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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA0185 - Psicologia Aplicada à Nutrição
Psychology applied to Nutrition

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Compreender a dinâmica do psiquismo e sua relação com a alimentação.
Compreender o papel da família e a influência da cultura no comportamento alimentar.
Discutir as contribuições da Psicologia para uma prática crítica e comprometida do nutricionista com a realidade social brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2157343 - Lineu Norió Kohatsu
 
Programa Resumido
Teorias e conceitos da Psicologia. Aspectos subjetivos e culturais relacionados à alimentação e à atuação do nutricionista. Transtornos alimentares.
 
 
 
Programa
Teorias e conceitos da Psicologia; Aspectos psicológicos da alimentação; Papel da família no comportamento alimentar; As relações familiares e os transtornos alimentares; Corpo, psique, cultura e alimentação; Contribuições da Psicologia para reflexão acerca da atuação do nutricionista: a relação profissional-paciente, a transferência, os mecanismos psicológicos de defesa, o sofrimento psíquico dos trabalhadores da saúde, grupos e instituições.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1 - Método:
1.1 Estratégias de ensino:
Aulas expositivas; seminários em pequenos grupos; palestras; exibição de filmes; trabalho de campo.
1.2 Instrumentos de avaliação:
Provas; trabalho.

2 - Critério:
Coerência na explicitação de conceitos;
Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente;
Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas;
Ideias/posicionamentos que expressem postura crítica e/ou humanista e/ou ética frente a situações e ou casos;
Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso;
Manter a confidencialidade das informações a ele confiadas.
Participação com contribuições de debate.
Critério
Realização das leituras indicadas, participação das atividades dem sala de aula, presença às aulas e realização de um trabalho em grupo.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas finais e de recuperação.
 
Bibliografia
     
1. Alvarenga M. A mudança na alimentação e no corpo ao longo do tempo. In: Philippi SM, Alvarenga M, organizadoras. Transtornos alimentares: uma visão nutricional. São Paulo: Manole; 2004.

2. Amaral LA. Impacto familiar: o reinado da ambivalência. In: Amaral LA. Conhecendo a deficiência: em companhia de Hércules. São Paulo: Robe Editorial; 1995.

3. Amaral LA. Mecanismos psicológicos de defesa frente à deficiência: atitude, preconceito, estereótipo e estigma. In: Amaral LA. Conhecendo a deficiência: em companhia de Hércules. São Paulo: Robe Editorial; 1995.

4. Araújo BC. Aspectos psicológicos da alimentação. In: PHILIPPI, S.M. e ALVARENGA, M. (Orgs.) Transtornos alimentares: uma visão nutricional. SP: Manole, 2004.

5. Cobelo AW. O papel da família no comportamento alimentar. In: Philippi SM, Alvarenga M, organizadoras. Transtornos alimentares: uma visão nutricional. São Paulo: Manole; 2004.

6. Crockík JL. Notas sobre a dicotomia corpo-psique. Interações. 2005; X (19): 103-122. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/inter/v10n19/v10n19a06.pdf

7. Freud S. A dinâmica da transferência. In: Freud S. Cinco Lições de Psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago; 1969. 12 v.

8. Freud S. Cinco lições de Psicanálise. In: Freud S. Cinco Lições de Psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago; 1969. 11 v.

9. Kováks MJ. Os profissionais de saúde e educação e a morte. In: Kováks MJ. Educação para a morte: desafio na formação de profissionais de saúde e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003.

10. Miranda MR. O mundo objetal anoréxico e a violência bulímica. Psicanálise e Universidade. Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUCSP. 2005; 19.
 

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