Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA0187 - Psicologia do Desenvolvimento
Developmental Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
1. Apresentar tópicos da teoria de Piaget sobre processos do desenvolvimento humano em sua perspectiva cognitiva e afetiva.
2. Analisar questões atuais do processo de envelhecimento humano e suas implicações para a Fisioterapia.
3. Discutir a importância da psicologia do Desenvolvimento à formação do fisioterapeuta.
4. Refletir sobre a escolha da Fisioterapia como profissão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
45470 - Lino de Macedo
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Estágios do desenvolvimento cognitivo.
2. Estágios do desenvolvimento afetivo.
3. Relações entre inteligência e afetividade em uma perspectiva construtivista do conheciemento.
4. Questões atuais sobre o envelhecimento humano.
5. Impostância da psicologia do Desenvolvimento para a atividade do fisioterapeuta.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1.Relato autobiográfico, ilustrado com fotos, sobre momentos significativos da vida relativos aos seguintes períodos: nascimento - 2anos, 2-7 anos; 7-12 anos; 12-18 anos; e, momento atual ( com destaque no significado de estar cursando Fisioterapia).
2. Relato de entrevista com uma pessoa idosa (paciente ou não) sobre sua história de vida e o modo como realiza e compreende seu processo de envelhecimento.
Critério
1. Realização e aprovação nas atividades propostas como trabalho de campo.
2. Realização e aprovação em verificação escrita e individual dos conteúdos da bibliografia indicada para a disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito e/ou Prova oral ou escrita
 
Bibliografia
     
1. INHELDER, B. & PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Editora Pioneira, 1976.
2. MACEDO, L. Ensaios construtivistas. São Paulo: Editora Casa do psicólogo, 1994.
3. MACEDO, L. Inteligência: todos podem aprender? In: M. K. de Oliveira, D. T. R. Souza & T. C. Rego (org). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Editora Moderna, 2002. P. 117-134.
4. PARENTE, M. A. M. P. Cognição e envelhecimento. Porto Alegre: Editora Artmed, 2006.
5. PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2003.
6. PIAGET, J. Inteligencia y afectividad. Introdução, revisão e notas de Mário Carretero. Buenos Aires: editora Aique, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA0187

Clique para consultar o oferecimento para PSA0187

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP