Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA0189 - Psicologia do Desenvolvimento
Developmental Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Transmitir aos alunos distintos recortes a partir dos quais o desenvolvimento pode ser considerado, contextualizando a originalidade da perspectiva de cada autor.
Uma vez que se trata de alunos provenientes de curso de fonoaudiologia, será dado destaque ao papel da comunicação e da linguagem no ponto de vista da cada autor mencionado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1841928 - Rogerio Lerner
 
Programa Resumido
Esta disciplina discute aspectos centrais do desenvolvimento humano a partir da concepção de autores considerados fundamentais.
 
 
 
Programa
1. Apresentação do curso e introdução ao estudo do desenvolvimento.
2. O tema do desenvolvimento em distintos programas de pesquisa. Bibliografia: Castorina, J. Cap.I.
3. Introdução ao pensamento de Jean Piaget. Bibliografia: Dolle, J.M. Cap. I.
4. Desenvolvimento segundo Jean Piaget. Bibliografia: Piaget, J Itens I e II do capítulo 1.
5. Desenvolvimento segundo Jean Piaget. Bibliografia: Piaget, J. Itens III e IV do capítulo 1.
6. Linguagem e desenvolvimento segundo Jean Piaget. Piaget, J. capítulo 3 da segunda parte.
7. Introdução ao pensamento de Lev Vygotsky. Bibliografia: Kohn, M. Cap.I.
8. Desenvolvimento segundo Lev Vygotsky. Bibliografia: Vygotsky, L. Capítulo 1.
9. Desenvolvimento segundo Lev Vygotsky. Bibliografia: Vygotsky, L. Capítulo 4.
10. Linguagem e desenvolvimento segundo Lev Vygotsky. Bibliografia: Vygotsky, L. Capítulo 7.
11. Introdução ao pensamento de Sigmund Freud.
12. Desenvolvimento segundo Sigmund Freud. Bibliografia: Freud, S. Primeiro ensaio.
13. Desenvolvimento segundo Sigmund Freud. Bibliografia: Freud, S. Segundo ensaio.
14. Linguagem e desenvolvimento segundo a psicanálise.
15. Transtornos globais do desenvolvimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos deverão vir às aulas com os textos lidos, a fim de proporcionar sua efetiva participação nas mesmas.
Critério
Será aplicada uma prova escrita individual sem consulta. Caso o aluno não obtenha a nota necessária para a aprovação, poderá realizar uma segunda prova duas semanas após a primeira.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito e entrevista.

 
Bibliografia
     
CASTORINA, J.A. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. Editora Ática: São Paulo, 1996.
DOLLE, J.M. Para compreender Jean Piaget. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
FREUD, S. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Edição Standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1973.
KOHL DE OLIVEIRA, M. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA0189

Clique para consultar o oferecimento para PSA0189

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP