Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA0285 - Psicologia do Desenvolvimento I
Developmental Psychology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Apresentar a área de Psicologia do Desenvolvimento e aprofundar a compreensão do desenvolvimento psicológico durante o ciclo vital a partir de evidências recentes e a abordagem clássica de Jean Piaget.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4864151 - Luciana Maria Caetano
1498922 - Maria Thereza Costa Coelho de Souza
 
Programa Resumido
Caracterização da área da Psicologia do Desenvolvimento: principais abordagens e concepções do desenvolvimento: relação entre teorias clássicas e evidências atuais. 2 A teoria de Jean Piaget a respeito do desenvolvimento cognitivo da criança. Como Piaget conceitua desenvolvimento e aprendizagem. Os principais períodos de desenvolvimento cognitivo e moral. O desenvolvimento da criança e a prática profissional do terapeuta ocupacional.
 
 
 
Programa
1. Caracterização da área da Psicologia do Desenvolvimento: principais abordagens e concepções do desenvolvimento: relação entre teorias clássicas e evidências atuais. 2 A teoria de Jean Piaget a respeito do desenvolvimento cognitivo da criança. Como Piaget conceitua desenvolvimento e aprendizagem. Os principais períodos de desenvolvimento cognitivo. 3 O período sensório-motor. A construção da noção de objeto permanente; noção de causalidade, espaço e tempo. 4 O período pré-operacional. A construção da função simbólica e suas expressões; o jogo, a imitação e a linguagem. A infância dos 7 a 12 anos. 6 A adolescência e as operações formais. O pensamento do adolescente. 7. O desenvolvimento da criança e a prática profissional do terapeuta ocupacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários e discussões de textos.

Critério
Frequência às aulas; notas atribuídas às avaliações.

Norma de Recuperação
Prova escrita ou trabalho.
 
Bibliografia
     
Piaget, J. - Seis Estudos de Psicologia. Ed. Forense Universitária: Rio de Janeiro, 1976
Seidl de Moura, M.L. (org.)- O Bebê do Século XXI e a psicologia em desenvolvimento. Ed. Casa do Psicólogo: São Paulo, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA0285

Clique para consultar o oferecimento para PSA0285

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP