Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA1403 - Psicologia do Desenvolvimento II
Developmental Psychology II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa, em princípio, a apresentar e discutir questões relativas ao desenvolvimento afetivo e psicossexual com base na psicanálise de Freud.
Caracterização
O tema será estudado no decorrer de um semestre letivo com duas horas aula semanais.
Seguem-se discriminadamente as especificações das mesmas.
Objetivos específicos:
1. Apresentar e discutir com os alunos fundamentos teóricos para uma Psicologia do Desenvolvimento da afetividade, em Freud.
2. Discutir a necessidade de um recorte na obra deste autor para que se possam encontrar elementos para a compreensão do desenvolvimento da afetividade.
3. Aprofundar o estudo da afetividade, com o desenvolvimento do ego no 1º ano de vida, conforme R. Spitz (autor de base freudiana)

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
907384 - Leopoldo Pereira Fulgencio Junior
 
Programa Resumido
Esta disciplina visa, em princípio, a apresentar e discutir questões relativas ao desenvolvimento afetivo e psicossexual com base na psicanálise de Freud.
 
 
 
Programa
1. O conceito de inconsciente em Freud.
2. As relações entre inconsciente e sexualidade.
3. O desenvolvimento da psicossexualidade desde o nascimento.
4. As fases pré-edípicas e a organização edipiana das identificações sexuais.
5. A capacidade de amar e de se relacionar apoiada nas “teorias” infantis sobre o vínculo com as figuras primitivas.
6. A importância da construção do ego a partir da percepção e da relação com o objeto de amor no primeiro ano.
Competências:
1. Que o aluno possa compreender a importância dos primeiros vínculos constituídos pelas crianças com as pessoas que delas cuidam.
2. Que o aluno atente para a organização imaginária inconsciente dessas relações e suas repercussões nas fases posteriores, como adolescência e vida adulta.
3. Que o aluno reconheça no discurso da criança os sinais dessa organização.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades didáticas: aulas expositivas.

Atividades discentes: Leituras e realização de trabalhos de aproveitamento.

Critério
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos escritos.
 
Bibliografia
     
1. Freud, S. “Sobre os Sonhos” (1901). Obras Completas. Imago, Rio de Janeiro, 1975, Volume V.
2. Freud, S. “Bloco Mágico” (1924). Obras Completas. Imago, Rio de Janeiro, 1975, Volume XIX.
3. Freud, S. “Organização Genital Infantil” (1923). Obras Completas. Imago, Rio de Janeiro, 1975, Volume XIX.
4. Freud, S. “Sexualidade Feminina” (1931). Obras Completas. Imago, Rio de Janeiro, 1975, Volume XXI.
5. Spitz, R. “O Primeiro Ano de Vida: um estudo psicanalítico do desenvolvimento normal e anômalo das relações objetais.” Martins Fontes, São Paulo, 1979.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA1403

Clique para consultar o oferecimento para PSA1403

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP