Esta disciplina visa, em princípio, a apresentar e discutir questões relativas ao desenvolvimento afetivo e psicossexual com base na psicanálise de Freud.CaracterizaçãoO tema será estudado no decorrer de um semestre letivo com duas horas aula semanais.Seguem-se discriminadamente as especificações das mesmas.Objetivos específicos:1. Apresentar e discutir com os alunos fundamentos teóricos para uma Psicologia do Desenvolvimento da afetividade, em Freud.2. Discutir a necessidade de um recorte na obra deste autor para que se possam encontrar elementos para a compreensão do desenvolvimento da afetividade.3. Aprofundar o estudo da afetividade, com o desenvolvimento do ego no 1º ano de vida, conforme R. Spitz (autor de base freudiana)
Esta disciplina visa, em princípio, a apresentar e discutir questões relativas ao desenvolvimento afetivo e psicossexual com base na psicanálise de Freud.
1. O conceito de inconsciente em Freud.2. As relações entre inconsciente e sexualidade.3. O desenvolvimento da psicossexualidade desde o nascimento.4. As fases pré-edípicas e a organização edipiana das identificações sexuais. 5. A capacidade de amar e de se relacionar apoiada nas “teorias” infantis sobre o vínculo com as figuras primitivas.6. A importância da construção do ego a partir da percepção e da relação com o objeto de amor no primeiro ano.Competências:1. Que o aluno possa compreender a importância dos primeiros vínculos constituídos pelas crianças com as pessoas que delas cuidam.2. Que o aluno atente para a organização imaginária inconsciente dessas relações e suas repercussões nas fases posteriores, como adolescência e vida adulta.3. Que o aluno reconheça no discurso da criança os sinais dessa organização.
1. Freud, S. “Sobre os Sonhos” (1901). Obras Completas. Imago, Rio de Janeiro, 1975, Volume V.2. Freud, S. “Bloco Mágico” (1924). Obras Completas. Imago, Rio de Janeiro, 1975, Volume XIX.3. Freud, S. “Organização Genital Infantil” (1923). Obras Completas. Imago, Rio de Janeiro, 1975, Volume XIX.4. Freud, S. “Sexualidade Feminina” (1931). Obras Completas. Imago, Rio de Janeiro, 1975, Volume XXI.5. Spitz, R. “O Primeiro Ano de Vida: um estudo psicanalítico do desenvolvimento normal e anômalo das relações objetais.” Martins Fontes, São Paulo, 1979.