Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA0286 - Psicologia do Desenvolvimento II
Developmental Psychology II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina tem como objetivo principal fornecer ao graduando no curso de Terapia Ocupacional a compreensão do que são as teorias do desenvolvimento do ser humano, especialmente no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
907384 - Leopoldo Pereira Fulgencio Junior
 
Programa Resumido
Propõe-se, dentro do campo das Teorias do Desenvolvimento, apresentar, como continuidade da disciplina “Psicologia do Desenvolvimento I”: a teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon) e a teoria do desenvolvimento sócio-afetivo do ponto de vista da psicanálise (especialmente, Freud e Winnicott). Nessa direção poderemos analisar, neste contexto, a teoria da comunicação em Winnicott, que é uma teoria do brincar-com e do estar-com o outro, útil para a prática da terapia ocupacional.
 
 
 
Programa
1.	Introdução e quadro Geral 
a.	O que são e para que servem as teorias do desenvolvimento?
b.	Campos e tipos das teorias do desenvolvimento
2.	Teorias cognitivas do desenvolvimento
a.	O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista de Piaget (revisão)
b.	O desenvolvimento da pessoa do ponto de vista de Wallon  
3. 	O desenvolvimento socioemocional do ponto de vista da psicanálise
a.	A teoria do desenvolvimento da sexualidade (Freud)
b. 	A teoria do desenvolvimento do ser (Winnicott )
4. 	A teoria da atividade de BRINCAR 



 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas. Fichamentos de textos e de vídeos que são parte do programa do curso. Um trabalho escrito ao final do curso, comentando em que sentido o aluno considera o conteúdo apresentado como útil para o trabalho do fisioterapeuta Procedimentos docentes: Aulas expositivas e discussões com a participação dos alunos. Procedimentos discentes: fichamentos de textos; assistir vídeos com temas do curso.
Critério
Avaliação de fichamentos e nota obtida na avaliação do trabalho final do curso.
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho.
 
Bibliografia
     
BÁSICAS:

Fulgencio, L. (2022). Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento. Estudo Crítico-Comparativo (Vol. 1. Origens e Consolidação). São Paulo: Blucher-FAPESP.
Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.
Vídeos

Introdução ao pensamento de Freud
Parte 1: https://youtu.be/0iDIG47kMZc
Parte 2: https://youtu.be/pQpxDF36teE

•	A teoria do desenvolvimento do ponto de vista de Winnicott
Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto
https://www.youtube.com/watch?v=o6Z7w5UgkhE&t=2699s (1:23:46)

•	O Brincar como fundamento do encontro interhumano
Análise de "Os objetos e Fenômenos transacionais" de D. W. Winnicott https://youtu.be/mB1wRwgo74U 

Apresentação de "O brincar e a realidade”	  https://youtu.be/PaS7_xEs82o

COMPLEMENTARES:  Palombo, J., Bendicsen, H. K., & Koch, B. J. (2010). Guide to Psychoanalytic Developmental Theories. New York: Springer.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA0286

Clique para consultar o oferecimento para PSA0286

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP