Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA0189 - Psicologia do Desenvolvimento
Developmental Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Transmitir a alunas e alunos uma compreensão de como pensamentos, sentimentos e comportamentos mudam ao longo da vida tendo como dimensões principais do desenvolvimento a cognição, a socialização e as emoções na primeira infância, com ênfase em estudos acerca da realidade brasileira contemporânea.
Uma vez que se trata de uma disciplina obrigatória para o curso de Fonoaudiologia, será dado destaque ao papel da comunicação e da linguagem nos fenômenos estudados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1841928 - Rogerio Lerner
 
Programa Resumido
Esta disciplina discute a cognição, a socialização e as emoções na primeira infância como aspectos centrais do desenvolvimento humano com ênfase em estudos acerca da realidade brasileira contemporânea.
 
 
 
Programa
Aula 1 - Apresentação da disciplina e da dinâmica de trabalho. Discussão do que significa a universidade pública no contexto da sociedade brasileira contemporânea.
Aula 2 – O início do estudo das dimensões que incidem sobre o desenvolvimento humano.
Exibição do filme “O garoto selvagem”, de François Truffaut, seguida de discussão do texto.
Bibliografia: dos Anjos Pereira, T. M., & Galuch, M. T. B. (2012). O garoto selvagem: a importância das relações sociais e da educação no processo de desenvolvimento humano. Perspectiva, 30(2), 553–571. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p553
Aula 3 - Conectando o cérebro ao restante do corpo: o desenvolvimento
na primeira infância e a saúde ao longo da vida estão profundamente interligados.
Bibliografia: National Scientific Council on the Developing Child. (2020). Connecting the Brain to the Rest of the Body: Early Childhood Development and Lifelong Health Are Deeply Intertwined: Working Paper No. 15. Retirado de www.developingchild.harvard.edu. Tradução para o português: André Ribeiro e Melissa Harkin, Harkin Translations
Aula 4 - O impacto do desenvolvimento na Primeira Infância sobre a aprendizagem.
Bibliografia: Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2014). Estudo no 1: O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. http://www.ncpi.org.br.
Aula 5 – A importância dos vínculos familiares na primeira infância.
Bibliografia: Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2016). Estudo no II: Importância dos vínculos familiares na primeira infância. http://www.ncpi.org.br
Aula 6 – A importância da qualidade dos vínculos no início da vida.
Exibição do filme "O começo da vida", de Estela Renner, seguida de discussão.
Aula 7 - Funções Executivas e Desenvolvimento na primeira infância: Habilidades Necessárias para a Autonomia.
Bibliografia: Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2016). Estudo no III: Funções Executivas e Desenvolvimento na primeira infância: Habilidades Necessárias para a Autonomia. http://www.ncpi.org.br
Aula 8 - Racismo, Educação Infantil e Desenvolvimento na Primeira Infância.
Bibliografia: DIAS, L. R.; JANUÁRIO, E.; PEREIRA, N. S.; OLIVEIRA, W. T. F.; TRIPODI, Z. F. (2021). Estudo nº VII: Racismo, Educação Infantil e Desenvolvimento na Primeira Infância. Núcleo Ciência Pela Infância. http://www.ncpi.org.br
Aula 9 - Impactos da desigualdade na primeira infância.
Bibliografia: KOMATSU B.K; CALU J.C.; BARTHOLO T.L. (2022). Estudo nº IX: Impactos da desigualdade na primeira infância. Núcleo Ciência Pela Infância. http://www.ncpi.org.br
Aula 10 – Importância da socialização no desenvolvimento humano.
Exibição do filme "O enigma de Kaspar Hauser", de Werner Herzog seguida de discussão do artigo indicado.
Bibliografia: Saboya, M. C. L. (2001). O ENIGMA DE KASPAR HAUSER (1812-1833): UMA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL. Psicologia USP, 12 (2), 105-116.
Aula 11 - Prevenção de violência contra crianças.
Bibliografia: Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2023). Estudo nº X: Prevenção de violência contra crianças. Núcleo Ciência Pela Infância. http://www.ncpi.org.br
Aula 12 – Visita domiciliar como estratégia de promoção do desenvolvimento e da parentalidade na primeira infância.
Bibliografia: Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2018). Estudo nº IV: Visita domiciliar como estratégia de promoção do desenvolvimento e da parentalidade na primeira infância. http://www.ncpi.org.br
Aula 13 – Diversidade de significados de experiências na infância: o erro epistemológico de precipitar-se de tendências para pessoas.
Exibição do filme “O menino no espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha, seguida de discussão.
Aula 14 – Fechamento da disciplina.
Aula 15 - Prova individual escrita sem consulta.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos deverão vir às aulas com os textos lidos, a fim de proporcionar sua efetiva participação nas mesmas.
Critério
Será aplicada uma prova escrita individual sem consulta. Caso o aluno não obtenha a nota necessária para a aprovação, poderá realizar uma segunda prova duas semanas após a primeira.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito e entrevista.

 
Bibliografia
     
CASTORINA, J.A. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. Editora Ática: São Paulo, 1996.
DOLLE, J.M. Para compreender Jean Piaget. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
FREUD, S. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Edição Standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1973.
KOHL DE OLIVEIRA, M. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA0189

Clique para consultar o oferecimento para PSA0189

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP