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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Psicologia
 
Psicologia da Aprendizagem, do Desenv e da Personalidade
 
Disciplina: PSA1505 - Avaliação Individual das Funções Intelectuais
Intelectual Individual Function Assessment

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:

1. Caracterizar as principais técnicas de avaliação do desenvolvimento intelectual da criança e da inteligência de adultos;
2. Selecionar, aplicar, avaliar, interpretar e integrar os resultados, no exame psicológico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
339731 - Antonio de Padua Serafim
791212 - Helena Rinaldi Rosa
 
Programa Resumido
A disciplina abrange a Escala Wechsler para crianças e adultos para avaliação e compreensão do desenvolvimento intelectual, a partir das teorias de inteligência que embasam tais técnicas.
 
 
 
Programa
1. O processo psicodiagnóstico: a construção de hipóteses e a escolha das estratégias de investigação.
2. O conceito de inteligência: histórico, controvérsias e avaliação.
3. A questão da inibição intelectual.
4. As revisões das escalas Wechsler: WISC-IV e WAIS-III.
5. Aplicação, análise quantitativa e qualitativa do WISC-IV e do WAIS_III.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação da Aprendizagem: Provas teóricas, Avaliação dos relatórios relativos aos testes aplicados e avaliados.
Critério
A nota final do curso será a somatória simples da nota de provas teóricas e notas de relatórios práticos.
Norma de Recuperação
Para realizar a recuperação, o aluno deverá ter obtido frequência mínima de 70% e nota final não inferir a 3,0.
 
Bibliografia
     
Anastasi, A. & Urbina, S. (1999). Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas. 
Cunha, J.A. et al. (2000). Psicodiagnóstico-V. (5ª ed.). Porto Alegre: ArtMed. 
Domingues, S. F. S. D., Alves, I. C. B., Rosa, H. R. & Sargiani, R. A. (2012). As técnicas gráficas na avaliação cognitiva e da organização visomotora. In Wechsler, S. M. & Nakano, T. C., O desenho infantil. Forma de expressão cognitiva, criativa e emocional. (pp.97-126). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Figueiredo, V.L.M. (2000). WISC-III. In: Cunha, J.A. et al. (2000). Psicodiagnóstico-V. (5ª ed.; 603-614). Porto Alegre: ArtMed. 
Figueiredo, V.L.M.; Araujo, J.M.G. & Vidal, F.A. (2012). Avaliando com o WISC-III: Prática e pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Mattarazzo, J.D. (1976). Wechsler: Medida e avaliação da inteligência do adulto. São Paulo: Manole. 
Nascimento, E. (2000). WAIS-III. In: Cunha, J.A. et al. (2000). Psicodiagnóstico-V. (5ª ed.; p. 615-627). Porto Alegre: ArtMed. 
Souza, A.S.L. (2003). O pensamento como aquisição do desenvolvimento psíquico: reflexões sobre os aspectos emocionais da inteligência. Boletim de Psicologia, LIII (118) 01-12.
Wechsler, D. (2004). WAIS-III: Escala de Inteligência Wechsler para Adultos. Manual. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Wechsler, D. (2013). Escala de Inteligência Wechsler para crianças: WISC-IV: manual de instruções para aplicação e avaliação. Tradução do manual original Maria de Lourdes Duprat. 4ª edição. São Paulo: Casa do Psicólogo.
 

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