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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA0382 - Psicologia e Ajustamento
Psychology and adjustment

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
1. Oferecer subsídios teóricos que auxiliem a compreender a dimensão psicossocial do objeto de estudo e de intervenção do fonoaudiólogo; 
2. Estimular a reflexão crítica a respeito do ajustamento psicossocial exigido dos indivíduos objetivamente expostos às pressões decorrentes de um modo de organização social opressivo; 
3. Explicitar alguns dos fatores psíquicos e sociais que exercem mediação nas esferas da linguagem e da comunicação contribuindo para a deterioração da experiência; 
4. Discutir o modo como as pressões que medeiam os processos de ajustamento psicossocial  interferem na relação entre profissionais da fonoaudiologia e seus pacientes; 
5. Articular a reflexão crítica sobre o ajustamento psicossocial às especificidades da formação fonoaudiológica, subsidiando a discussão sobre os impactos do ajustamento nos processos de recepção de demandas e de planejamento e formulação dos objetivos da intervenção fonoaudiológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4865573 - Pedro Fernando da Silva
 
Programa Resumido
Por meio da problematização do ajustamento psicossocial exigido dos indivíduos na sociedade caracterizada pela pressão adaptativa e pelo caráter técnico de seus meios de controle, a disciplina Psicologia e ajustamento visa a oferecer subsídios teóricos que auxiliem na compreensão de alguns dos fatores implicados no processo de constituição da personalidade, bem como na compreensão da mediação que exercem nas esferas da linguagem e da comunicação, as quais comumente resultam na falência da comunicação e na deterioração da experiência. Dimensões constitutivas do objeto de estudo e de intervenção do fonoaudiólogo, a comunicação e a experiência devem ser analisadas em face da regressão psíquica dos indivíduos na sociedade administrada, em grande medida fomentada pelas exigências de ajustamento, contrárias à autonomia, de modo que tal objeto possa ser compreendido em sua complexidade, a qual afeta tanto os usuários das intervenções fonoaudiológicas quanto os próprios profissionais que as exercem, inseridos na mesma realidade social contraditória.
 
 
 
Programa
I - Constituição psíquica, deterioração da individualidade e ajustamento social: 
1.         Constituição da personalidade por meio do conflito entre indivíduo e sociedade: das primeiras experiências infantis aos desafios da vida adulta; 
1.1       A delimitação do Eu mediante as experiências de prazer e de desprazer; 
1.2       O papel de espelho da mãe e da família na constituição do psiquismo; 
1.3       Processos identificatórios, experiências de alteridade e interiorização da cultura e das exigências sociais. 
2.         Determinação social e ajustamento psíquico: entre as manifestações individuais do sofrimento e a condição de existência em uma sociedade repressiva; 
2.1       Desamparo, renúncia pulsional e proteção social; 
2.2       Mudanças culturais e seu impacto nos processos de constituição psíquica; 
2.3       Tendências sociais totalitárias, psicologia das massas e exigência de ajustamento. 

II - Empobrecimento da comunicação, ajustamento social e dominação: 
1. Mediações exercidas por conteúdos psicossociais nas esferas da linguagem e da comunicação; 
1.1       O empobrecimento da experiência e sua substituição por estereótipos e compreensões protocolares; 
1.2       O uso abusivo da linguagem operacional como modo de redução da realidade a compreensões estáticas e passíveis de controle de massa; 
1.3       Manipulação da regressão psíquica dos indivíduos pela Indústria Cultural e seu impacto na compreensão dos problemas de comunicação. 
2. A regressão da individualidade e a (im)possibilidade da comunicação na sociedade administrada: os limites da comunicação para além dos transtornos de comunicação individuais; 
2.1       O declínio da experiência como sinal de falência da individualidade; 
2.2       A racionalidade tecnológica como recurso adaptacionista diante da negação do pensamento; 
2.3       A falência da comunicação como condição social.   

III - Incidência da dimensão psicológica e psicossocial sobre a atuação do fonoaudiólogo: 
1.        Aspectos psicológicos da relação entre fonoaudiólogo e paciente: armadilhas relacionadas à dinâmica da transferência; 
2.        Mediação exercida pelos processos de ajustamento psicossocial sobre a atuação profissional;  
3.        A influência da racionalidade tecnológica nos processos de recepção de demandas e de planejamento e formulação dos objetivos da intervenção fonoaudiológica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; seminários, análise e discussão de textos pertinentes ao tema.
Critério
Avaliação da apropriação dos conteúdos discutidos ao longo do curso por meio de provas, seminários, produção de resenhas e de trabalhos dissertativos.
Norma de Recuperação
Prova e/ou trabalho escrito
 
Bibliografia
     
Básica:
Adorno, T. W. (1993). Mínima Moralia: reflexões a partir da vida danificada (L. E. Bica, trad.). São Paulo, SP: Ática. (Trabalho original publicado em 1951)
Adorno, T. W.  (2015). Pós-escrito [Sobre a relação entre sociologia e psicologia]. In T. W. Adorno, Ensaios sobre psicologia social e psicanálise (V. Freitas, trad., pp. 127-135). São Paulo, SP: Unesp. (Trabalho original publicado em 1965).
Benjamin, W. (1994). O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In W. Benjamin, Magia e técnica, arte e política (S. P. Rouanet, trad., pp. 197-221). São Paulo, SP: Brasiliense. (Trabalho original publicado em 1936)
Freud, S. (2010). O mal-estar na civilização. In S. Freud, O mal-estar na civilização, Novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (P. C. Souza, pp. 13-122). São Paulo, SP: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1930)
Horkheimer, M., & Adorno, T. W. (1985). A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In M. Horkheimer & T. W. Adorno, Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (G. A. Almeida, trad., pp. 113-156). Rio de Janeiro, RJ: Zahar. (Trabalho original publicado em 1944)
Marcuse, H. (1998). A obsolescência da psicanálise. In H. Marcuse, Cultura e sociedade – vol. 2 (I. M. Loureiro, trad., pp. 91-111). São Paulo, SP: Paz e Terra. (Trabalho original publicado em 1963)
Marcuse, H. (1967). O fechamento do universo da locução. In H. Marcuse, A ideologia da sociedade industrial (G. Rebuá, trad., pp. 92-121). Rio de Janeiro, RJ: Zahar. (Trabalho original publicado em 1964)

Complementar: 
Adorno, T. W.  (2015). Sobre a relação entre sociologia e psicologia. In T. W. Adorno, Ensaios sobre psicologia social e psicanálise (V. Freitas, trad., pp. 39-78). São Paulo, SP: Unesp. (Trabalho original publicado em 1955).
Adorno, T. W. (2000). O que significa elaborar o passado. In T. W. Adorno, Educação emancipação (W. L. Maar, trad., pp. 29-49) São Paulo, SP: Paz e Terra. (Trabalho original publicado em 1959.)
Crochík, J. L. (2011). A resistência e conformismo da mônada psicológica. In J. L. Crochík, Teoria Crítica da Sociedade e Psicologia: alguns ensaios (pp. 249-273). Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CNPq.  
Freud, S. (1969). Recordar, repetir e elaborar (novas recomendações à psicanálise II). In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. 10 (J. Salomão, trad., pp. 193-203). Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1914) 
Habermas, J. (2001). Técnica e ciência como “ideologia”. In J Habermas, Técnica e ciência como “ideologia” (A. Morão, trad., pp. 45-92). Lisboa, Portugal: Edições 70.  (Trabalho original publicado em 1968.) 
Kyrillo, L. R. (Org.). (2005). Expressividade: da teoria à prática. Rio de Janeiro, RJ: Revinder. 
 

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