1. Oferecer subsídios teóricos que auxiliem a compreender a dimensão psicossocial do objeto de estudo e de intervenção do fonoaudiólogo; 2. Estimular a reflexão crítica a respeito do ajustamento psicossocial exigido dos indivíduos objetivamente expostos às pressões decorrentes de um modo de organização social opressivo; 3. Explicitar alguns dos fatores psíquicos e sociais que exercem mediação nas esferas da linguagem e da comunicação contribuindo para a deterioração da experiência; 4. Discutir o modo como as pressões que medeiam os processos de ajustamento psicossocial interferem na relação entre profissionais da fonoaudiologia e seus pacientes; 5. Articular a reflexão crítica sobre o ajustamento psicossocial às especificidades da formação fonoaudiológica, subsidiando a discussão sobre os impactos do ajustamento nos processos de recepção de demandas e de planejamento e formulação dos objetivos da intervenção fonoaudiológica.
Por meio da problematização do ajustamento psicossocial exigido dos indivíduos na sociedade caracterizada pela pressão adaptativa e pelo caráter técnico de seus meios de controle, a disciplina Psicologia e ajustamento visa a oferecer subsídios teóricos que auxiliem na compreensão de alguns dos fatores implicados no processo de constituição da personalidade, bem como na compreensão da mediação que exercem nas esferas da linguagem e da comunicação, as quais comumente resultam na falência da comunicação e na deterioração da experiência. Dimensões constitutivas do objeto de estudo e de intervenção do fonoaudiólogo, a comunicação e a experiência devem ser analisadas em face da regressão psíquica dos indivíduos na sociedade administrada, em grande medida fomentada pelas exigências de ajustamento, contrárias à autonomia, de modo que tal objeto possa ser compreendido em sua complexidade, a qual afeta tanto os usuários das intervenções fonoaudiológicas quanto os próprios profissionais que as exercem, inseridos na mesma realidade social contraditória.
I - Constituição psíquica, deterioração da individualidade e ajustamento social: 1. Constituição da personalidade por meio do conflito entre indivíduo e sociedade: das primeiras experiências infantis aos desafios da vida adulta; 1.1 A delimitação do Eu mediante as experiências de prazer e de desprazer; 1.2 O papel de espelho da mãe e da família na constituição do psiquismo; 1.3 Processos identificatórios, experiências de alteridade e interiorização da cultura e das exigências sociais. 2. Determinação social e ajustamento psíquico: entre as manifestações individuais do sofrimento e a condição de existência em uma sociedade repressiva; 2.1 Desamparo, renúncia pulsional e proteção social; 2.2 Mudanças culturais e seu impacto nos processos de constituição psíquica; 2.3 Tendências sociais totalitárias, psicologia das massas e exigência de ajustamento. II - Empobrecimento da comunicação, ajustamento social e dominação: 1. Mediações exercidas por conteúdos psicossociais nas esferas da linguagem e da comunicação; 1.1 O empobrecimento da experiência e sua substituição por estereótipos e compreensões protocolares; 1.2 O uso abusivo da linguagem operacional como modo de redução da realidade a compreensões estáticas e passíveis de controle de massa; 1.3 Manipulação da regressão psíquica dos indivíduos pela Indústria Cultural e seu impacto na compreensão dos problemas de comunicação. 2. A regressão da individualidade e a (im)possibilidade da comunicação na sociedade administrada: os limites da comunicação para além dos transtornos de comunicação individuais; 2.1 O declínio da experiência como sinal de falência da individualidade; 2.2 A racionalidade tecnológica como recurso adaptacionista diante da negação do pensamento; 2.3 A falência da comunicação como condição social. III - Incidência da dimensão psicológica e psicossocial sobre a atuação do fonoaudiólogo: 1. Aspectos psicológicos da relação entre fonoaudiólogo e paciente: armadilhas relacionadas à dinâmica da transferência; 2. Mediação exercida pelos processos de ajustamento psicossocial sobre a atuação profissional; 3. A influência da racionalidade tecnológica nos processos de recepção de demandas e de planejamento e formulação dos objetivos da intervenção fonoaudiológica.
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