Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA1301 - Psicologia do Desenvolvimento I
Developmental Psychology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de: - identificar a fase de desenvolvimento de uma criança; - conhecer aspectos que favoreçam o desenvolvimento da criança; - articular os conhecimentos de Psicologia do Desenvolvimento com os de outras áreas da Psicologia; - situar questões teóricas em Psicologia do Desenvolvimento em relação à epistemologia da Psicologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4864151 - Luciana Maria Caetano
1498922 - Maria Thereza Costa Coelho de Souza
 
Programa Resumido
Psicologia do desenvolvimento: definição, métodos, questões teóricas e aplicação. Estágios de desenvolvimento da criança segundo Piaget. A moralidade na criança: a perspectiva de Piaget e a área da Psicologia Moral. Relações entre Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Saúde.
 
 
 
Programa
1) Psicologia do desenvolvimento: definição, métodos, questões teóricas e aplicação. 2) Estádios de desenvolvimento da criança segundo Piaget: " A inteligência sensório-motora; " A inteligência simbólica pré-operatória; " A inteligência operatória concreta e formal. 3) A moralidade na criança: a perspectiva de Piaget e a área da psicologia Moral. 4)Relações entre Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas:

Parte teórica:: aulas expositivas e seminários.
Parte prática: supervisão das observações e experimentações feitas com crianças; análise de videos ou filmes.

Atividades discentes: Leituras, seminários; aplicação de provas operatórias e/ou realização de entrevistas clínicas; assistência a filmes/videos, produção de relatórios sobre a parte prática.
Critério
Avaliação de aprendizagem: Rendimento nas diversas atividades didáticas, tanto teóricas como práticas, avaliado por meio de prova obrigatória e dos relatórios produzidos.
Norma de Recuperação
Prova
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: DE MOURA, M. L. S. (2004). Bebe Do Século XXI E a Psicologia Em Desenvolvimento, Casa do Psicólogo. PIAGET,J.& INHELDER,B. Psicologia da criança. São Paulo: DIFEL, 1968. INHELDER,B & PIAGET,J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo, Pioneira,1976.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA1301

Clique para consultar o oferecimento para PSA1301

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP