Esta disciplina tem como objetivo principal fornecer ao graduando no curso de Terapia Ocupacional a compreensão do que são as teorias do desenvolvimento do ser humano, especialmente no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
Propõe-se, dentro do campo das Teorias do Desenvolvimento, apresentar, como continuidade da disciplina “Psicologia do Desenvolvimento I”: a teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon) e a teoria do desenvolvimento sócio-afetivo do ponto de vista da psicanálise (especialmente, Freud e Winnicott). Nessa direção poderemos analisar, neste contexto, a teoria da comunicação em Winnicott, que é uma teoria do brincar-com e do estar-com o outro, útil para a prática da terapia ocupacional.
1. Introdução e quadro Geral a. O que são e para que servem as teorias do desenvolvimento? b. Campos e tipos das teorias do desenvolvimento 2. Teorias cognitivas do desenvolvimento a. O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista de Piaget (revisão) b. O desenvolvimento da pessoa do ponto de vista de Wallon 3. O desenvolvimento socioemocional do ponto de vista da psicanálise a. A teoria do desenvolvimento da sexualidade (Freud) b. A teoria do desenvolvimento do ser (Winnicott ) 4. A teoria da atividade de BRINCAR
BÁSICAS: Fulgencio, L. (2022). Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento. Estudo Crítico-Comparativo (Vol. 1. Origens e Consolidação). São Paulo: Blucher-FAPESP. Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019. Vídeos Introdução ao pensamento de Freud Parte 1: https://youtu.be/0iDIG47kMZc Parte 2: https://youtu.be/pQpxDF36teE • A teoria do desenvolvimento do ponto de vista de Winnicott Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto https://www.youtube.com/watch?v=o6Z7w5UgkhE&t=2699s (1:23:46) • O Brincar como fundamento do encontro interhumano Análise de "Os objetos e Fenômenos transacionais" de D. W. Winnicott https://youtu.be/mB1wRwgo74U Apresentação de "O brincar e a realidade” https://youtu.be/PaS7_xEs82o COMPLEMENTARES: Palombo, J., Bendicsen, H. K., & Koch, B. J. (2010). Guide to Psychoanalytic Developmental Theories. New York: Springer.