Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA1404 - Introdução às Técnicas de Exame Psicológico
Introduction to psychological assessment techniques

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
- caracterizar e utilizar as Técnicas de Exame Psicológico.
- analisar criticamente as Técnicas de Exame Psicológico em termos de suas características essenciais.
- planejar e selecionar as Técnicas de Exame Psicológico de acordo com os contextos das diferentes áreas psicológicas.
- aplicar, avaliar, interpretar os resultados das técnicas de exame de acordo com os objetivos das mesmas, com o contexto no qual estão sendo utilizadas e com as variáveis biopsicossociais do examinando.
- conhecer e respeitar as implicações éticas decorrentes do uso das Técnicas de Exame Psicológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
339731 - Antonio de Padua Serafim
791212 - Helena Rinaldi Rosa
 
Programa Resumido
Introdução às características psicométricas dos testes psicológicos
Inteligência e Testes de Inteligência: Fator G e fatores específicos. 
Entrevista Psicológica.
Personalidade: Inventários e Escalas.
 
 
 
Programa
Parte teórica:
1. Natureza, origem e história das Técnicas de Exame Psicológico.
2. As Técnicas de exame Psicológico e as diferentes áreas de atuação.
3. Critérios para classificação, definição e escolha das diversas técnicas.
4. Normas, Precisão e Validade.
5. Ética Profissional na Avaliação Psicológica.
6. Técnicas de Entrevista Psicológica.
7. Conceito de Inteligência.
8. Os testes de Fator G.
9. O Teste Son.
10. Teorias da Personalidade.
11. Inventários e Escalas

Parte prática/estágio:
Aulas práticas  e estágio para treino de aplicação e avaliação das técnicas estudadas.
Avaliação dos testes aplicados e elaboração de relatórios e laudos.
Apresentação e discussão de estudos de caso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação da Aprendizagem: provas teóricas, provas práticas, avaliação dos relatórios relativos aos testes aplicados e avaliados.
Critério
A nota final do curso será a somatória simples das notas de provas e notas do trabalho prático/estágio (relatórios).
Norma de Recuperação
Para realizar a recuperação, o aluno deverá ter obtido frequência mínima de 70% e nota final não inferior a 3,0.
 
Bibliografia
     
Angelini, A. L.; Alves, I. C. B.; Custódio, E. M.; Duarte, W. F. & Duarte, J. L. M. (1999). Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Escala Especial. Manual. São Paulo: CETEPP. 
Canivez, G. L., & Youngstrom, E. A. (2019). Challenges to the Cattell-Horn-Carroll theory: Empirical, clinical, and policy implications. 
Applied Measurement in Education, 32(3), 232–248. https://doi.org/10.1080/08957347.2019.1619562 Cunha, J.A. (2007).  Psicodiagnóstico-V. 5ª Edição. Artmed. Porto Alegre 
Laros, J.A. & Peter J. Tellegen, P.J (2017). SON-R. Teste Não Verbal para Avaliação da Inteligência Geral. Editora Hogrefe. São Paulo. 
Serafim, AP; Souza, J.; Rocca, C.C.A. Avaliação da personalidade: testes projetivos, escalas e inventários. Em: Eurípedes Constantino Miguel, Beny Lafer, Helio Helkis, Orestes Vicente Forlenza. (Org.). Clínica Psiquiátrica: Os fundamentos da psiquiatria. 2ed.Barueri-SP: Manole, 2021, v. 1, p. 361-370.
 

Clique para consultar os requisitos para PSA1404

Clique para consultar o oferecimento para PSA1404

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP