Apresentar para os alunos, a partir do conceitual e da pesquisa em Psicanálise, uma possibilidade de compreensão do corpo que não se restrinja ao corpo somático. Não se trata de um corpo psíquico em oposição ao corpo somático, o que sugere falsas e infrutífera dicotomias, mas de uma aproximação do corpo somático ao corpo psíquico, como sugere Freud em sua teoria da Personalidade, evidenciando seus pontos de tangenciamento. Pretende-se que o aluno possa entrar em contato com algumas discussões e conceitos que o auxiliem em suas pesquisas e em sua reflexão futura como profissional de enfermagem.
Essa disciplina pretende apresentar para as/os alunas/os, a partir do conceitual e da pesquisa em Psicanálise, uma possibilidade de compreensão do corpo que não se restrinja ao corpo somático. Não se trata de um corpo psíquico em oposição ao corpo somático, o que sugere falsas e infrutífera dicotomias, mas de uma aproximação do corpo somático ao corpo psíquico, como sugere Freud em sua teoria da Personalidade, evidenciando seus pontos de tangenciamento. Pretende-se que o aluno possa entrar em contato com algumas discussões e conceitos que o auxiliem em suas pesquisas e em sua reflexão futura como profissional de enfermagem. Além disso a disciplina pretende apresentar conteúdos da psicanálise que possam estabelecer diálogos com a prática e a pesquisa da/o profissional enfermeira/o. A partir de temas específicos, oriundos do trabalho da enfermagem, procurar-se-á apresentar temas, conceitos e experiências orientadas pela psicanálise a fim de estabelecer um profícuo diálogo interdisciplinar que suscite o interesse das/os estudantes de graduação em seu trabalho futuro como profissional e pesquisador.
-Corpo e sexualidade -Corpo e Linguagem -Processos dinâmicos de perda e luto -Processos dinâmicos da dor psíquica
-Bleichmar, H. Depressão: um estudo psicanalítico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983 -Fèdida, P. Dos benefícios da depressão: elogio da psicoterapia. São Paulo: Escuta, 2002 -Fèdida,P. Depressão. São Paulo: Editora Escuta. 2003 - FREUD, S. Luto e melancolia (1917). In: ______. A história do movimento psicanalítico: artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos (1914-1916). Direção-geral da tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 249-263. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 14).