Compreender a dinâmica do psiquismo e sua relação com a alimentação, o papel da família e a influência da cultura nos hábitos alimentares. Compreender a produção institucional dos processos de subjetivação implicados no trabalho referente à área da Nutrição. Contribuir para a formação ética e política do/as profissionais da nutrição de modo a subsidiar sua atuação crítica diante da realidade social brasileira.
A disciplina aborda discussões de conceitos da Psicologia que visando subsidiar a compreensão dos aspectos subjetivos e institucionais relacionados ao trabalho da/o nutricionista.
Subjetividade e alimentação. O papel da família e a influência e das instituições e da cultura no comportamento alimentar. Experiências alimentares e o campo da saúde. O trabalho da/do nutricionista e a interface com a dimensão subjetiva. Contribuições da Psicologia para a formação ética e política do/as profissionais da nutrição: subsídios para atuação crítica diante da realidade social brasileira.
ARAÚJO, B.C. Aspectos psicológicos da alimentação. In: PHILIPPI, S.M. e ALVARENGA, M. (Orgs.) Transtornos alimentares: uma visão nutricional. SP: Manole, 2004. BECHARA, A.P. e KOHATSU, L.N. Tratamento nutricional da anorexia e da bulimia nervosas: aspectos psicológicos dos pacientes, de suas famílias e das nutricionistas. Revista Vínculo, v.12, n.2, 2014. BEZERRA, B. O normal e o patológico: uma discussão atual. In: Sousa, A. N.; Pitanguy, J. Saúde, Corpo e Sociedade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. COBELO, A.W. O papel da família no comportamento alimentar. In: PHILIPPI, S.M. e ALVARENGA, M. (Orgs.) Transtornos alimentares: uma visão nutricional. SP: Manole, 2004. ESTIMA, C.C.P.; LEAL, G.V.da S.; ALVARENGA, M.; PHILIPPI, S.T. Comer em família: impacto no comportamento de crianças e adolescentes. In: Marle Alvarenga et al.(orgs). Nutrição e transtornos alimentares: avaliação e tratamento. Barueri: Manole, 2011. FARAHL, MARISA HELENA; MATE, CECÍLIA HANNA - Uma discussão sobre as práticas de anorexia e bulimia como estéticas de existência Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 883-898, out./dez. 2015. FREUD, S. Cinco lições de Psicanálise. In:__________ Cinco Lições de Psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos. Trad. sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v.11). KOVÁCS, M.J. Os profissionais de saúde e educação e a morte. In: ______ Educação para a morte: desafio na formação de profissionais de saúde e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003 MACHADO, A. M. Uma carta-luta aos que atuam na educação e na saúde. In Ceccim, Ricardo Buig; Freitas, Cláudia Rodrigues (Orgs). Fármacos, remédios, medicamentos: o que a Educação tem com isso? Porto Alegre: Rede Unida, 2021. (pp. 315-324). (acesso on line) MIRANDA, M.R. O mundo objetal anoréxico e a violência bulímica. Psicanálise e Universidade. Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUCSP. n.19. set. 2003. TORRES, R. F. O curador-ferido e a individuação. Junguiana. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, v.36-1, 2018. FILMES E VIDEOS Filme Freud Além da Alma VÍDEO Christian Dunker – Transtornos alimentares - anorexia / bulimia https://www.youtube.com/watch?v=dcVpNG7Mgsc CONTO omelete de amoras DOCUMENTÁRIO Solitário Anônimo TIRANIA da MAGREZA - entrevista Dráuzio Varella com Táki Cordás https://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/anorexia-nervosa-e-bulimia/