O aluno deverá ser capaz de: - identificar a fase de desenvolvimento de uma criança; - conhecer aspectos que favoreçam o desenvolvimento da criança; - articular os conhecimentos de Psicologia do Desenvolvimento com os de outras áreas da Psicologia; - situar questões teóricas em Psicologia do Desenvolvimento em relação à epistemologia da Psicologia.
Psicologia do desenvolvimento: definição, métodos, questões teóricas e aplicação. Estágios de desenvolvimento da criança segundo Piaget. A moralidade na criança: a perspectiva de Piaget e a área da Psicologia Moral. Relações entre Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Saúde.
1) Psicologia do desenvolvimento: definição, métodos, questões teóricas e aplicação. 2) Estádios de desenvolvimento da criança segundo Piaget: " A inteligência sensório-motora; " A inteligência simbólica pré-operatória; " A inteligência operatória concreta e formal. 3) A moralidade na criança: a perspectiva de Piaget e a área da psicologia Moral. 4)Relações entre Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Saúde.
Bibliografia básica: DE MOURA, M. L. S. (2004). Bebe Do Século XXI E a Psicologia Em Desenvolvimento, Casa do Psicólogo. PIAGET,J.& INHELDER,B. Psicologia da criança. São Paulo: DIFEL, 1968. INHELDER,B & PIAGET,J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo, Pioneira,1976.