Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA0183 - Psicologia do Desenvolvimento
Developmental Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Conhecer e discutir a concepção de desenvolvimento humano, ciclos da existência e idades do homem.
1) problematizar a contribuição da Psicologia para a compreensão das relações humanas e, em especial, a relação enfermeiro-paciente;
2) discutir a concepção de ser humano na sociedade atual;
3) conhecer os conceitos de preconceito, estereótipo e estigma e refletir sobre esses fenômenos presentes na relação com o “significativamente diferente” (étnica, social, cultural e corporalmente).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1290970 - Marie Claire Sekkel
 
Programa Resumido
Concepções de desenvolvimento como processo ao longo da vida.
 
 
 
Programa
1 - a relação cuidador-paciente;
2 – concepções sobre desenvolvimento humano: Piaget, Vigotsky, Freud, Erikson;
3 – a relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano;
4 – a concepção de desenvolvimento de Erik Erikson;
5 – perdas, luto, morte e desenvolvimento humano;
6 – preconceito e estereótipo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas e seminários.
Critério
1 - Seminários em grupo, acompanhados de reflexão escrita a ser entregue no dia da prova (10 grupos);
2 - Avaliação individual, que deverá ser realizada em sala de aula (nota 0 a 10).
Norma de Recuperação
Trabalho Escrito
 
Bibliografia
     
1 - ABERASTURY, A. e KNOBEL, M. Adolescência Normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 3ª Ed., 1984.

2 - AMARAL, L. A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, J.G. Diferenças e preconceito na escola. São Paulo: Summus, 1998.

3 - ERIKSON, E. H. Infância e Sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 1971.

4 – KRAMER, S. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: BAZÌLIO, L. C. e KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003.

5 – KOVÁCS, M. J. e VAICIUNAS, N. Ciclo da existência: envelhecimento, desenvolvimento humano e autoconhecimento. In: KOVÁCS, M. J. (coord.) Morte e Existência Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

6 – OLIVIERA, M. K. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 30, n. 2, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php

7 – OLIVEIRA, M. K.; TEIXEIRA, E. A questão da periodização do desenvolvimento psicológico. In: OLIVEIRA, M.K.; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA0183

Clique para consultar o oferecimento para PSA0183

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP