Transmitir aos alunos distintos recortes a partir dos quais o desenvolvimento pode ser considerado, contextualizando a originalidade da perspectiva de cada autor. Uma vez que se trata de alunos provenientes de curso de fonoaudiologia, será dado destaque ao papel da comunicação e da linguagem no ponto de vista da cada autor mencionado.
Esta disciplina discute aspectos centrais do desenvolvimento humano a partir da concepção de autores considerados fundamentais.
1. Apresentação do curso e introdução ao estudo do desenvolvimento.2. O tema do desenvolvimento em distintos programas de pesquisa. Bibliografia: Castorina, J. Cap.I.3. Introdução ao pensamento de Jean Piaget. Bibliografia: Dolle, J.M. Cap. I.4. Desenvolvimento segundo Jean Piaget. Bibliografia: Piaget, J Itens I e II do capítulo 1.5. Desenvolvimento segundo Jean Piaget. Bibliografia: Piaget, J. Itens III e IV do capítulo 1.6. Linguagem e desenvolvimento segundo Jean Piaget. Piaget, J. capítulo 3 da segunda parte.7. Introdução ao pensamento de Lev Vygotsky. Bibliografia: Kohn, M. Cap.I.8. Desenvolvimento segundo Lev Vygotsky. Bibliografia: Vygotsky, L. Capítulo 1.9. Desenvolvimento segundo Lev Vygotsky. Bibliografia: Vygotsky, L. Capítulo 4.10. Linguagem e desenvolvimento segundo Lev Vygotsky. Bibliografia: Vygotsky, L. Capítulo 7.11. Introdução ao pensamento de Sigmund Freud.12. Desenvolvimento segundo Sigmund Freud. Bibliografia: Freud, S. Primeiro ensaio.13. Desenvolvimento segundo Sigmund Freud. Bibliografia: Freud, S. Segundo ensaio.14. Linguagem e desenvolvimento segundo a psicanálise.15. Transtornos globais do desenvolvimento.
CASTORINA, J.A. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. Editora Ática: São Paulo, 1996.DOLLE, J.M. Para compreender Jean Piaget. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.FREUD, S. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Edição Standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1973.KOHL DE OLIVEIRA, M. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1987.VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.