Harvard Business Review, June 2008.
BLANK, S. Why the lean startup changes everything. Harvard Business Review. May 2013.
BLANK, S.; DORF, B. Startup: manual doempreendedor. Alta Books, 2014.
BUCHANAN, R. Wicked Problems in Design Thinking.Design Issues. Vol.8 N.2, 1992.
DORST, K. The core of ‘design thinking’ and its application. Design Studies Vol 32 No. 6 November 2011.
GERSHENFELD, N. Fab: the coming revolution on your desktop – from personal computers to
personal fabrication. Basic Books, 2005.
KATZ, B. Make it New. The history of Sylicon Valley design. Cambridge: MIT Press, 2007.
KRIPPENDORF, K. The semantic turn: a new foundation for design. London: Taylor and Francis, 2006.
OSTERWALDER, A. Business Model Generation. Alta Books – 2011.
RIES, E. A StartupEnxuta. LeYa, 2012.
ROZENFELD, H. FORCELINI, F. Gestão de Desenvolvimento de Produtos. Uma Referência Para a
Melhoria do Processo. Saraiva, 2006.
SIMON, H. The structureofilldefinedproblems. Artificial Intelligence. Vol. 4 1973.
THIEL, P. De Zero a Um. O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício. Objetiva,
2014.
 

Clique para consultar os requisitos para PRO3612

Clique para consultar o oferecimento para PRO3612

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP