Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA0185 - Psicologia, Nutrição e Alimentação
Psychology, Nutrition and Feeding

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Compreender a dinâmica do psiquismo e sua relação com a alimentação, o papel da família e a influência da cultura nos hábitos alimentares.
Compreender a produção institucional dos processos de subjetivação implicados no trabalho referente à área da Nutrição. 

Contribuir para a formação ética e política do/as profissionais da nutrição de modo a subsidiar sua atuação crítica diante da realidade social brasileira.
 
Understand the dynamics of the psyche and its relationship with food, the role of the family and the influence of culture on eating habits.Clique aqui para digitar texto. Understand the institutional production of the subjectivation processes involved in the work related to the area of Nutrition. Contribute to the ethical and political training of nutrition professionals to support their critical performance in the face of Brazilian social reality.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
647530 - Adriana Marcondes Machado
2157343 - Lineu Norió Kohatsu
 
Programa Resumido
A disciplina aborda discussões de conceitos da Psicologia que visando subsidiar a compreensão dos aspectos subjetivos e institucionais relacionados ao trabalho da/o nutricionista.
 
The discipline addresses discussions of Psychology concepts that aim to support the understanding of subjective and institutional aspects related to the work of the nutritionist.
 
 
Programa
Subjetividade e alimentação.
O papel da família e a influência e das instituições e da cultura no comportamento alimentar. 
Experiências alimentares e o campo da saúde. 
O trabalho da/do nutricionista e a interface com a dimensão subjetiva.
Contribuições da Psicologia para a formação ética e política do/as profissionais da nutrição: subsídios para atuação crítica diante da realidade social brasileira.
 
Subjectivity and feeding. The role of the family and the influence of institutions and culture on eating behavior. Food experiences and the field of health. The work of the nutritionist and the interface with the subjective dimension. Contributions of Psychology to the ethical and political training of nutrition professionals: subsidies for critical action in the face of Brazilian social reality.
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: aulas expositivas, discussões em pequenos grupos. Atividades discentes: Leituras, participação nas discussões e realização de trabalhos de aproveitamento. Avaliação: Trabalho em grupo; trabalho de finalização da disciplina.
Critério
Realização das leituras indicadas, participação das discussões realizadas em aula, realização dos trabalhos e qualidade dos trabalhos apresentados.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito ou prova.
 
Bibliografia
     
ARAÚJO, B.C. Aspectos psicológicos da alimentação. In: PHILIPPI, S.M. e ALVARENGA, M. (Orgs.) Transtornos alimentares: uma visão nutricional. SP: Manole, 2004.
BECHARA, A.P. e KOHATSU, L.N. Tratamento nutricional da anorexia e da bulimia nervosas: aspectos psicológicos dos pacientes, de suas famílias e das nutricionistas. Revista Vínculo, v.12, n.2, 2014.

BEZERRA, B. O normal e o patológico: uma discussão atual. In: Sousa, A. N.; Pitanguy, J. Saúde, Corpo e Sociedade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. 

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28.

COBELO, A.W. O papel da família no comportamento alimentar. In: PHILIPPI, S.M. e ALVARENGA, M. (Orgs.) Transtornos alimentares: uma visão nutricional. SP: Manole, 2004. 

ESTIMA, C.C.P.; LEAL, G.V.da S.; ALVARENGA, M.; PHILIPPI, S.T. Comer em família: impacto no comportamento de crianças e adolescentes. In: Marle Alvarenga et al.(orgs). Nutrição e transtornos alimentares: avaliação e tratamento. Barueri: Manole, 2011.
FARAHL, MARISA HELENA; MATE, CECÍLIA HANNA - Uma discussão sobre as práticas de anorexia e bulimia como estéticas de existência Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 883-898, out./dez. 2015.

FREUD, S.  Cinco lições de Psicanálise. In:__________ Cinco Lições de Psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos. Trad. sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v.11).

KOVÁCS, M.J. Os profissionais de saúde e educação e a morte. In: ______ Educação para a morte: desafio na formação de profissionais de saúde e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003

MACHADO, A. M. Uma carta-luta aos que atuam na educação e na saúde. In Ceccim, Ricardo Buig; Freitas, Cláudia Rodrigues (Orgs). Fármacos, remédios, medicamentos: o que a Educação tem com isso? Porto Alegre: Rede Unida, 2021. (pp. 315-324).  (acesso on line)

MIRANDA, M.R. O mundo objetal anoréxico e a violência bulímica. Psicanálise e Universidade. Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUCSP. n.19. set. 2003.
TORRES, R. F. O curador-ferido e a individuação. Junguiana. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, v.36-1, 2018.


FILMES E VIDEOS

Filme Freud Além da Alma

VÍDEO Christian Dunker – Transtornos alimentares - anorexia / bulimia
https://www.youtube.com/watch?v=dcVpNG7Mgsc
CONTO omelete de amoras

DOCUMENTÁRIO Solitário Anônimo

TIRANIA da MAGREZA  - entrevista Dráuzio Varella com Táki Cordás
https://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/anorexia-nervosa-e-bulimia/
 

Clique para consultar os requisitos para PSA0185

Clique para consultar o oferecimento para PSA0185

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP