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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA1505 - Avaliação Individual das Funções Intelectuais
Individual assessment of intellectual functions

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
1. Caracterizar as principais técnicas de avaliação do desenvolvimento intelectual da criança e da inteligência de adultos;
2. Selecionar, aplicar, avaliar, interpretar e integrar os resultados, no exame psicológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
55082 - Audrey Setton Lopes de Souza
791212 - Helena Rinaldi Rosa
44778 - Irai Cristina Boccato Alves
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. O processo psicodiagnóstico : a construção de hipóteses e a escolha das estratégias de investigação
2. O conceito de inteligência: histórico, controvérsias e avaliação.
3. A questão da inibição intelectual.
4. As revisões das escalas Wechsler: WISC-III e WAIS-III.
5. Aplicação e análise quantitativa e qualitativa do WISC-III.
6. A evolução do grafismo.
7. Avaliação da inteligência pelo Desenho da Figura Humana: Teste Goodenough e Goodenough-Harris.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Expositivas.
Aulas Práticas para treino da aplicação e avaliação das técnicas estudadas.
Apresentação e discussão de estudos de caso.
Critério
Atividades de avaliação: provas objetivas e com questões discursivas versando sobre algumas leituras feitas; avaliação dos relatórios; provas práticas.
Norma de Recuperação
Normas de recuperação: trabalhos escritos; relatórios de aplicação de testes; provas escritas e práticas; entrevistas.
 
Bibliografia
     
Anastasi, A. & Urbina, S. (1999). Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artmed.
Cunha, J. A. et al. (1993). Psicodiagnóstico – R. Porto Alegre: Artes Médicas.
Cunha, J. A. et al. (2000). Psicodiagnóstico-V. (5ª ed.). Porto Alegre: Artmed.
Figueiredo, V.L.M., Araújo, J.M.G. & Vidal, F. A. (2012). Avaliando com o WISC-III: Prática e pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Mattarazo, J.D. (1976). Wechsler: Medida e avaliação da Inteligência do adulto. São Paulo: Manole.
Ocampo, M.S.L. et al. (1981). As técnicas projetivas e o processo psicodiagnóstico. São Paulo: Martins Fontes.
Rosa, H.R. (2006). Teste Goodenough-Harris e Indicadores Maturacionais de Koppitz para o Desenho da Figura Humana: Estudo normativo para crianças de São Paulo. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia da USP, São Paulo.
Souza, A.S.L. (1995). Pensando a inibição intelectual. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Wechsler, D. (2002). WISC-III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças. Manual (1ª ed.). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Wechsler, D. (2004). WISC-III: Escala de Inteligência Wechsler para Adultos. São Paulo: Casa do Psicólogo.
 

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