Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA0285 - Psicologia do Desenvolvimento I
Developmental Psychology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação:

Objetivos
Aprofundar na compreensão do desenvolvimento psicológico, sobretudo em seus aspectos cognitivos e morais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1498922 - Maria Thereza Costa Coelho de Souza
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Carcterização da área da Psicologia do Desenvolvimento: principais abordagens e concepções do desenvolvimento. 2 A teoria de Jean Piaget a respeito do desenvolvimento cognitivo da criança. Como Piaget conceitua desenvolvimento e aprendizagem. Os principais períodos de desenvolvimento cognitivo. 3 O período sensório-motor. A construção da noção de objeto permanente; noção de causalidade, espaço e tempo. 4 O período pré-operacional. A construção da função simbólica e suas expressões; o jogo, a imitação e a linguagem. A infância dos 7 a 12 anos. A construção da noção de conservação de substância, peso, número e volume. 6 A adolescência e as operações formais. O pensamento do adolescente . 7 Juízo moral: teoria piagetiana e implicações sociais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários e discussões de textos.

Critério
Frequência às aulas; notas atribuídas às avaliações.

Norma de Recuperação
Prova escrita ou trabalho.
 
Bibliografia
     
Piaget, J. - Seis Estudos de Psicologia. Ed. Forense Universitária: Rio de Janeiro, 1976.
Coll e outros, - Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Evolutiva, vol. 1, Ed. Artes Médicas, 1995
Piaget, J. e Inhelder, B. - Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. Ed. Pioneira: São Paulo, 1976.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA0285

Clique para consultar o oferecimento para PSA0285

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP